O desenvolvimento web exige, cada vez mais, soluções robustas para a criação de sites responsivos e fáceis de navegar. Por isso, um dos recursos que deve estar no radar de todo desenvolvedor Front-end é o Vuetify. Veja neste conteúdo o que é Vuetify e porque ele é tão usado.
O termo faz parte do Dicionário Tech, uma seção do blog da Coodesh que explica os principais recursos usados na programação, seja Front-end, Back-end ou Mobile. Com ele, você pode entender melhor termos técnicos usados por desenvolvedores, o que é bastante útil também para quem é tech recruiter e está recrutando profissionais que utilizarão as tecnologias mencionadas.
Veja a seguir as principais informações sobre este framework que pertence ao ecossistema JavaScript.
Definição
No site oficial de Vuetify você encontrará a seguinte definição: Vuetify é uma estrutura Vue.js que ajuda a criar interfaces de usuário bonitas e responsivas. Ele inclui uma ampla variedade de componentes personalizáveis e reutilizáveis para a criação de aplicativos modernos.
E, por falar em componentes, essa ferramenta conta com mais de 80 componentes. Atualmente, ele é gratuito, está na versão 3.0 e pode ser usado em vários projetos.
Entre as suas vantagens está o fato de o desenvolvedor poder baixar apenas o recurso desejado e não tudo. O sistema à la carte permite você selecionar os componentes a serem importados, reduzindo drasticamente o tamanho do seu projeto. Assim, o projeto não fica pesado.
O Vuetify é uma adaptação do Material Design feita especialmente para o Vue.js. Assim, você não precisa entender de Design Gráfico para criar interfaces de usuário fáceis de navegar e bonitas.
Vuetify é um projeto open source disponível gratuitamente sob a licença MIT. O código-fonte está disponível no GitHub, permitindo que os desenvolvedores modifiquem e contribuam para o seu desenvolvimento.
Histórico
Vuetify foi criado em 2016 por John Leider com o objetivo de fornecer ao mercado um framework responsivo para projetos de desenvolvimento web.
Desde então foram lançadas atualizações. A cada uma delas é ampliado o número de componentes e os recursos disponíveis neste framework.
O Vuetify tem cerca de 20 mil estrelas no Github e uma comunidade bastante ativa. Basta perguntar alguma dúvida técnica no Discord ou Telegram que você logo será ajudado por algum DEV da área.
Porém, nem sempre é preciso recorrer à comunidade, pois a documentação é completa e preenche todos os aspectos do uso do framework.
Diferença entre Vuetify e Vue
Vue.js é um framework JavaScript progressivo e de código aberto usado para construir interfaces de usuário (UI) e aplicativos de página única (SPA). É altamente flexível e escalável, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos complexos e interativos.
Vuetify, por outro lado, é uma biblioteca de componentes para Vue.js que oferece uma ampla variedade de elementos de interface do usuário pré-construídos. Ele fornece componentes estilizados que seguem as diretrizes do Material Design do Google, tornando mais fácil para os desenvolvedores criar interfaces de usuário atraentes e responsivas.
Para concluir, Vue.js é o framework subjacente que fornece as ferramentas e a estrutura para criar aplicativos da web, enquanto o Vuetify é uma biblioteca de componentes que pode ser usada com Vue.js para facilitar a construção de interfaces de usuário estilizadas e responsivas.
Conclusão
Gostou do artigo sobre o que é Vuetify? Você pode ler também como está o mercado de trabalho para o desenvolvedor Front-end Vue.js. E aproveite para conferir outros temas já abordados no Dicionário Tech da Coodesh para ficar por dentro e poder ter mais poder de decisão na hora de definir qual tecnologia estudar para aprimorar o seu currículo.