Como funciona um navegador?

como funciona um navegador

Se você está lendo esse artigo, parabéns pelo perfil questionador, afinal pode aparecer a dúvida: como funciona um navegador ou browser? Como alguém criou a internet sem usar a internet? São tantas perguntas, porém o foco deste artigo será responder apenas a primeira, ou seja, sobre como funciona um navegador?

Navegador é um programa utilizado para navegar na internet. Temos como exemplo o Chrome, Mozilla, Edge, Safari, Opera, entre diversos outros.

Origem dos navegadores

Confira a seguir a linha do tempo da história dos navegadores. 

1990: Tim Berners-Lee criou o primeiro navegador, chamado “WorldWideWeb”. Pela primeira vez, documentos de textos foram conectados por meio de uma rede pública, o início da internet como conhecemos hoje.

1993: o Mosaic foi o primeiro navegador com suporte a imagens;

1994: surgiu o Netscape, sendo disponibilizado para todas as pessoas que tivessem um computador; 

1995: houve o surgimento da Explorer para competir com o Netscape. Essa competição resultou em melhorias grandiosas para os navegadores futuros;

2003: a Apple lançou o Safari;

2004: surgimento do Firefox inovando com a possibilidade de abrir diversas abas em uma única janela;

2008: surgimento do Chrome com interface minimalista e promessa de uma navegação mais rápida. 

Esses foram os navegadores pioneiros. Eles fizeram sucesso e deram aporte para outros navegadores desenvolvidos na atualidade como o Braves, Opera, entre outros.

Afinal, como funciona um navegador?

Os navegadores utilizam um motor de renderização para exibir os conteúdos requeridos, composta por uma série de instruções HTML, CSS, JavaScript, PHP, entre outras, informando o que o navegador deve ou não fazer. Isso é resultado de respostas e requisições por meio dos protocolos HTTP/HTTPS. 

Cada navegador utiliza um motor de renderização diferente, motivo esse que o seu projeto pode funcionar no Chrome e não funcionar no Safari. 

Se você decidir usar um recurso suportado apenas no Chrome, os demais navegadores que não utilizam o mesmo motor de renderização não irão processar esse recurso, podendo apontar um erro ou simplesmente não funcionar a parte desenvolvida.

Conclusão

Como funciona um navegador é uma curiosidade interessante para conhecer e comentar com algum colega. Esse conhecimento irá lhe ajudar a compreender e pesquisar quais recursos são suportados em um navegador e porque. Parabéns pelo seu interesse em mergulhar nesse universo tão vasto. 

Aproveitando, lhe deixo uma recomendação literária: “Briga de Cachorro Grande – como a Apple e o Google foram à guerra e começaram uma revolução”, de Fred Vogelstein.

Depois da leitura, pegue seu café e entre na plataforma da Coodesh para criar o seu perfil como desenvolvedor. Segue o link. Você poderá validar suas habilidades e encontrar vagas de emprego dentro do seu perfil profissional.

Escrito por Cristiano Albano

Aficionado por tecnologia, dedico tempo para conhecer novas ferramentas e soluções para os problemas do desenvolvimento. Busco aliar as bases tecnológicas e educacionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, sou CTO e co-founder da Coodesh.

o que é redux

O que é Redux?

guia para contratar e gerenciar desenvolvedor remoto

Guia para contratar e gerenciar desenvolvedores remotos