O que é Erlang?

o que é erlang

Erlang é uma linguagem de programação usada em projetos complexos. Ela não está entre os idiomas mais populares, contudo seus desenvolvedores são um dos mais bem pagos no mundo. Veja mais informações sobre o que é Erlang lendo este conteúdo do Dicionário Tech. 

A linguagem foi criada em 1986 por engenheiros da Ericsson. De lá para cá, teve várias atualizações e continua sendo usada em projetos de telecomunicações, bancos, e-commerce, entre outros. 

Como Erlang foi criada? 

A Ericsson – empresa de telecomunicações – criou Erlang para resolver problemas enfrentados nos programas do setor, mas que outras linguagens não resolviam. 

Em 1986, os engenheiros Joe Armstrong, Robert Virding e Mike Williams lançaram o novo idioma após muitas pesquisas e testes. Dois anos depois, ela foi lançada em código-aberto. 

Há duas explicações para o seu nome. A primeira que faz referência ao matemático e engenheiro Agner Krarup Erlang. A segunda que é a abreviação de Ericsson (Er) Language (Lang). 

Qual é o ecossistema de Erlang? 

Quando se fala em o que é Erlang logo se associa à OTP que é um conjunto de bibliotecas Erlang. 

Ele representa princípios de design com middleware para desenvolver sistemas. Além disso, possui um banco de dados distribuído, aplicativos para interface juntamente com outras linguagens, manipulação de lançamentos e ferramentas de depuração. 

Principais características

Em síntese, a linguagem criada pela Ericsson é funcional (se baseia em funções matemáticas), trabalha o conceito da imutabilidade e é tolerante a falhas. 

É justamente nos sistemas mais críticos que Erlang mostra seu valor. Apesar disso, a linguagem não é tão popular. Segundo o Índice TIOBE, ela está em 42º lugar, ou seja, bem longe do Top 10. Em contrapartida, conforme a pesquisa Stack Overflow de 2022, é a linguagem mais bem paga, remunerando em cerca de 120 mil dólares por ano o seu desenvolvedor (de acordo com a média mundial). 

Quem utiliza Erlang? 

Além da própria Ericsson (uma das principais fornecedoras de tecnologia da informação no mundo), outras grandes empresas usam a linguagem, como a Meta, mais precisamente no back-end do chatbot do Facebook. 

Entre outras empresas estão Delicious, Amazon SimpleDB, GitHub, Motorola e RabbitMQ que também usam Erlang. 

Afinal, ela pode ser adotada em sistemas de telecomunicações, bancos, comércio eletrônico, telefonia por computador e mensagens instantâneas. 

Você pode conferir mais detalhes sobre a linguagem neste link, inclusive verificando sua documentação. 

Conclusão 

Você viu que o Dicionário Tech de hoje trouxe o que é Erlang, mas há outras linguagens e frameworks retratados em nosso blog. 

O domínio dessa tecnologia tende a abrir espaço no mercado de trabalho para empresas com projetos desafiadores e que precisam de soluções robustas. 

Como desenvolvedor, você pode conferir se há vagas de emprego que exigem essa tecnologia. Clique aqui. Mas se você é tech recruiter, aproveite para conhecer melhor a plataforma de recrutamento tech acessando este link.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

feed de talentos da Coodesh

Novidades de agosto: Coodesh lança feed de talentos

fit cultural

Veja como conduzir a entrevista de fit cultural com 17 perguntas essenciais