Confira dicas de IDEs para desenvolvedores C# .NET

IDEs para desenvolvedores C# .NET

Os IDEs para desenvolvedores C# .NET são grandes aliados da produtividade. Eles garantem bom desempenho e códigos mais seguros. Mas qual deles escolher diante de tantas opções?

Selecionamos alguns IDEs mais populares para você analisar antes de escolher o seu. Lembrando que tudo vai depender da sua adaptação ao recurso.

Mas antes de darmos as dicas, vamos lembrar o que faz um desenvolvedor C# .NET. Ele escreve códigos e apresenta soluções na plataforma .NET em processos de back-end que alimentam aplicações web. Entre as suas funções do cotidiano estão projetar recursos, manter o código limpo, aplicar testes de unidades, dar suporte aos usuários, entre outras atividades. 

A tecnologia, que pertence ao ecossistema da Microsoft, é uma das mais usadas por developers do mundo todo. Só para você ter uma ideia, a pesquisa Stack OverFlow de 2022 apontou o C# como a oitava linguagem mais popular, usada por 27,98% do total de desenvolvedores que responderam ao estudo. E .NET ficou em primeiro lugar entre os frameworks e bibliotecas mais utilizados, com 34,55% da preferência. 

Refrescando a memória I: o que é um IDE

Pode-se dizer que um IDE é um editor de código avançado. A sigla significa Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado). Ele é um software usado para criar aplicações combinando ferramentas comuns usadas por um DEV dentro de uma única interface gráfica. 

Na maioria deles, a composição é a seguinte: um editor de código-fonte, uma parte automatizada de compilação local e um debugger (programa usado para testar outros programas). 

Muitos DEVs até preferem usar editores de código mais simples, pois eles usam menos memória, mas os IDEs são mais completos e oferecem tudo à mão, evitando que o desenvolvedor fique procurando recursos em outras plataformas ou tenha que refazer coisas simples. 

Na maioria das vezes, os IDEs dão suporte a várias linguagens diferentes. No caso, apresentaremos os ambientes mais comuns para escrever códigos em C# dentro da plataforma .NET. Aproveite para lembrar do que se tratam as duas tecnologias. 

Refrescando a memória II: o que é C# e o que é .NET 

Desenvolvida pela Microsoft, C# é uma linguagem de programação orientada a objetos e fortemente tipada (ou seja, linguagens onde a declaração do tipo de variável é obrigatório). 

Sua sintaxe foi baseada na linguagem C++ e inspirada em elementos de outros idiomas, como Object Pascal, Java, C, Smalltalk, Delphi e VB.

Originalmente, a linguagem se chamava COOL (C-like Object Oriented Language), quando começou a ser criada em 1999 na Microsoft. Mas no seu lançamento, em 2000, ela foi batizada de C#.  

LEIA TAMBÉM 

Conheça os melhores IDEs para JavaScript Developers

Dois anos depois era lançado o framework .NET, também da Microsoft. Ele é uma plataforma que serve de base para várias linguagens de programação. Assim, quando o DEV usá-la, não é preciso mudar bibliotecas nem APIs. Basta estudar a linguagem em si, sem se preocupar com a migração de outros recursos. 

Hoje (até a divulgação deste artigo), C# está na versão 11, lançada em novembro de 2022, enquanto .NET chega às versões 3.5 e 4.8.1, lançadas em fevereiro de 2023. Mas o desenvolvedor pode ficar tranquilo para esclarecer suas dúvidas, pois há uma ampla e atuante comunidade para ajudar os juninhos. 

IDEs para desenvolvedores C# .NET 

Além de dominar a linguagem e a plataforma, veja os IDEs mais utilizados por desenvolvedores da área. 

Visual Studio

Começamos nossa lista de sugestões de IDEs para desenvolvedores C# .NET com a ferramenta mais famosa para este perfil. É o Visual Studio. Ele foi criado em 1997 pela Microsoft, antes mesmo do lançamento de C# e de .NET. 

A versão é paga. Mas os DEVs interessados em mergulhar nesta ferramenta também podem usar a versão gratuita encontrada com o nome de Visual Studio Community. 

Entre as características do Visual Studio estão: 

  • Oferece recursos avançados;
  • Dá suporte a várias linguagens (C, C++ e F#) e a outros frameworks (.NET e ASP.NET); 
  • Suportado pelo Windows e macOS.

Visual Studio Code

O Visual Studio Code ou VS Code também é desenvolvido pela Microsoft, sendo um editor de código que, muitas vezes, é citado como um IDE. 

Ele é open-source. Sua interface gráfica é personalizável e suporta várias linguagens, além de possuir depuração, integração com versionamento e uma grande variedade de plugins. Além de Windows, ele também pode ser usado em Linux. 

Rider 

Rider foi lançado em 2017 pela Jetbrains para atender, especialmente, os desenvolvedores C# .NET. 

Sua interface gráfica é bastante intuitiva, com recursos avançados, suporte a vários frameworks da plataforma .NET, refatoração, depuração e integração com versionamento. 

O IDE é pago, mas há versão gratuita, mais limitada, para uso acadêmico. Além disso, pode ser usado para criar aplicativos móveis com Xamarin, aplicações web (com ASP.NET e ASP.NET Core), jogos com Unity, entre outros. Outro benefício é que ela pode ser usada em várias multiplataformas. 

MonoDevelop

Entre os IDEs para desenvolvedores C# .NET, temos o MonoDevelop. Ele permite fazer as mesmas ações do Visual Studio da Microsoft, mas é open-source e é compatível com Linux. 

O recurso foi desenvolvido em 2003 pelo projeto Mono. Hoje ele é distribuído com a licença GNU General Public License. Entre os seus benefícios estão o suporte a linguagens, como C#, C, C++, JavaScript, Objective C, Visual Basic .NET e MSIL. 

Conclusão 

Os IDEs para desenvolvedores C# .NET possuem recursos parecidos, embora alguns deles possam ser usados com outras plataformas e ampliem a sua utilização para aplicações mobile. 

Você já é desenvolvedor C# .NET? Então, aproveite para criar seu cadastro na Coodesh e realizar os testes disponíveis na plataforma, com direito a certificado (dependendo do desempenho). Além disso, você pode participar do banco de talentos e ser encontrado pelas empresas que buscam developers validados. 

Clique aqui para criar seu cadastro.

o que é TDD

O que é TDD?

o que é SQLite

O que é SQLite?