Como avaliar habilidades do líder?

As habilidades do líder também precisam ser avaliadas pela equipe de gestão de pessoas, pois ele é responsável direto pelo desempenho dos seus liderados. Mas por onde começar, quais habilidades verificar e quais ferramentas utilizar? Selecionamos possíveis caminhos para você. Confira!

O líder exerce um papel fundamental nas empresas. Ele é responsável por distribuir tarefas, acompanhar o andamento dos projetos, motivar os funcionários, tirar dúvidas e servir como uma ponte entre o time e a gestão. 

Em muitas empresas, o líder também assume a contratação de novos profissionais, dá feedbacks aos seus subordinados e sugere melhorias no processo. Por ocupar uma posição estratégica, ele precisa estar bem alinhado com as expectativas da empresa. 

Como escolher um líder? 

Em muitas empresas, é feito um recrutamento interno e se aponta o novo líder de um setor. Funcionários que mais se destacam em suas áreas, com mais experiência e expertise, acabam virando líderes. 

Mas pode acontecer também de uma pessoa se tornar líder porque acompanhou o surgimento da empresa e, por mérito, acabar ocupando a posição. Afinal, ela detém informações preciosas sobre o setor que acompanhou por tanto tempo. 

Em outras situações, é feito um recrutamento externo. O líder do setor é contratado após passar por etapas que vão da análise do currículo até a realização de avaliações técnicas e comportamentais, mas principalmente por passar pela entrevista de fit cultural. 

Por ser um profissional que deverá repassar a cultura organizacional aos liderados, dos mais novatos aos mais antigos na empresa, o líder precisa ter muitas habilidades e competências. 

Quais habilidades do líder devem ser avaliadas? 

As habilidades do líder mais importantes vão depender de cada empresa. Em startups movidas por soluções inovadoras na área tecnológica, como a criação de aplicativos e softwares empresariais, o líder deve conhecer linguagens e frameworks mais usados. 

Em suma, as habilidades técnicas são as que mais mudam de empresa para empresa, já que as soft skills são muito parecidas para esta posição. Portanto, confira as mais exigidas: 

Comunicação e habilidades interpessoais

Uma comunicação assertiva economiza tempo, reduz danos e evita mal-entendidos. Por essa razão, o líder deve possuir uma boa comunicação, saber ouvir e transmitir os próximos passos de uma tarefa. Já as habilidades interpessoais farão o líder ter diplomacia para lidar com momentos difíceis na equipe e estimular seus liderados a terem um bom desempenho. 

Tomada de decisão e resolução de problemas

Ao líder será dada autonomia para tomar decisões e resolver problemas todos os dias. Não é conveniente que ele fique o tempo todo questionando seu superior imediato se deve tomar a decisão A ou B diante de um impasse. Por isso, uma das habilidades essenciais é ter subsídios e segurança suficientes para tomar decisões assertivas, sem ficar procrastinando e comprometendo o andamento das tarefas. 

Habilidade de liderança e motivação da equipe

Como líder de uma equipe, o indivíduo vai inevitavelmente se deparar com funcionários desestimulados, seja por motivos pessoais, familiares ou até mesmo o descontentamento com a empresa. Nesses casos, o líder precisa ter sensibilidade e empatia para resolver os problemas sem afetar a produtividade, sem fazer pressões nem colocar o bem-estar do liderado em xeque. 

Gerenciamento de tempo e priorização de tarefas

Com tantas demandas e, muitas vezes, equipes enxutas, o líder precisa definir o que é prioridade e gerenciar o tempo dos liderados da melhor maneira possível. Muito embora os talentos sejam autogerenciáveis com relação ao tempo, principalmente no trabalho remoto, é interessante que o líder sirva como um norte nas tarefas do dia a dia. 

Adaptação a mudanças e inovação

A flexibilidade é uma soft skill importante do líder. Isso porque a empresa pode viver diferentes momentos de mercado. Em situações mais favoráveis, pode ser que haja a ampliação da equipe, a abertura de filiais ou o lançamento de novos produtos. O líder precisa acompanhar as mudanças e se adaptar às inovações. Entre elas, a adoção de plataformas externas que vão facilitar o trabalho dos seus liderados. 

Conhecimento técnico e competência no campo de atuação

Como já mencionamos, se o líder representa uma empresa do mercado tech e está envolvido, durante a jornada, com novas tecnologias, ele precisa estar atualizado, inclusive sugerindo novas plataformas. É por isso que um tech lead ou um CTO, por exemplo, já foi um desenvolvedor e agora deixou os códigos um pouco de lado para liderar. 

Ética e integridade no ambiente de trabalho

Mas acima de tudo, as habilidades do líder não podem deixar de lado a ética, a honestidade, o profissionalismo e a integridade no ambiente de trabalho. A empresa pode investir em bons salários, benefícios trabalhistas, diversidade, marketing e outras áreas, porém, se o líder não for uma pessoa com princípios éticos pode colocar tudo a perder e causar uma experiência negativa nos colaboradores. 

Ferramentas para avaliar habilidades do líder 

Com a relação de habilidades do líder já definidas, o próximo passo para o analista de pessoas ou recrutador é encontrar ferramentas de avaliação que sejam eficientes e apontem para resultados precisos. 

Confira alguns recursos usados na avaliação de líderes e veja quais deles mais se encaixam nas necessidades da sua empresa. 

  • Avaliações 360 graus: usada para coletar feedback de colegas, subordinados, superiores e outros stakeholders para obter uma visão abrangente das habilidades de liderança.
  • Pesquisa de clima organizacional: identifica o grau de satisfação dos funcionários com suas lideranças sem a identificação das respostas. 
  • Entrevistas estruturadas: é possível realizar entrevistas individuais com os líderes para avaliar suas competências, experiência e abordagens de liderança.
  • Avaliações de desempenho: usar métricas de desempenho específicas e objetivas para avaliar o cumprimento de metas e objetivos.
  • Avaliações de competências comportamentais: avaliar as habilidades comportamentais dos líderes, como empatia, comunicação e resolução de conflitos.
  • Testes de personalidade e habilidades: utilizar testes comportamentais para avaliar traços de personalidade e competências específicas.
  • Feedback contínuo: estabelecer um sistema de feedback contínuo onde os líderes recebam feedback regularmente e possam realizar ajustes conforme necessário.
  • Avaliação de resultados: avaliar o impacto das ações e decisões dos líderes nos resultados da empresa, como lucratividade, satisfação do cliente e engajamento dos funcionários.

LEIA TAMBÉM 

O que é microgerenciamento e quais os riscos para a retenção de talentos?

Conclusão

Em síntese, a avaliação das habilidades do líder devem ser adequadas às demandas da empresa. Mas, geralmente, cobram soft skills pertinentes à função, como poder de decisão, postura ética, capacidade de dar feedback e de gerenciar o tempo dos colaboradores. 

Se você deseja aplicar testes de traços comportamentais e conhecer o nível dos líderes (sejam candidatos ou talentos já contratados) de equipes de desenvolvedores, programadores e outros profissionais de tecnologia, aproveite agora para conhecer o Coodesh Skills em nossa plataforma e veja como podemos lhe ajudar a construir equipes de alta performance.

métricas de diversidade e inclusão

Confira 10 métricas de diversidade e inclusão para aplicar na sua empresa

o que é redux-saga

O que é Redux-Saga?