O que é Oracle Database?

oracle database

Com o gigantesco volume de dados gerado todos os dias nas empresas, é importante contar com uma ferramenta robusta de gerenciamento de dados. Por isso, é preciso entender o que é Oracle Database, que é um dos maiores sistemas de bancos de dados do mundo. 

O tema está no rol do Dicionário Tech da Coodesh e pode ser útil para estudantes de programação, desenvolvedores profissionais e tech recruiters. 

Mas antes de mergulhar no conteúdo, entenda melhor o que é um banco de dados. Na verdade, ele é uma coleção padronizada de informações. Os dados podem ser armazenados em nuvem ou em um software. Além disso, os dados e o sistema de gerenciamento desses dados formam o Sistema de Banco de Dados

Oracle Database e a sua origem 

Nos anos 70, o norte-americano Larry Ellison começou a estudar o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional e viu que poderia criar algo inovador neste mercado. Foi então que ele se uniu aos sócios Bob Miner e Ed Oates e criou a Oracle Corporation, uma das gigantes do mundo da tecnologia. 

A corporação ganhou esse nome em 1982. Aliás, o nome é inspirado em um projeto que Larry Ellison desenvolveu para a CIA, e ao mesmo tempo lembra o oráculo, que era consultado na Antiguidade nas previsões do futuro. 

Definição de Oracle Database 

Oracle Database é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Criado nos anos 70, ele já teve diversas versões. Atualmente, há vários pacotes que atendem às demandas das empresas conforme o seu tamanho e complexidade. 

O recurso está disponível na nuvem e em software. O seu objetivo é coletar, armazenar, organizar e processar os dados, tudo isso com segurança e precisão. 

Principais versões 

A primeira versão do Oracle Database foi a versão 8, lançada em 1997. Apenas dois anos depois, a companhia lançou a versão 8i. A partir de então, todas as versões contêm uma, sendo a letra “i” usada no final de alguns lançamentos para lembrar a sua ligação com a internet. 

A versão mais atual é a Oracle Database 21c, disponível na nuvem através do Autonomous Database Free Tier e do Database Cloud Service. 

Confira agora algumas edições de Oracle Database para entender melhor sua cronologia. 

  • Standard Edition (SE): o produto é licenciado na base de usuários ou de sockets, voltada para servidores com um a quatro UCPs (Unidade Central de Processamento).  
  • Enterprise Edition (EE): utilizada para servidores com 4 ou mais UCPs. Ele não tem limite de memória e pode utilizar clusterização.
  • Standard Edition One: a edição deixou de ser comercializada em 2016, mas era voltada para sistemas com uma ou duas UCPs.
  • Express Edition: ela não possui o suporte da Oracle, mas é livre para distribuição nas plataformas Windows e Linux, voltada ao uso de apenas uma UCP.
  • Oracle Personal Edition: ela é direcionada a desenvolvedores que trabalham com projetos específicos, sendo mais segmentada. 
  • Oracle Database Lite: é a opção ideal para projetos em dispositivos móveis, pois o banco de dados pode sincronizar com uma instalação baseada em servidor.
  • Oracle RAC (Real Application Clusters): é um banco de dados, ou um conjunto deles, que está agrupado em um conjunto de servidores usando o Oracle Clusterware. Ele é um único banco de dados que é acessado e compartilhado por várias instâncias do Oracle em execução em servidores separados. 

Principais vantagens 

Agora que você viu o que é Oracle Database é importante entender que o recurso não deve ser estudado apenas pelo DBA (Administrador de Banco de Dados), mas sim por qualquer desenvolvedor, visto que durante a execução do projeto ele terá acesso ao banco de dados em algum momento. 

Portanto, as vantagens de aprender o que é Oracle Database estão em: 

  • Permitir o amplo conhecimento da base de dados aos profissionais envolvidos; 
  • Pode ser implementado onde se desejar (data center, nuvem pública ou privada); 
  • Possibilitar mais segurança e agilidade na gestão de dados.  

Quer conhecer detalhadamente o que é Oracle Database? Confira a sua documentação

Conclusão

Como você leu, o Oracle Database é um dos sistemas de banco de dados mais usados pelas empresas. Portanto, o desenvolvedor precisa conhecer sua arquitetura e saber como utilizá-lo nos seus projetos e entregas. Continue conferindo outros termos técnicos no nosso Dicionário Tech. E aproveite para criar seu cadastro totalmente gratuito na Coodesh e potencializar a sua carreira como pessoa desenvolvedora.

como avaliar full-stack

Como avaliar full-stack: confira dicas para recrutadores

mongo atlas

Mongo Atlas: por que utilizar o recurso de VPC Peering no seu cluster?