O que é Arquitetura da Informação?

arquitetura da informação

Compreender o que é Arquitetura da Informação é fundamental para qualquer desenvolvedor ou profissional de tecnologia que trabalhe com websites, aplicativos móveis ou softwares de uso profissional ou pessoal. Por isso, trouxemos informações resumidas sobre esta disciplina que está presente hoje no Dicionário Tech do blog da Coodesh. 

Na construção civil, o arquiteto é responsável pelo planejamento e projeto da casa. Já na Tecnologia da Informação, o arquiteto responde pela disposição de elementos de uma aplicação. O objetivo é fazer com que o usuário encontre o que precisa de forma rápida e com a melhor experiência possível. 

Definição de Arquitetura da Informação 

Arquitetura da Informação engloba a disposição, organização e estruturação de informações dentro de uma aplicação com o objetivo de possibilitar uma navegação fluida do usuário. Ele precisa encontrar o que está buscando com facilidade e rapidez. 

Além disso, a arquitetura deve levar o usuário a compreender os elementos, bem como saber para onde deve ir após clicar em um botão ou preencher um formulário. 

Ao longo do tempo, a Arquitetura da Informação acompanhou a evolução dos sites. Se antes eles eram estáticos e com poucos recursos, hoje é possível ter muito mais interatividade em todas as telas com as novas tecnologias. 

Elementos-chave da Arquitetura da Informação

Confira alguns elementos-chave da Arquitetura da Informação:

Organização: agrupar informações de forma lógica e significativa, facilitando a compreensão e a localização de conteúdo.

Navegação: desenvolver sistemas de navegação eficientes e intuitivos para ajudar os usuários a percorrerem o conteúdo de maneira fácil e rápida.

Rotulagem: utilizar rótulos claros e descritivos para categorias e informações, de modo que os usuários possam entender rapidamente o que esperar em cada seção.

Busca: implementar ferramentas de busca eficazes para permitir que os usuários encontrem informações específicas de maneira rápida e precisa.

Usabilidade: considerar a experiência do usuário ao projetar a arquitetura, garantindo que seja fácil de usar e compreender.

Acessibilidade: a acessibilidade garante que a informação seja acessível a todos os usuários, incluindo aqueles com necessidades especiais.

Como funciona 

O Information Architecture Institute (Instituto de Arquitetura da Informação) explica o conceito de uma maneira bem simples: “A Arquitetura da Informação é a prática de decidir como organizar as partes de alguma coisa de modo a torná-la compreensível.”. Por isso, informações como gráficos, vídeos, fotografias, taxonomia, sistemas de navegação e textos devem estar em harmonia. 

Imagine um e-commerce em que não haja uma lógica desde a entrada do visitante na página até a conclusão da compra. Certamente, o negócio será prejudicado. Isso vale para sites de cursos, streaming, receitas e muitos outros. 

E quem está à frente disso tudo é o Arquiteto de Software. Ele pode criar o fluxograma textual da página, planejar o mapa de uma página, participar da criação do protótipo, dispor os elementos textuais e visuais, auxiliar no processo criativo das telas, entre outras ações. Portanto, é interessante que o Arquiteto de Software compreenda conceitos de UX (User Experience) e SEO (Search Engine Optimization).

Conclusão 

Como você viu, a Arquitetura da Informação é uma das áreas indispensáveis para o desenvolvimento web. Por essa razão, também é uma carreira interessante para o profissional tech, que pode investir em estudos nesse segmento. 

Agora que você já concluiu a leitura deste conteúdo, que tal conferir outros termos do Dicionário Tech? Além disso, aproveite para conhecer a plataforma Coodesh, realizar o seu cadastro gratuitamente e aproveitar as oportunidades.

estágio em TI

Estágio em TI: 7 dicas para o RH criar um programa de excelência

Dicas para escrever uma boa descrição de cargo para Front-end Developer