Como avaliar DevOps no recrutamento e retenção de talentos?

como avaliar devops

A cultura DevOps está sendo adotada nas empresas movidas pela tecnologia para garantir mais agilidade e assertividade no processo de criação, implantação e manutenção de softwares. Engenheiros DevOps são peça-chave nesse processo de evolução. Mas como avaliar DevOps, seja no momento da contratação ou da retenção desses talentos com a adoção de feedbacks mais estruturados? 

Para você que é tech recruiter, founder ou líder que está à frente da equipe de desenvolvimento e operações, confira as dicas deste conteúdo de como avaliar DevOps. Isso porque, em termos de contratação, somente analisar o currículo e o portfólio não é mais suficiente. Num mundo onde a atualização da tecnologia é rápida, é preciso se certificar de que o profissional está antenado com as boas práticas e as evoluções desta profissão. 

Além disso, se a empresa precisa avaliar os atuais colaboradores, ela deve ter meios eficazes e que não abram brechas para dúvidas e inseguranças. Para não ter que recorrer ao líder técnico, como o CTO, toda vez que você, como tech recruiter, precisa saber como avaliar DevOps, é necessário ganhar mais independência. Mas como conquistá-la? Veja as dicas que serão dadas até o final deste conteúdo. 

O que é DevOps? 

Não custa relembrar o que é DevOps, não é mesmo? Principalmente se você é um tech recruiter que está começando agora. Bom, DevOps é a junção das áreas de Desenvolvimento e Operações. O termo em si foi usado pela primeira vez por John Allspaw e Paul Hammond em 2008. Na época, eles apresentaram a palestra “10+ Deploys Per Day: Dev an Ops Cooperation at Flickr” no Canadá. Depois disso, começaram a realizar encontros periódicos de DevOps. 

Pode parecer recente, mas o DevOps conquistou a adesão de muitas empresas que implantaram essa cultura/metodologia. Isso porque os resultados demonstraram que a união desses dois setores (desenvolvimento e operações) garantiu mais clareza, agilidade, performance, produtividade e segurança na produção de aplicações. 

Sendo assim, não demorou muito para surgir a profissão de DevOps ou de Engenheiro DevOps. Ele(a) é responsável por automatizar e usar ferramentas que façam as suas áreas trabalharem de forma alinhada com visão técnica e de negócio mais abrangente e profunda. 

Se antes do DevOps, os profissionais de TI e de desenvolvimento do software trabalhavam isolados e focados em suas responsabilidades, a integração trouxe uma revolução silenciosa nas empresas que ganharam mais performance e garantias. Não é à toa que DevOps tem sido uma peça-chave na transformação digital. 

Quais skills do profissional de DevOps devem ser avaliadas? 

Para saber como avaliar DevOps, é preciso antes de tudo ter ciência das ferramentas e práticas que são mais importantes no escopo deste perfil. Então, selecionamos algumas das mais usadas a seguir para você ter um direcionamento a fim de começar a testar profissionais, seja no recrutamento ou na retenção, como já falamos inicialmente. 

Integração Contínua 

Para encontrar bugs de forma mais rápida, o profissional DevOps implanta a Integração Contínua. Quando um código é atualizado várias vezes, com sistema de versionamento, é preciso avaliar se tudo está rodando corretamente. Essa é a função da Integração Contínua, que também reduz o tempo de entrega das atualizações. Portanto, o DevOps deve estar familiarizado com este elemento. 

Microsserviços 

Pode-se entender o conceito de microsserviços como pequenos e múltiplos serviços dentro de uma aplicação. Eles consomem menos recursos porque cada um possui seu próprio processo. Além disso, cada um permite um deploy de forma isolada do sistema. Desse modo, essa fragmentação possibilita autonomia, aproveitando melhor os recursos de cada linguagem. 

Sistema de logs 

Identificar rapidamente onde está o causador de um bug é o maior desejo de todo desenvolvedor. Geralmente, é feito o debug, executando todo o aplicativo até encontrar o erro. Porém, o DevOps utiliza o sistema de gerenciamento de logs. Só para complementar, os logs surgem quando o developer faz o deploy da aplicação. Mas neste contexto, eles ajudam o DEV a descobrir os triggers de falhas no sistema, tornando-o mais seguro e protegido contra falhas. O profissional de DevOps deve, portanto, fazer o gerenciamento do sistema de logs para ter esse tipo de vantagem. 

Infraestrutura em cloud 

Uma das vantagens de ter um profissional DevOps na equipe é que ele trabalha pensando na redução de custos da empresa. E um dos caminhos para isso está na infraestrutura em cloud. Isso porque ao invés de ter um único servidor físico que pode derrubar sua aplicação, a virtualização conquistada através da infraestrutura em nuvem permite um ganho de escalabilidade. Você usa o servidor apenas quando precisa e não o tempo todo, gerando assim menos custos. Desse modo, para avaliar o DevOps, é preciso saber o seu nível de conhecimento sobre infraestrutura em cloud. Um bom profissional DevOps precisa conhecer, na ponta da língua, tecnologias como o AWS (Amazon), Google e Softlayer (IBM) e Azure (Microsoft). 

Automação 

DevOps combina com automação. Isso porque entende-se que o conceito de agilidade e gerenciamento de tarefas passa pelo caminho da automação. O profissional DevOps precisa dominar ferramentas de automação e, sobretudo, pensar em como a automação pode ser aplicada nos mais diferentes processos. É por isso que o profissional também deve conhecer amplamente os recursos de algumas linguagens, como Python. Entre as tecnologias de automação que podemos citar como exemplos, temos Snort, Splunk, Nagios, Prometheus e Vagrant. 

Em síntese, o tech recruiter vai encontrar uma sopa de letrinhas para saber como avaliar DevOps, pois são muitas tecnologias no mercado que são voltadas para este perfil. Mas é bom frisar que a grande maioria delas é open source e, portanto, mais uma vez não representará custos extras de manutenção de software na sua empresa. 

Como aplicar testes para DevOps? 

Como avaliar DevOps sem ser um DevOps, ou seja, sem conhecer as tecnologias que este profissional deve dominar? O mercado oferece plataformas de assessments que aplicam os testes, na maioria das vezes, de forma on-line, que validam estes profissionais e apontam os caminhos para a contratação. 

LEIA TAMBÉM 

Recrutar e contratar engenheiro DevOps: dicas infalíveis

A Coodesh é uma dessas plataformas. Entre os testes aplicados para profissionais DevOps está o Project Challenge. Ele é um projeto mais completo, que pode durar até cinco dias, e que é capaz de avaliar a forma como o profissional trabalha, as suas escolhas, a sua linha de raciocínio, a sua capacidade de entrega e o seu comprometimento com prazos. 

Porém, há outras maneiras mais rápidas de avaliar DevOps, como fazer uma entrevista técnica, uma avaliação teórica ou até mesmo um teste de código. 

O mais importante é que o tech recruiter perceba que não é recomendado repetir testes de outros perfis profissionais, como desenvolvedores Back-end ou Front-end, por exemplo. Por mais que o profissional DevOps tenha que conhecer a essência do código de uma linguagem, não é interessante que ele se submeta ao mesmo desafio aplicado a um desenvolvedor, afinal, sua função terá suas particularidades dentro dos projetos realizados pela empresa. 

Conclusão 

Como você já deve saber, criar uma cultura DevOps não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes é preciso mudar processos internos e contar com a flexibilidade de cada profissional da equipe que terá que correr atrás de conteúdos que promovam o conhecimento sobre as novas práticas. 

Desse modo, é preciso melhorar as práticas de como avaliar DevOps para encontrar e manter profissionais engajados, talentosos e que façam a diferença nos resultados da sua empresa. 

E aproveitando que o assunto aqui é avaliação de profissionais tech, quer aproveitar para conhecer melhor a Coodesh? Vá até a nossa página de assessments e veja como os nossos serviços funcionam para você ter a equipe dos sonhos.

IDE para JavaScript

Conheça os melhores IDEs para JavaScript Developers

web components

O que são web components?