Como aplicar upskilling em equipes de desenvolvedores?

como aplicar upskilling em equipe de desenvolvedor

Os avanços tecnológicos não param. A cada dia surgem atualizações de linguagens e frameworks. Além disso, novidades tech chegam para substituir antigas ferramentas. E, no mesmo compasso, o mercado de trabalho exige novas habilidades comportamentais. Então, como não se atualizar? No entanto, nem sempre o desenvolvedor toma a iniciativa. Por isso, a organização deve se antecipar e saber como aplicar upskilling na equipe de desenvolvimento. 

Sabemos que o processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores é um desafio nos tempos atuais. Dessa maneira, é importante não se limitar ao contexto de escassez, mas sim selecionar pessoas que possam fazer a diferença na empresa, mesmo que elas não tenham a experiência desejada. 

Contudo, como aplicar upskilling, essa ferramenta superpoderosa nas empresas? Acompanhe esse conteúdo até o final para saber mais. 

O que é upskilling? 

Upskilling ou upskill é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional. Ela é adotada em todos os departamentos, mas no time de TI (Tecnologia da Informação), a metodologia tem um peso maior devido à atualização constante das ferramentas. 

Sendo assim, é quase impossível manter na equipe aqueles desenvolvedores que fizeram apenas um curso livre, uma graduação ou uma pós e nunca mais estudaram. 

Por essa razão, saber como aplicar upskilling é uma estratégia valiosa nas empresas que oferecem produtos digitais ou softwares. 

Para saber mais sobre esse conceito, confira o conteúdo sobre upskilling e reskilling

Por que contratar desenvolvedores é um desafio? 

E quando falamos em como aplicar upskilling, é imprescindível lembrar que contratar desenvolvedores é um desafio. A razão é tanto interna quanto externa. Saiba o porquê. 

Externo

Primeiramente, há um contexto externo que dificulta a contratação de profissionais de tecnologia. Com a transformação digital acelerada pela pandemia da Covid-19, a demanda por serviços tecnológicos cresceu. Mas a mão de obra não correspondeu ao mesmo ritmo. 

Sendo assim, o Brasil gerou aproximadamente 52 mil postos de trabalho em TI entre janeiro e abril de 2021. Isso representa um aumento de 300% com relação ao mesmo período de 2020. Os dados são da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). 

Não bastasse esse crescimento concentrado, o mercado também é caracterizado por uma procura intensa por desenvolvedores do nível Sênior, elevando a média salarial. Como consequência, muitas empresas não conseguem manter um desenvolvedor avançado na folha de pagamento. 

Para aproveitar as melhores oportunidades, por outro lado, o developer acaba aceitando propostas vindas de outros países que têm moedas mais fortes que o Real, como onde se paga com Dólar ou Euro. 

Interno

Mas, à frente desses desafios externos, há ainda os internos. Por que contratar desenvolvedor é uma barreira neste sentido? Porque é preciso conhecer as carências da equipe e definir o perfil ideal do desenvolvedor. 

No entanto, muitas empresas não conhecem a fundo os pontos positivos e negativos da sua equipe porque não fazem um acompanhamento, não têm plano de carreira ou exigem sequer um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). 

Nesse contexto, é importante que a organização tenha um planejamento estratégico na contratação de novos talentos. Além disso, que faça uma Matriz de Competências baseada em um bom Scorecard (autoavaliação). 

Para saber mais sobre esses dois conceitos, acesse nosso conteúdo e analise como desenvolvê-lo na sua empresa.  

Qual a importância do upskilling em times de DEVs? 

Dando continuidade ao conceito de Matriz de Competências, é possível saber como aplicar upskilling de acordo com as características do perfil de cada desenvolvedor e da sua equipe como um todo. 

Sendo assim, se um profissional precisa desenvolver suas habilidades de liderança para ocupar um cargo de CTO na equipe, por exemplo, você identifica esse ponto durante a confecção da sua Matriz de Competências. 

Já se o desenvolvedor necessita aprimorar seus conhecimentos sobre o framework Node.js para agilizar o trabalho no back-end, por exemplo, o seu Scorecard irá igualmente apontar essa carência. 

Mas o trabalho não para por aí. Depois de apurar o perfil e as possíveis melhorias, é hora de conferir como aplicar upskilling no seu time. 

Afinal de contas, esse é um ponto central para montar um time de alta performance. Isso porque a busca pela evolução deve ser uma constante. O interessante é que não é apenas a empresa que ganha com esse mindset de desenvolvimento, mas o próprio desenvolvedor que tem a chance de aprender e, quem sabe um dia, ensinar, enriquecendo assim a sua comunidade. 

Além disso, essa atitude define e reforça a sua cultura organizacional. Isso porque o desenvolvedor precisa se sentir parte de uma missão coletiva. Assim, ele se dedica ainda mais nos projetos e nas entregas. 

Como aplicar upskilling e quais as ferramentas? 

Conhecer a realidade da equipe é crucial para aplicar upskill. Portanto, podemos dizer que o primeiro passo numa estratégia que utiliza essa metodologia é saber onde melhorar, seja em hard ou em soft skills. 

Dessa maneira, é bom lembrar que o upskilling sugere a participação do profissional e da empresa. Pois, juntos, ambos terão ganhos e resultados. Portanto, a necessidade de crescimento não deve ser alimentada apenas pela empresa. O desenvolvedor precisa se sentir motivado a aprender coisas novas e úteis para o seu dia a dia. 

Nesse sentido, existe o conceito de lifelong learning, ou seja, aprendizado ao longo da vida, em português. Enfim, o conhecimento é infinito e sempre há algo novo a desbravar na tecnologia. 

Porém, existem os métodos tradicionais de aplicar upskilling. Veja agora! 

Treinamento 

O modo mais conhecido de como aplicar upskilling em times de desenvolvedores é o treinamento, seja ele presencial ou remoto. 

Assim, a startup ou empresa pode fazer uma parceria com uma escola ou deslocar o CTO para aplicar um treinamento, com um cronograma previamente definido. 

Cursos livres 

Da mesma maneira, a empresa pode oferecer subsídios para a realização de cursos, como os de idiomas ou de tecnologia, voltados à área de atuação da pessoa desenvolvedora. Lembrando que há muitos cursos gratuitos na internet e que são de grande valia. 

Graduações 

Para estimular o desenvolvedor, muitas empresas fazem convênios com instituições de ensino. Portanto, se o profissional ainda não tem um diploma, essa é uma boa oportunidade. 

Uma dúvida comum nas empresas é sobre se esses treinamentos devem ser feitos durante o expediente. Na verdade, tudo vai depender do acordo feito entre o RH e o profissional, visto que o interesse pelo aprendizado contínuo é de ambos: empresa e desenvolvedor. 

O upskilling ajuda a reduzir turnover? 

Muitos chefes (e não líderes) acreditam que ao aplicar upskilling podem perder seu colaborador para o concorrente. Afinal, eles estarão mais bem treinados e qualificados. Entretanto, especialistas da área já consideram que a construção de planos de carreira com a adoção do treinamento contínuo retém talentos na sua organização. 

Afinal, o profissional se sente mais valorizado e grato à empresa. Nesse sentido, ele quer retribuir o investimento contribuindo com o que estiver ao seu alcance. 

Na maioria das empresas, a taxa de turnover (diferença entre profissionais que deixaram a corporação pelo número total de ativos em determinado período) assombra muitos gestores de RH. 

Em cada desligamento, há o retrabalho de recrutar e selecionar substitutos. Além disso, “perde-se” um certo tempo no onboarding e na adaptação desse novo profissional. Mesmo que a empresa tenha tudo documentado, leva-se um tempo para atingir o mesmo grau de produtividade do desenvolvedor que já estava no cargo anteriormente. 

Portanto, investir em treinamento de hard skills ou de potencialização das soft skills melhora a experiência do desenvolvedor na startup. 

Employer branding 

Outro ponto importante é o impacto do upskill no employer branding (marca empregadora). Como sabemos, as empresas dedicam-se a melhorar a experiência das pessoas do seu time pensando também nos futuros contratados. 

Assim, um trabalhador comenta para os colegas ou produz conteúdos favoráveis à sua empresa nas redes sociais, como o LinkedIn. O efeito não poderia ser outro: mais pessoas interessadas em trabalhar na sua empresa para também fazer parte dessa cultura de valorização e incentivo. Leia mais sobre o conceito de employer branding aqui. 

Como usar a Coodesh e estimular o upskilling?

A montagem de um time de alto desempenho começa no recrutamento. Por isso, a Coodesh é uma plataforma que pode ser uma grande aliada de empresas e startups que estão montando times de tecnologia. Acompanhe para ver como ela funciona e porque ela pode influenciar na adoção do upskilling. 

Primeiramente, quanto mais criterioso for o processo de recrutamento mais a organização terá uma equipe coesa, bem montada e alinhada às expectativas de resultados da empresa. 

Nesse contexto, a Coodesh é uma plataforma de recrutamento tech e de code assessment que valida as habilidades do desenvolvedor das mais diversas carreiras. 

Desse modo, a pessoa recrutadora pode contar com um pool de talentos para escolher conforme o perfil da sua vaga e a sua cultura organizacional. 

Para entender melhor como isso se dá, acompanhe as funcionalidades da plataforma: 

Testes técnicos

A Coodesh aplica testes técnicos junto aos desenvolvedores candidatos. Assim, é possível conhecer a fundo as habilidades técnicas do candidato sem ficar preso apenas às informações do seu currículo; 

Teste comportamental

As soft skills também são muito importantes. Nesse sentido, a Coodesh realiza teste comportamental completo com os candidatos. Ele é capaz de levantar as informações do perfil do desenvolvedor que poderão ser aprimoradas em um eventual PDI dentro da sua empresa.

Scorecard

Essa é uma importante ferramenta da Coodesh, na qual o próprio desenvolvedor responde a um questionário sobre o seu domínio nas tecnologias requisitadas na vaga. 

Mentorias

Os candidatos que passam pelo fluxo de recrutamento da plataforma têm acesso a mentorias de hard e soft skills. Desse modo, ele já vai muito mais preparado para a organização que tem a metodologia do upskilling como norte. 

Só para complementar, a Coodesh é uma startup que nasceu remota e, assim, entende as necessidades das empresas que também precisam montar times remotos com as boas práticas de upskilling e de gerenciamento de equipes a distância. 

Conclusão 

Como você viu, o upskilling é uma ferramenta indispensável nas empresas. Por certo, essa motivação deve partir do próprio profissional, porém com o estímulo da empresa os processos de aprendizado de novas habilidades são intensificados. 

Por isso, avalie como aplicar upskilling no seu time de desenvolvimento para ter melhores resultados, retenção de talentos, redução do turnover e um clima bacana para se trabalhar. Tire suas dúvidas aqui.

dicas infalíveis para contratar DevOps

Recrutar e contratar engenheiro DevOps: dicas infalíveis

update da plataforma Coodesh

Confira as novidades na plataforma Coodesh para desenvolvedores