Onde aprender Vue.js: confira dicas de escolas

Onde aprender Vue.js: confira dicas de escolas

Onde aprender Vue.js e se tornar um especialista nesta área? O primeiro passo é ler a documentação da página do framework. Depois, escolha um curso da nossa lista (ou outros que você conhecer) e comece a codar para aprender na prática. 

Mas antes de passarmos a lista, vamos falar um pouco sobre esse framework JavaScript que é tão requisitado nas empresas. 

Ele é open source e foi criado em 2014 por Evan You principalmente para criar aplicações SPA (Single Page Applications). Mas também pode ser usado para desenvolver outras aplicações com o objetivo de melhorar a experiência do usuário de websites e aplicativos web.

Sua simplicidade, recursos e desempenho acima da média atraíram milhares de desenvolvedores Front-end interessados em ganhar mais praticidade na execução de projetos. 

Por isso, sua comunidade é bastante ampla. Você pode conferir algumas comunidades sugeridas no GitHub clicando aqui. Isso significa que, além do suporte no próprio site do framework, nos conteúdos gratuitos no Google e no apoio de uma escola formal, você também pode pedir ajuda nas comunidades. 

Por onde começar? 

Como foi dito, Vue.js permite o desenvolvimento de uma série de interfaces que colocam em prática a criatividade da equipe, possibilitando maior interação do usuário e, consequentemente, uma ótima experiência. 

SAIBA MAIS: Como está o mercado para Front-end Vue.js?

Nesse sentido, para aproveitar todas as funcionalidades desse framework, é importante tomar ciência de alguns requisitos. Veja a seguir. 

Entenda JavaScript: o pré-requisito mais importante antes de saber onde aprender Vue.js é mandar bem no JavaScript. Isso porque sem saber o que é JS você não vai ter uma boa experiência no framework. E, então, você já conhece bem a linguagem? Veja os próximos passos. 

Estude a documentação: o Vue.js, assim como outro framework ou biblioteca, fornece um vasto material em seu próprio site. Aproveite para começar se familiarizando com ele aqui neste link. 

Aprende seus pacotes e componentes: para sair por aí usando o Vue.js é importante conhecer esses três elementos: 

  • Vuex: é a biblioteca oficial de gerenciamento de estado para aplicações em Vue; 
  • Vue Router: ele é essencial para criar SPAs e, por isso, não pode ser dispensado na hora dos estudos sobre Vue.js; 
  • Vue SSR: você pode aprender Vue SSR usando a biblioteca ou através do Nuxt.js. Afinal, ele é útil para melhorar o SEO e para fazer a renderização ao lado do servidor. 

Comece a codar: e mais uma dica, não menos importante, é codar em Vue.js, aplicando o seu conhecimento para tirar as suas dúvidas na prática. Isso porque você desenvolve o seu conhecimento e ainda pode ter um portfólio inicial. 

Dicas de escolas para dominar o Vue.js 

Você vai se deparar com muitos tutoriais de Vue.js na internet, mas lembre-se que nada substitui um curso formal, não é mesmo? Existem muitos cursos rápidos e específicos sobre o framework, além de uma ampla opção em cursos de JavaScript, que de certa forma incluem materiais bem consistentes sobre Vue. 

Agora, acompanhe nossas dicas e clique nos links para ser redirecionado ao site do curso. 

1. Alura 

A dica é o curso de “Formação Vue.js” disponível na plataforma Alura, voltada para o ensino a distância de diversas linguagens e frameworks. O programa é voltado para quem já tem domínio das ferramentas front-end e está a fim de melhorar seu currículo com o Vue.js e construir páginas mais dinâmicas. No curso de introdução será criada uma aplicação de gerenciamento de fotos que será integrada a uma aplicação back-end Node.js. Você pode conferir preços e tempo de duração neste link

2. Cod3r 

O curso da Cod3r dá ao desenvolvedor uma visão completa sobre o Vue.js. Ele ensina do básico ao avançado, como elementos de Vue Router e Vuex. Portanto, confira alguns dos seus conteúdos: o que é Vue.js; configurando o ambiente; interagindo com o DOM; usando componentes; diretivas, filtros e mixins, entre outros temas. Que tal conhecer melhor o curso aqui

Você também pode optar pelo curso de “Aplicação Desktop com JavaScript, Electron.js e Vue.js”. Neste conteúdo, você terá acesso a estudos sobre Electron.js, Vue.js, criar aplicações desktop com JavaScript e ainda usar Vue.js em aplicações desktop. 

3. CodeCademy (em inglês)

O curso introdutório com conteúdo em inglês é completo e, ao mesmo tempo, rápido, com apenas três horas de duração e direito a certificado. 

A intenção é preparar o desenvolvedor Front-end para lidar com estruturas complexas. São aulas de dados, formulários e elementos para a criação de aplicações. Confira mais detalhes do curso de Introdução ao Vue.js

4. DevMedia

O curso “Como criar sua primeira aplicação em Vue.js” é oferecido pela DevMedia para desenvolvedores com conhecimento prévio em JS. 

Ele se resume em seis aulas com conteúdos ensinando como criar a primeira aplicação em Vue.js, o HTML da página, uma listagem de tarefas, entre outros temas. A plataforma tem ainda um sistema de gamificação, exercícios, suporte e certificação. 

5. DIO (Digital Innovation One) 

O curso de introdução ao Vue.js da DIO inclui acesso vitalício e certificado de conclusão, além de ser totalmente gratuito. O aluno aprenderá os fundamentos do framework até a configuração do ambiente com o Visual Studio Code. Você pode obter mais informações acessando a página do curso

6. EBAC 

O framework Vue.js está inserido no curso de JavaScript da EBAC para quem deseja aprender a linguagem de programação desde o seu início. As aulas são ministradas pelo professor Marcelo Cavalcante, que tem vasta experiência em Vue.js, Nuxt,js e outras tecnologias ligadas ao desenvolvimento web. Com duração de três meses, o curso permite que o aluno crie sites interativos e aplicativos para celulares. Confira todos os detalhes. 

7. Educative.io (em inglês)

O curso em inglês da Educative.io vai ensinar os principais conceitos de JavaScript, a como fazer aplicativos de página única usando Vue.js e a fazer APIs de back-end com Node.js. São 3 módulos em 15 horas de curso, percorrendo todos os caminhos para te fazer um desenvolvedor Vue.js. Clique aqui e saiba como aprender.

8. FreeCodeCamp (em inglês)

A plataforma FreeCodeCamp tem a vantagem de ser totalmente gratuita. Além disso, há fórum on-line, salas de chat, artigos de especialistas e outros recursos interativos. O conteúdo é em inglês, mas vale a pena para quem está começando. Você pode conferir o link do curso de Vue.js e acompanhar os tutoriais disponíveis. 

9. HCode 

No curso de Vue.js – do básico ao avançado, a escola disponibiliza mais de 12 horas de conteúdo em vídeo com temas como conceitos fundamentais, componentes, propriedades, filtros, animações, e eventos. Além disso, o conteúdo do curso ensina a construir um blog, uma tela de login e até um website, possibilitando assim aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos. 

10. Origamid 

O curso “Vue.js completo” ensina a codar com o framework e construir aplicações interativas. Após as aulas teóricas, os alunos poderão desenvolver três projetos, sendo que o último deles irá utilizar uma REST API real. O aplicativo será capaz de cadastrar usuários e transações. Veja mais informações e valores de acesso à plataforma na página da escola. 

11. PluralSight (em inglês)

O curso “Fundamentos de Vue.js” da escola PluralSight, com conteúdo em inglês, ensina todos os passos importantes para usar o framework, desde a criação de componentes, passando pelas diretivas, filtros, roteamento e chegando à implantação de aplicativos. São 8 módulos, nível intermediário e o conteúdo do instrutor Jim Cooper, desenvolvedor Full-stack há mais de 20 anos.

12. School of Net 

A plataforma on-line de cursos de tecnologia oferece o programa de Front-end Vue.js completo para quem está começando agora ou já tem experiência. O curso ensina os conceitos fundamentais e como usar o framework nos projetos. Portanto, o conteúdo completa o catálogo de mais de 650 cursos da plataforma. 

13. Treina Web 

Mais uma dica de onde aprender Vue.js leva você para a Treina Web, escola de tecnologia on-line. O curso “Vue.js – criação de interfaces web” lhe fornecerá conteúdos, como estrutura básica de uma aplicação com Vue; templates, filtros e diretivas; manipulação de eventos; arquitetura baseada em FLUX (Vuex); animações; requisições Ajax e outros assuntos. Para ingressar no curso, conheça as condições clicando aqui

14. Udemy 

Uma das maiores plataformas de cursos livres remotos também tem curso de Vue.js para iniciantes. Entre os temas que o desenvolvedor poderá estudar no curso estão o Vue Material Design, Vuex, VueRouter, Vuetify e Bulma. Mas para se matricular, é interessante ter conhecimento prévio em lógica de programação, HTML e CSS. As videoaulas ficam na própria plataforma da Udemy, e o curso dá direito a certificado.

15. Vue.js Brasil

O curso Vue.js 3 – do iniciante ao avançado – é on-line e gratuito, com direito a certificado. São 10 módulos para ensinar ao desenvolvedor os conceitos do Vue.js, como iniciar um projeto, como criar o widget, entre outras abordagens. Enfim, será possível criar seu primeiro projeto com Vue.js 3. O conteúdo tem à frente o engenheiro de software Igor Luiz Halfeld como instrutor, Ele é organizador da comunidade Vue.js Brasil e Vue.js São Paulo, além de outras da área de desenvolvimento front-end. Saiba mais visitando o site.  

16. Vue.js Developers (em inglês)

Para quem deseja ir direto ao ponto, pode procurar os cursos da escola Vue.js Developers, com conteúdos em inglês. O desenvolvedor pode optar pelo curso de Fundamentos em Vue.js (nível iniciante); Vue Full-stack (intermediário); e Vue Enterprise (avançado). Cada um tem cerca de 6 horas de duração e, portanto, o desenvolvedor pode completar sua curva de aprendizado.  

17. Vue Mastery (em inglês)

O curso da Vue Mastery, com videoaulas em inglês, é específico para quem quer aprender Vue.js, seja participando do programa iniciante, intermediário ou avançado. O curso de Vue.js 2 e de Vue.js 3 são recomendados para iniciantes. Nesta página, você terá acesso ao catálogo completo para aprender o framework e acrescentar mais conhecimento à sua formação.

18. Vue School (em inglês)

Com o curso da escola on-line VueSchool, o desenvolvedor pode aprender tudo sobre Vue.js e outras tecnologias front-end. Há opções de cursos pagos e gratuitos no catálogo, com conteúdos para iniciantes, intermediários e avançados. As videoaulas em inglês vão lhe ajudar a ter um conhecimento completo sobre as tecnologias usadas no desenvolvimento front-end, com temas sobre JavaScript e seus frameworks e bibliotecas. Clique aqui para saber mais.

Conclusão 

Como você pode conferir, são várias opções para aprimorar os conhecimentos e se tornar um desenvolvedor Front-end Vue.js. Portanto, você já sabe onde aprender Vue.js, mas pode não saber o caminho das pedras para encontrar um bom emprego. 

Nesse sentido, a Coodesh entra em cena para lhe ajudar. Isso porque somos uma plataforma de recrutamento tech e de validação de desenvolvedores para o mercado. 

Você faz seu cadastro gratuito na plataforma e entra no fluxo até fazer testes técnicos e comportamentais. Com a sua validação, pode se candidatar às vagas de emprego ou ser encontrado pelas empresas que já têm perfil na nossa plataforma. Aproveite e saiba como funciona clicando aqui.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

O dia a dia de um analista de QA e os seus desafios

O dia a dia de um analista de QA e os seus desafios

Veja como compartilhar candidatura na Coodesh

Veja como compartilhar candidatura na Coodesh