Qual a importância de manter a cultura da empresa ao longo do tempo?

cultura da empresa

Você já parou para pensar na importância de manter a cultura da empresa? Ao longo do tempo, os valores da organização podem mudar ou até mesmo serem perdidos, caso não haja um cuidado que garanta que eles sejam mantidos pelos atuais colaboradores e passados para os novos. 

Neste post, explicaremos o que é a cultura da empresa e como ela nasce e se comporta. Também vamos esclarecer as diferenças entre a cultura da empresa e o clima organizacional, que são conceitos bem distintos, porém igualmente importantes para o sucesso do negócio. Acompanhe!

O que é cultura da empresa?

Trata-se do conjunto de valores e crenças praticados no cotidiano da organização pelos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. Nesse sentido, rege a maneira como cada um se comporta diante das situações, formando a reputação da empresa de uma forma geral.

Sendo assim, podemos afirmar que, se a empresa fosse uma pessoa, a cultura organizacional seria a sua personalidade. Existem empresas mais joviais e descoladas, outras mais sérias e até mesmo aquelas que transitam entre esses dois extremos. O importante é compreender a força que a cultura exerce sobre as pessoas e como utilizar isso de uma forma mais benéfica para o negócio.

Como nasce a cultura em uma organização?

A cultura organizacional é uma característica basicamente orgânica nas empresas. Isso significa que ela surge e se fortalece mesmo que nada seja feito. Desse modo, vai sendo construída a partir das relações entre os colaboradores, os times e as lideranças com seus liderados. 

Logo, não existe uma empresa sem cultura, o que pode existir é uma empresa com uma cultura fraca ou inconsistente, ou pior, desconectada com os valores e metas determinados para o negócio.

Assim como uma criança precisa ser orientada sobre como se comportar e agir diante de diferentes situações, os colaboradores e gestores da empresa precisam ser devidamente guiados em relação à cultura que se almeja implementar. Caso contrário, cada um agirá conforme considerar ser o melhor para si e nem sempre isso coincide com o que é o melhor para todos.

Qual a diferença entre cultura da empresa e clima organizacional?

 A cultura da empresa e o clima organizacional são dois dos principais fatores para a saúde de qualquer negócio. É importante entender que, ao mesmo tempo que esses dois elementos são diferentes, eles também estão diretamente relacionados um com o outro. 

A cultura de uma empresa é o conjunto de normas, regras e expectativas compartilhadas entre os membros da equipe. Ela define como as pessoas interagem e quais suas prioridades diárias. Além disso, é essencial para manter alinhados os objetivos individuais aos interesses da empresa como um todo. 

Por outro lado, o clima organizacional é formado pela coletividade desses valores gerais no ambiente de trabalho. O clima mostra qual é a experiência direta dos colaboradores naquela organização em relação a questões como seu nível de motivação e as condições sociais que envolvem seu trabalho. 

Em resumo, a cultura organizacional está relacionada às ações e, o clima, às emoções. 

Qual é a importância da cultura da empresa ao longo do tempo?

Muitas empresas passam por altos e baixos ao longo do tempo, mas as que conseguem manter seu nível de sucesso costumam ter algo em comum: uma cultura corporativa forte. Veja, a seguir, alguns dos benefícios de cuidar da cultura organizacional.

Direcionamento dos valores e crenças da organização

Retomando o que dissemos sobre como a cultura nasce nas empresas, ela não depende de nenhuma ação para surgir ou se fortalecer, mas depende – e muito – de direcionamento para que isso aconteça de uma forma positiva para o negócio. A cultura determina como todas as decisões, desde as menores e mais corriqueiras até as mais relevantes, serão tomadas.

Por isso, é extremamente importante ter atenção em direcionar os colaboradores e gestores acerca dos valores e crenças da empresa. Com a ajuda de treinamentos, cursos e materiais de apoio, isso pode ser transmitido desde o primeiro dia da pessoa na organização. Mas o ponto crucial está no cotidiano, no micro. Cuidando disso, a empresa terá uma cultura naturalmente forte e alinhada.

Melhoria na qualidade do processo seletivo

Outro ponto importante a ser considerado quando o assunto é cultura organizacional, é que quando há clareza na forma com que a companhia lida com questões internas se torna mais fácil atrair talentos qualificados no mercado externamente. Isso acontece porque os candidatos procuram locais onde consigam construir carreira profissional sem enfrentar desafios éticos ou morais durante esse processo. 

Fortalecimento da sensação de pertencimento

Manter uma cultura forte na empresa beneficia seus funcionários já que cria um ambiente produtivo e motivador para trabalhar. Quando os colaboradores têm muito orgulho de trabalhar naquela organização existe um comprometimento entre o trabalhador e o objetivo final da empresa, o que traz melhores resultados diante do alinhamento de intenções.

Uma boa cultura permite também melhorar as relações internas entre os colaboradores, permitindo uma maior troca de conhecimentos e criatividade dentro das equipes. Consequentemente, pode ser observado um impacto positivo no clima organizacional, gerando um ciclo bastante vantajoso para o negócio e para as pessoas.

Promoção do crescimento profissional

Por fim, uma cultura fortalecida proporciona o crescimento profissional dos colaboradores e gestores, principalmente em função da melhoria no clima e no alinhamento entre os valores da empresa e das pessoas. A motivação sustentada no dia a dia ajuda a criar um ambiente que estimula a busca pelo desenvolvimento, além de permitir uma visão mais positiva e evolutiva em sua carreira junto à organização.

Como vimos, a cultura da empresa exerce um papel fundamental na construção de uma organização forte e bem-sucedida. Além disso, impacta o clima organizacional e contribui até mesmo na atração dos profissionais mais adequados para a composição dos times. Então, cuidando bem da cultura, a sua empresa poderá colher ótimos frutos e ocupar um bom posicionamento no mercado, frente aos concorrentes.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o universo da Gestão de Pessoas, conheça o RH Portal e tenha acesso gratuito aos melhores conteúdos sobre o assunto.

engajamento nos testes técnicos

Melhores práticas para aumentar o engajamento nos testes técnicos

DEV Ruby on Rails

Como evoluir como DEV Ruby on Rails numa startup?