Saiba agora 10 maneiras de reter desenvolvedores

reter desenvolvedores

Reter desenvolvedores: afinal, qual é o caminho das pedras para trilhar e, finalmente, ficar o maior tempo possível com um mesmo desenvolvedor na equipe? Vários são os fatores que levam este profissional a trocar de emprego. Contudo, a sua empresa pode focar em algumas melhorias para reduzir o índice de turnover neste setor. Aliás, as dicas deste conteúdo valem tanto para empresas grandes quanto pequenas. Confira!

Primeiramente, você precisa ver a troca de emprego do desenvolvedor sob o ponto de vista do profissional. A partir disso, você poderá traçar estratégias para engajar estas pessoas e estimulá-las a continuar vestindo a camisa da sua corporação. 

Então, vamos lá? Leia as reflexões sobre a retenção de DEVs e veja se elas fazem sentido para o atual momento da sua empresa. 

Por que trocar de emprego?

Existem vários motivos que impulsionam alguém a pedir demissão e ir para outra empresa e até mesmo para a concorrência. Podem ser motivos pessoais, como um sonho de pertencer ao quadro da outra empresa, mas também motivos profissionais, como uma política salarial mais atrativa. 

Não existe um tempo ideal de permanência numa empresa. Mas antigamente ficar vários anos na mesma corporação era um bom sinal. A geração dos baby boomers, nascidos nos anos 40 a 60, se aposentava na mesma empresa que tinha ingressado na juventude. 

Por outro lado, quando um recrutador pegava um currículo de alguém com várias passagens curtas por inúmeras empresas, tinha uma má impressão e descartava o candidato. Isso porque o troca-troca passava uma impressão de falta de resiliência ou de objetivos claros. 

Afinal de contas, a empresa não queria investir no recrutamento e no onboarding deste profissional para ele ficar apenas alguns meses no quadro de funcionários. Pelo contrário, o recrutador visava alguém que demonstrasse a vontade de ficar na empresa e passar por vários cargos até chegar à liderança. 

LEIA TAMBÉM 

Workshops internos: uma ferramenta poderosa para reter desenvolvedores

Mas hoje em dia esse entra e sai de empresas é menos estigmatizado. Ter várias experiências no currículo é até positivo, pois demonstra que a pessoa está sempre buscando novos desafios e tentando sair da zona de conforto no mundo corporativo. 

Então, como encontrar um equilíbrio neste novo cenário? Como o RH pode possibilitar que o profissional se sinta desafiado ao mesmo tempo em que fique engajado na empresa, sem ficar de olho nas vagas de emprego divulgadas no LinkedIn? 

Por que reter desenvolvedores é mais difícil que outros profissionais? 

Um estudo da The Bonding (uma HR tech chilena) apontou que um desenvolvedor fica, em média, 1,2 ano no mesmo emprego. Já um desenvolvedor sênior fica um pouco mais: 1,9 ano. Este ciclo costuma ser maior nas outras profissões. Analistas em geral ficam 2,3 anos na mesma empresa. E se eles forem seniores ficam até 2,6 anos. 

Como é possível perceber, desenvolvedores trocam mais de emprego que outros profissionais do mesmo nível. A onda digital que atingiu os serviços, principalmente após a pandemia, e o crescimento das startups estão entre as razões para um mercado aquecido. 

Mesmo com os layoffs registrados nas big techs (foram 97 mil demissões no setor apenas nos Estados Unidos), ainda há vagas sobrando para developers experientes. 

Essa corrida para atrair DEVs não acontece no mesmo ritmo com outros grupos profissionais porque há mais talentos do que vagas. Na área de TI, a estimativa é de que a demanda de profissionais tech alcance 797 mil pessoas até 2025, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). 

Quais os 10 passos para reter desenvolvedores? 

Depois dessas reflexões sobre o contexto da retenção de desenvolvedores, veja 10 dicas que selecionamos para você aplicar ou reforçar na sua empresa e, assim, engajar os profissionais tech. 

1. Ofereça um salário compatível 

Fique de olho nas vagas para desenvolvedores que estão sendo divulgadas por empresas semelhantes à sua e aproxime a faixa salarial a ser oferecida com as praticadas no mercado. Você pode ter um embasamento melhor conferindo os salários de DEVs na nossa Central de Ajuda

2. Cultive um ambiente agradável 

Independentemente do trabalho ser presencial, híbrido ou remoto, é importante criar um clima positivo de trabalho. Mas não apenas no onboarding e sim todos os dias, especialmente em momentos de maior pressão, como a conclusão de sprints ou durante os bugs do sistema. 

3. Estabeleça o trabalho remoto 

O tema “trabalho remoto vs presencial” rende pano pra manga, mas os desenvolvedores preferem o trabalho remoto. Uma pesquisa da consultoria Robert Half mostrou que 37% dos profissionais de tecnologia preferem trabalhar remotamente. Outros 55% aceitam o regime híbrido. Mas caso a atual empresa, na qual o DEV trabalha em home office, exija o retorno presencial, 62% dos profissionais tech estão dispostos a procurar um novo emprego. 

4. Dê autonomia aos seus developers 

Para reter desenvolvedores, é fundamental dar autonomia aos profissionais. Como eles são extremamente técnicos, é importante deixar o trabalho fluir com poucas intervenções. Além disso, confiança é fundamental. Se o desenvolvedor acredita que dá para seguir determinado caminho numa sprint, é bom deixá-lo criar à vontade porque ele sabe o que está fazendo, na maioria das vezes. 

5. Crie uma cultura de aprendizado contínuo 

O desenvolvedor precisa estar, o tempo todo, se especializando, lendo, conhecendo as atualizações dos frameworks e aprendendo novos recursos compatíveis às linguagens. Por esse motivo, é importante que a empresa ofereça condições para ele se especializar. Isso pode se dar na forma de subsídios educacionais ou de intervalos reservados no decorrer da sprint para o desenvolvedor aumentar o seu conhecimento. Sendo assim, não sobrecarregue o desenvolvedor nem realize reuniões que poderiam ser e-mails para que haja um melhor gerenciamento do tempo. 

6. Tenha uma liderança forte 

DEVs se inspiram nos profissionais seniores do time, tendo-os como mentores. Por isso, tenha uma cultura de treinar líderes na sua empresa a fim de que os desenvolvedores mais experientes assumam uma posição de liderança. Dessa forma, você valoriza o profissional mais antigo e ainda engaja mais os novatos. 

7. Ofereça um plano de carreira 

Startups e empresas que não dão possibilidade de crescimento, geralmente, são colocadas em segundo plano na hora de um desenvolvedor buscar uma recolocação profissional. Portanto, se a sua startup possui orçamento para promover um plano de carreira, com altas gradativas do salário no decorrer do tempo, adote esse modelo para atrair e reter talentos na área da tecnologia. 

8. Tenha uma cultura de desafios técnicos 

Dentro do raciocínio de uma cultura de aprendizado contínuo, uma ótima maneira de reter desenvolvedores é oferecendo desafios técnicos que contribuam para o crescimento profissional. Aliás, a educação corporativa pode envolver gamificação e outros tipos de testes. Quando inseridos no PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), os desafios fazem ainda mais sentido para o desenvolvedor. Afinal, ele pode testar seu nível de conhecimento em determinada stack e ainda crescer na empresa. 

9. Work-life Balance

O conceito de work-life balance está ligado ao equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Nesse sentido, oferecer day offs (folga no aniversário), uma programação especial de final de ano e ainda horário flexível são boas práticas para reter desenvolvedores. 

10. Estimule o trabalho em equipe 

O trabalho em equipe deve ser sempre estimulado, por mais que o desenvolvedor tenha uma ação mais focada em seu projeto e, muitas vezes, de forma remota. Contudo, na medida do possível, estimule a criação de squads com espírito colaborativo. Para isso, reforce os canais de comunicação internos. 

Como a Coodesh pode contribuir com a retenção de desenvolvedores? 

Agora que você já viu formas de reter desenvolvedores dentro da sua empresa, reduzindo a taxa de turnover e os gastos com um novo recrutamento, confira como a Coodesh pode contribuir com a retenção de talentos tech. 

Para quem não conhece, a Coodesh é uma HR tech com uma plataforma de recrutamento tech e de validação técnica de desenvolvedores. Portanto, se a sua intenção é reter desenvolvedores por meio de uma cultura de certificados, utilize a plataforma para testar o nível de conhecimento dos seus desenvolvedores. 

No vídeo abaixo, você pode conferir como é importante uma plataforma de assessment em sua estratégia. 

Só para complementar, a Coodesh possui três tipos principais de desafios técnicos: 

  • Fast Challenge: contém perguntas sobre as stacks da área na qual o DEV está se candidatando. O teste é respondido e corrigido on-line. Se o profissional tiver aproveitamento acima de 75%, pode baixar o certificado e integrá-lo no LinkedIn.
  • Coding Challenge: é um teste para desenvolvedor com correção on-line e que verifica o desempenho na escrita de códigos. Nele, o desenvolvedor pode revelar suas skills na tecnologia pretendida de forma rápida e de qualidade.
  • Project Challenge: é um teste completo, onde o desenvolvedor pode escrever o código com maior tempo disponível e detalhes utilizando as tecnologias de maior conhecimento. A análise é manual, e o candidato recebe o feedback.

Conclusão 

Em resumo, reter desenvolvedores envolve uma série de práticas e medidas que a sua startup ou empresa devem adicionar na sua cultura e nos seus fluxos de trabalho. Essas ações serão desenvolvidas e acompanhadas pelo RH.

Por essa razão, é importante estar atento a esta tendência. Por falar em retenção, aproveite para conhecer melhor as soluções da Coodesh para a sua empresa. Visite nossa página de mapeamento de skills.

o que é MariaDB

O que é MariaDB?

teste para desenvolvedor sênior

Testes para desenvolvedor sênior: saiba quais usar e como aplicar