O desenvolvimento front-end exige, cada vez mais, recursos responsivos para favorecer a experiência do usuário tanto na versão web quanto na mobile. Por isso, vários frameworks JavaScript são criados para atender a essa demanda. Nesse contexto, entender o que é Bootstrap fará a diferença no seu projeto web.
Devido à popularidade do termo, você irá ouvi-lo várias vezes no ambiente de desenvolvimento. Portanto, se você é desenvolvedor ou um tech recruiter que se deparou com essa stack no job description, acompanhe o conteúdo deste post para saber o que é bootstrap.
Definição
Pode-se classificar bootstrap como um framework front-end para desenvolvimento HTML, CSS e JavaScript, de código aberto.
Portanto, ele é utilizado para criar aplicações web com foco em mobile-first. Dessa forma, o layout é adaptado às mais diversas telas.
Devido às suas funcionalidades, o bootstrap possibilita o desenvolvimento mais rápido, pois o desenvolvedor não precisa criar comandos nem funções diferentes das que já estão concentradas no framework.
Histórico
O bootstrap foi desenvolvido pelos engenheiros Jacob Thorton e Mark Otto. Ambos trabalhavam no Twitter quando criaram o framework com o objetivo de resolver uma incompatibilidade interna. Afinal, o recurso visava facilitar o trabalho do desenvolvedor da equipe com a adoção de uma única estrutura.
A criação se deu em 2010, mas o projeto deu tão certo que, em 2012, o código foi disponibilizado no GitHub gratuitamente.
Vantagens
Para criar um website responsivo, é preciso estilizá-lo com CSS e as suas classes. Para otimizar o trabalho do desenvolvedor, o bootstrap é uma ótima opção.
A biblioteca de componentes auxilia o desenvolvedor em vários aspectos do projeto. Entre elas, estão:
- Carousel: ferramenta que permite a exibição de imagens com layout responsivo;
- Navbar: componente que possibilita a construção de um sistema de navegação responsivo;
- Alerts: o framework permite a configuração de vários alertas com diferentes estilos para o usuário.
Com todas as suas características, o bootstrap reúne vantagens para o profissional de tecnologia.
A principal vantagem é a criação de um layout responsivo, que ofereça a mesma usabilidade no desktop, no tablet e no smartphone. Dessa forma, o site também é bem visto pelos mecanismos de busca e a construção do SEO.
Se você é desenvolvedor Front-end, veja mais sobre a documentação do bootstrap.
Conclusão
Como você viu, o bootstrap é uma tecnologia muito usada no desenvolvimento front-end, sendo um framework gratuito e que favorece o desenvolvimento de sites responsivos.
Por essa razão, a tecnologia é usada por muitas empresas que contam com produtos digitais em várias telas.
O termo “o que é bootstrap” fez parte do Dicionário Tech da Coodesh. Para saber mais sobre a nossa plataforma, acesse a página para desenvolvedores e para empresas.
Aproveite para ler também sobre a diferença entre JavaScript e TypeScript no desenvolvimento web.