O que é React.js?

o que é react.js

O que é React.js? É uma biblioteca usada com a linguagem de programação JavaScript no desenvolvimento Front-end. 

O Facebook criou o React em 2011 e disponibilizou a tecnologia em código aberto em 2013. Desde então, ela é uma das bibliotecas mais populares entre os desenvolvedores. 

Saiba no artigo do Dicionário Tech da Coodesh quais são as funcionalidades desta tecnologia. Se você é desenvolvedor e está entrando no mundo da programação ou se é um recrutador especializado, acompanhe o resumo e fique por dentro das stacks mais exigidas nas vagas de emprego. 

Como o React funciona? 

Sendo uma biblioteca, o React.js é um conjunto de funções padronizadas. Os desenvolvedores a utilizam para construir uma aplicação. 

Neste caso específico, a utilização se dá no desenvolvimento de interfaces de usuário UI (User Interface). Por essa razão, o emprego se dá exclusivamente no desenvolvimento Front-end. 

Quando os desenvolvedores do Facebook criaram esta ferramenta, o objetivo era otimizar a atualização do feed, mensagens do chat, status e listagem de contatos de forma mais dinâmica e rápida. 

Isso acontece porque a conexão entre JavaScript, CSS e HTML, juntamente com os demais componentes, é simplificada.  

Por que o React é tão usado?

JavaScript é uma das linguagens de programação mais usadas. Para saber mais sobre a linguagem, leia este artigo

Devido à sua popularidade, a comunidade de desenvolvedores também foi responsável por aumentar o número de bibliotecas e frameworks

Entre as ferramentas, temos Node.js, Vue.js, jQuery, Angular e Ember.js. Mas algumas características fazem de React.js uma das mais populares. Saiba a seguir mais detalhes. 

Facilidades: esta tecnologia permite facilidades na escrita e na utilização. 

Desempenho: o React.js apresenta melhor desempenho com Virtual DOM, assim, a atualização é mais rápida. 

SEO: a ferramenta é mais amigável com SEO em relação às outras bibliotecas de JavaScript. Isso é um bônus, principalmente para sites de e-commerce. 

Outra característica é que ele usa a extensão JSX, que na prática é uma combinação de HTML e JavaScript. 

Confira mais detalhes do React.js, que já foi tema do Coodesh DevTalks. 

Conclusão 

Em resumo, entender o que é React.js é um importante degrau na ascensão profissional do desenvolvedor, ao mesmo tempo em que o recrutador precisa conhecer para criar um job description mais alinhado à expectativa do setor.Veja agora outros termos usados no dia a dia do setor no Dicionário Tech da Coodesh. E se você é desenvolvedor aproveite para ler também os primeiros passos no React.js.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

typescript e javascript

Conheça a diferença entre JavaScript e TypeScript

flexibilidade no trabalho

Flexibilidade no trabalho: entenda o que é e como funciona!