O que é Redux?

o que é redux

O que é Redux? Muitos desenvolvedores e tech recruiters têm essa dúvida. Mais um recurso tecnológico usado junto à linguagem JavaScript, o Redux traz vantagens para as equipes de desenvolvimento. Confira mais informações neste conteúdo. 

Redux é mais um tema trazido pelo nosso Dicionário Tech, que apresenta todas as semanas termos ligados ao desenvolvimento de software, como linguagens, frameworks, bibliotecas, metodologias e outras curiosidades sobre códigos. 

Ele foi criado por Dan Abramov, software engineer do Facebook. A tecnologia surgiu de uma implementação do Flux, que era uma arquitetura criada pelo Facebook para ser utilizada nas aplicações de User Interface baseada no conceito de fluxo de dados unidirecional. 

Definição 

Em suma, Redux é uma biblioteca para armazenamento de estados de aplicações JavaScript. Saiba mais sobre a linguagem aqui

Ele funciona em qualquer camada de interface e abrange um grande ecossistema de complementos para atender às demandas dos desenvolvedores. 

Considerado um contêiner de estado previsível para aplicativos JavaScript, Redux serve para escrever aplicativos que se comportam de maneira consistente e podem ser executados em diferentes ambientes, como cliente, servidor e nativo. 

Ele é relativamente fácil de testar e oferece uma boa experiência ao desenvolvedor, com agilidade na edição do código. 

Outra vantagem é que o Redux pode ser usado com outra biblioteca de visualização ou juntamente com o React. É ainda considerado pequeno e contempla um ecossistema de complementos. 

Princípios 

O Redux possui três princípios que os destaca das demais bibliotecas para JavaScript. São elas: 

Fonte única: ele é armazenado de forma única, facilitando a criação de aplicativos universais, portanto, o estado da aplicação é mantido em um único objeto chamado de Store. Seu estado de servidor pode ser serializado no cliente sem esforço extra de codificação;

Estado imutável: só se pode alterar o estado emitindo uma action com a mudança, tornando-o, de modo geral, inalterável; 

Funções puras: os reducers recebem as actions para aplicá-las ao estado. Assim, sempre retornando num novo estado. 

Aproveite para conferir todos os detalhes de Redux, bem como sua documentação. 

Conclusão 

Você viu o que é Redux e como a stack contribui com as equipes de desenvolvimento na busca de códigos mais eficientes. Confira outros termos explicados no Dicionário Tech da Coodesh e faça o seu cadastro na nossa plataforma.

coding challenge

Novidades de setembro: desenvolvedores já podem fazer o Coding Challenge

como funciona um navegador

Como funciona um navegador?