O que é CSS?

Você deseja saber o que é CSS? Ele é um recurso usado no desenvolvimento front-end de aplicações web. Com a ferramenta, é possível alterar as cores, espaçamentos, criar tabelas, usar variações de layout, ajustar imagens em suas respectivas telas e muitas outras funções. 

O CSS é o que dá “vida” à aplicação, melhorando a experiência do usuário. Mas você deve estar pensando: o próprio HTML ou outras linguagens para criação de websites já não seriam suficientes? 

Na prática, os developers usam o recurso para complementar o HTML e trazer os efeitos visuais e interativos que a linguagem não fornece. Além disso, outras soluções, como o JavaScript poderiam ser mais complexas. 

Portanto, uma solução mais prática para a pessoa desenvolvedora é o CSS, criado em 1996. 

Saiba mais sobre o termo que é a pauta de hoje do Dicionário Tech da Coodesh, história, vantagens e aplicações aqui neste conteúdo. 

Como o CSS foi criado?

Mas antes de falarmos da sua criação, vamos relembrar um pouco mais os seus detalhes dessa ferramenta.

CSS significa Cascading Style Sheets (Folha de Estilo em Cascatas). Ele tem esse nome porque aplica-se as estruturas de “cima para baixo”, ou seja, por meio de regras com prioridades para seguir. 

O recurso é facilmente aplicado com linguagens de marcação HTML, XML e XHTML. Desse modo, ele garante a estética do site, bem como a parte interativa. 

Antes do CSS, era muito difícil reescrever todo o código em HTML para garantir esse mesmo efeito estético. Assim, quando os primeiros websites foram criados, no início dos anos 90, as páginas eram mais estáticas. 

Porém, a internet estava se popularizando. Com ela, foi sendo criado aos poucos um novo perfil de usuário, que exigia mais interação e, consequentemente, novas skills dos(as) desenvolvedores(as). Portanto, até mesmo atividades simples, como desenvolver uma tabela, era muito complexo. 

Nesse cenário, em outubro de 1994, Hakon Lie propôs pela primeira vez o uso do CSS. Mais tarde, ele foi aprimorado e, em 1996, o recurso foi apresentado pela W3C, que era um grupo de empresas do ramo de informática. 

Como o CSS funciona?

O CSS caminha junto com o HTML, que é a linguagem de marcação mais usada pelos DEVs. 

Em síntese, ele usa estruturas de sintaxe simples, com seletor e bloco de declaração. Ele seleciona um componente e pode-se dar início ao desenvolvimento.  

Para se ter uma ideia, o CSS é uma das stacks mais solicitadas nas vagas de emprego para Front-end developer, sendo assim, um aprendizado quase que obrigatório para quem deseja seguir essa carreira. 

O que é CSS 3? 

A última atualização do CSS é o CSS 3, que foi lançada em 2010. Apesar de se passar mais de uma década, ele continua atual. 

Seu principal benefício é a flexibilidade na criação de layout, dando assim mais autonomia à pessoa desenvolvedora. 

Ele permite, aliás, que se utilize cantos mais arredondados, animações, efeitos de transição, efeitos gradientes e outras ações nos websites. 

Quais as vantagens de usar o CSS? 

Em suma, o CSS é uma ferramenta que permite: 

  • Realizar várias modificações visuais em um único lugar; 
  • Fazer mudanças de modo mais rápido e fácil; 
  • Possibilitar um download mais rápido; 
  • Criar animações mais fáceis; 
  • Desenvolver layouts diferenciados; 
  • Ter acesso à criação de sites dinâmicos, com páginas responsivas e interação; 
  • Desenvolver componentes gráficos e formulários com fácil preenchimento de dados. 

Por conta dessas vantagens, os times tech têm adotado o CSS no dia a dia do desenvolvimento, de maneira a melhorar a produtividade e o desempenho. 

Conclusão 

Agora que você já entendeu melhor o que é CSS, é importante se aprofundar no estudo desse recurso, principalmente se estiver investindo na carreira de Front-end developer. 

Basta fazer uma busca pelas vagas dessa carreira na plataforma de recrutamento tech da Coodesh para identificar as principais demandas do mercado. Aproveite agora para participar da nossa comunidade e conferir as vagas para DEVs.

O que é Clean Code e por que ele é importante?

Admissão digital: como fazer e quais são suas vantagens