O que é styled components?

styled components

Você quer aprender mais sobre o desenvolvimento front-end e deseja saber o que é styled components? Então, acompanhe este conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh, que consiste numa série de artigos curtos que resumem as principais tecnologias usadas por desenvolvedores. 

Basicamente, styled components é uma biblioteca que possibilita escrever códigos CSS dentro do JavaScript. Com ele, você pode criar websites bonitos e funcionais. Além disso, ganhar mais agilidade e precisão no desenvolvimento web. 

Definição 

Você viu o que é styled components (componentes estilizados), mas é importante conhecer mais detalhes dessa ferramenta. 

De modo geral, trata-se de uma biblioteca para escrever códigos CSS dentro do JavaScript principalmente para os recursos React e React Native. 

Só lembrando que CSS é Cascading Style Sheets ou Folha de Estilo em Cascatas. Ele é utilizado com linguagens de marcação, como HTML ou XHTML. 

E para escrever CSS em JavaScript é necessário usar Tagged Templates Literals. Lembrando que tagged template é uma chamada de função com argumentos derivados de template literal. Os valores incluem um template object e os valores produzidos depois da avaliação das expressões incluídas em uma template literals, representada com $ e { }. 

Criação 

Os componentes estilizados foram criados para melhorar o desenvolvimento das aplicações. 

É possível automatizar o CSS crítico, pois o styled components controla quais componentes e estilos serão renderizados dentro de uma página. 

Com ele, o risco de bug é eliminado, já que o styled components gera nomes de classe exclusivos para seus estilos. Não há, portanto, erros de ortografia ou duplicação que podem provocar problemas. 

É mais simples fazer a estilização dinâmica, sendo que é possível adaptar o estilo de um componente baseado em props de modo intuitivo. 

Sobretudo, usando styled components você tem mais facilidade na manutenção, independentemente do tamanho da sua base de código. 

Vantagens 

Você já viu o que é styled components, mas que tal conhecer as suas vantagens para começar a usá-lo? 

Os componentes são renderizados juntamente com a página, dessa maneira, apenas o CSS que será utilizado será injetado. Você carregará, portanto, somente o necessário. 

Os nomes das classes são gerados automaticamente, assim, você não terá problemas de gerar nomes duplicados e abrir brechas para que bugs ocorram. 

Todo o CSS fica no arquivo JavaScript, dessa maneira, você encontra mais fácil o que precisa remover. 

Conclusão 

Que tal conhecer melhor o que é styled components consultando o site oficial aqui? Você também pode verificar o que é CSS e o que é JavaScript para ter mais informações conosco.

Agora, aproveite para rever os conteúdos do Dicionário Tech para aprimorar sua formação para encarar os desafios do mercado de trabalho. E, por falar em carreira, você já fez seu cadastro gratuito na Coodesh? Somos uma plataforma de validação de desenvolvedores para ajudá-los a conquistar as melhores oportunidades do mercado de desenvolvimento.

dicas de livros para desenvolvedores

10 livros para desenvolvedores que você precisa ler

people skills

O que são people skills e como desenvolvê-las?