Qual é a melhor forma de criar os estilos de sites?

estilos de sites

Para o desenvolvedor Front-end contar com boas opções de ferramentas de estilos de sites é essencial para garantir mais otimização e qualidade nos projetos. A Coodesh queria ter um parâmetro das ferramentas preferidas e, por isso, realizou uma enquete no LinkedIn. A ferramenta vencedora foi o moderno Tailwind CSS. E, você, também curte programar com ele? Veja outras ferramentas e mais detalhes neste conteúdo.

O ecossistema do desenvolvimento web envolve várias carreiras que utilizam linguagens e frameworks avançados para trazer mais agilidade e segurança nos projetos. Tudo isso pensando na usabilidade e na responsividade dos websites. Contudo, como escolher entre as várias opções do mercado? 

Sabemos que pode não existir uma única solução, ou seja, uma bala de prata para todas as situações. Porém, sempre há uma preferência maior por um ou outro recurso. Sendo assim, veja alguns deles a seguir. 

CSS Grid Layout 

O CSS (Cascading Style Sheets ou Folhas de Estilo em Cascata) é uma linguagem de estilo criada para descrever a apresentação de um documento escrito em HTML ou XML. Portanto, ele descreve como os elementos aparecem na tela. 

Desse modo, o CSS Grid Layout introduz um sistema bi-dimensional de grid (grades) para CSS. Isso é bastante útil para o desenvolvedor Front-end que pode usar os grids no design de layouts de grandes seções de uma página da web ou ainda de pequenos elementos de interface. 

Bootstrap

O Bootstrap é um framework open source. Para o desenvolvedor Mobile, o Bootstrap é uma das ferramentas mais poderosas para construir projetos para dispositivos móveis com variáveis ou mixins Sass.  

Entre as suas vantagens estão a responsividade gerada, os componentes pré-construídos e a variedade de plugins JavaScript. 

Além disso, Bootstrap é um recurso gratuito aplicado junto com HTML, CSS e JavaScript. 

Nesse sentido, o framework tem uma das melhores avaliações no GitHub, além de contar com ampla documentação na sua página oficial. Portanto, o desenvolvedor pode ter acesso a várias informações para se aprofundar nesta tecnologia. 

Tailwind CSS

O desenvolvedor Front-end que utiliza o HTML não precisa sair desta linguagem de marcação para utilizar o Tailwind CSS. Ele, por sua vez, possibilita criar websites em menos tempo e com soluções modernas de design. 

Entre elas está a possibilidade de ativar o modo escuro em seu arquivo de configuração, aplicando-o para cores de fundo, de texto, de borda ou até de gradiente. 

Outra vantagem é que o Tailwind CSS como ferramenta de estilos de sites é o tamanho da aplicação. Afinal, ele remove automaticamente todo o CSS não usado. Assim, o pacote CSS final é o menor possível. 

Apesar de ter soluções prontas, ele é altamente personalizável. Assim, o desenvolvedor pode mudar a paleta de cores, a escala de espaçamento, o cursor do mouse ou as sombras de caixas. 

Padrão Google 

No que diz respeito ao Padrão Google, o desenvolvedor web encontra três ferramentas de estilos de sites muito poderosas. Estamos falando do Angular Material, do Vuetify e do Material UI (User Interface). Confira como esses recursos podem contribuir com os seus projetos. 

Angular Material 

Vamos começar pelo Angular Material, que é uma biblioteca de componentes para o Angular, que é um framework baseado em TypeScript. 

Enfim, o Angular Material é a implementação oficial para o Angular do Material Design, que é a especificação de design para interfaces interativas do Google. Desse modo, ele pode ser utilizado para pequenos elementos, como cores, até os maiores, como imagens.

Vuetify

O Vuetify é uma biblioteca voltada para os frameworks utilizados com JavaScript. Ele foi criado em 2016 para fornecer uma série de componentes estilizados para aplicações Vue.js, todas elas baseadas no Material Design. 

Lembrando que Vue.js é um framework open source para JavaScript que foi lançado um pouco antes, em 2014. Portanto, o Vuetify só precisa ser adicionado a um projeto Vue.js. 

Material UI 

O Material UI (User Interface) ou MUI traz muitas vantagens ao desenvolvedor web. Entre elas está a construção de uma interface com design agradável. Você pode criar a interface com as inspirações do Material Design do Google ou a partir do seu próprio tema. Outra vantagem é que o recurso tem uma extensa documentação, pois são mais de dois mil colaboradores produzindo materiais no mundo todo. O recurso também preza pela responsividade e acessibilidade em todas as telas. 

Enquete aponta preferência pelo Tailwind CSS

Dos desenvolvedores que responderam à enquete da Coodesh, apenas o Padrão Google não figura entre as principais. Os demais estão todos na casa de aproximadamente um terço da preferência. Confira o resultado: 

  • Tailwind CSS: 34% 
  • Bootstrap: 30% 
  • CSS Grid: 27% 
  • Padrão Google: 9%

Há ainda quem respondeu que “depende”, pois podem existir diferentes necessidades na hora da execução do projeto. Outra pessoa também lembrou o CSS Flexbox, como é conhecido o Flexible Box Module. 

Na verdade, ele foi projetado como um modelo de layout unidimensional e como um método capaz de organizar espacialmente os elementos em uma interface.

Conclusão 

Como você viu, há muitas ferramentas para o desenvolvimento web visando trabalhar os estilos de sites conforme a necessidade apontada no projeto. 

Cabe ao desenvolvedor optar pela melhor opção. Depois disso, focar na documentação e nos tutoriais na web a fim de alcançar novas skills para incrementar seu currículo.

Agora que você chegou ao fim do conteúdo, explore os benefícios da plataforma Coodesh para pessoas desenvolvedoras. É só clicar aqui.

desenvolvedor metaverso

Desenvolvedor Metaverso: como se preparar para as oportunidades?

spring boot

O que é Spring Boot?