O que é Hello World?

o que é hello world

Se você está interessado em ingressar na área tech, certamente já pesquisou sobre o que é Hello World. Na verdade, essa expressão significa o primeiro contato do desenvolvedor com uma linguagem de programação. 

Você sabia que existe até mesmo uma lenda com relação ao uso do Hello World? Developers que não o utilizam têm longos anos de bugs pela frente com a linguagem escolhida. 

Portanto, sendo ou não da área, confira este conteúdo até o fim para saber qual é a função desse recurso na vida de um programador. 

Definição 

Hello World (ou Hello, World com vírgula devido ao vocativo) é um programa simples que escreve a mensagem Hello World (Olá, Mundo) na tela de um dispositivo. É possível escrever a expressão em todas as linguagens, como JavaScript, Java, Rust, GoLang, C# e muitas outras. 

Em síntese, é o primeiro contato do desenvolvedor com a linguagem. Através de poucas linhas de código e de um editor de código ou IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é possível ver a mágica acontecer. 

História 

A expressão foi usada pela primeira vez pelo cientista da computação canadense Brian Kernighan no ano de 1973. Ele a usou na pesquisa “A Tutorial Introduction to the Programming Language B”, publicada antes do livro “C Programming Language”, que é um dos mais conhecidos na área. 

Brian não sabe ao certo porque deu esse nome ao primeiro programa. Em uma entrevista, ele disse apenas que viu a expressão Hello World em uma imagem de um pintinho saindo de um ovo. 

E como a ideia do enunciado é justamente mostrar que o código está “nascendo”, a expressão colou e até hoje é usada. 

Vantagens 

É muito útil treinar suas primeiras linhas de código com o Hello World. Afinal, além de livrar-se da “maldição” que comentamos acima, o recurso traz outras vantagens. Veja a seguir: 

  • Verifica se um ambiente está preparado para a linguagem de programação, pois a máquina pode requerer outras configurações; 
  • Possibilita apresentar os conceitos básicos, como funções, estruturas de controle, entrada e saída de dados; 
  • Treina a lógica de programação, que é um conjunto de regras que define como um programa deve ser construído.  

Dessa forma, quando a frase Hello World aparece escrita na tela o programador entende que o seu código está pronto para carregar, executar e compilar. Afinal, o primeiro Hello World a gente nunca esquece! É como se fosse um rito de passagem. 

Mas o que fazer se após ter escrito o código, a frase não aparecer na tela? É preciso ler o erro para depois resolvê-lo. Verifique se esqueceu de instalar algo. Preste atenção se usou alguma máquina virtual para executar a linguagem no computador. Sobretudo, reinicie a máquina após a instalação de alguma ferramenta. 

Conclusão 

Entender o que é Hello World é o primeiro passo para testar suas habilidades iniciais em programação. Não pule etapas, aprenda os fundamentos da linguagem de programação e siga em frente!

Que tal aprender mais termos que serão usados na sua jornada DEV? Confira no Dicionário Tech da Coodesh. E se ainda não conhece a plataforma, aproveite para conferir o que é a Coodesh e como fazer a sua conta gratuita como DEV. Agora, se você é um recrutador especializado interessado nos temas tech, crie seu cadastro e comece a utilizar nossos serviços.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

chakra UI

Desenvolvendo interfaces intuitivas com o Chakra UI

o que é Laravel

O que é Laravel?