É importante saber o que é Svelte.js na programação de websites. Por isso, o Dicionário Tech da Coodesh traz o termo que está muito presente no dia a dia do desenvolvedor Front-end. Confira neste conteúdo o que é esta tecnologia tão recente, quem a criou, como se aplica e quais empresas utilizam.
Primeiramente, é bom lembrar que o trio de frameworks mais usados em JavaScript são React.js, Vue.js e Angular. No entanto, a partir de 2016 surgiu o Svelte.js, que não é bem um framework, mas tem recursos parecidos.
Dessa forma, o desenvolvedor que busca agilidade e eficiência na criação de páginas dinâmicas e, além do mais, que deseja aprimorar seu currículo com as novidades da família JavaScript, não pode deixar de acompanhar o que é Svelte.js.
Como surgiu?
Para você que deseja saber o que é Svelte.js é bom frisar que essa é uma tecnologia bastante recente, mas que vem conquistando os desenvolvedores do globo.
Essa abordagem foi criada pelo desenvolvedor Rich Harris que precisava de uma solução mais rápida e leve em seus projetos de design gráfico do jornal The New York Times.
Assim, a primeira versão foi lançada em 2016. Confira a evolução:
- Svelte 1: escrita em JavaScript e lançada em 29 de novembro de 2016;
- Svelte 2: lançada em 19 de abril de 2018;
- Svelte 3: escrita em TypeScript e lançada em 21 de abril de 2019.
Como funciona?
Na maioria dos frameworks, como React e Vue, você executa o código no navegador. No entanto, com Svelte é diferente. Você instala o repositório na máquina e escreve o código. O compilador faz o resto. Portanto, o código Svelte é compilado em JavaScript antes de chegar ao navegador.
Assim, o Svelte interpreta os arquivos “.svelte” retornando com JavaScript puro sem depender de um framework. Nesse sentido, ele não utiliza o DOM virtual, mas sim o real, possibilitando que você escreva códigos de aplicativos com ótimo desempenho.
Quais as vantagens?
Saber o que é Svelte.js e utilizá-lo no desenvolvimento de aplicações web significa um ganho de tempo e de qualidade nas entregas da pessoa desenvolvedora. Veja algumas das principais vantagens dessa tecnologia.
- Mais rapidez no desenvolvimento;
- Simplicidade da sua sintaxe;
- Escrever menos código;
- Maior velocidade de execução, pois trabalha diretamente com o DOM real;
- Maior facilidade no gerenciamento de estados.
E por essas e outras vantagens que o Svelte.js está liderando a lista de preferências dos desenvolvedores. Segundo a pesquisa State of JavaScript de 2020, entre os frameworks mais adorados pelos desenvolvedores JavaScript estão (na ordem):
- Svelte: 89%;
- React: 88%;
- Vue: 85%.
Quem utiliza Svelte?
Como citamos, Svelte.js foi criado no jornal The New York Times. Ainda hoje, ele é um recurso utilizado no desenvolvimento de aplicativos, como o Mapa Covid.
Mas há outras companhias que já se renderam ao que é Svelte, como:
- Apple;
- Bloomberg;
- Brave;
- Facebook;
- Ikea;
- Rakuten;
- Reuters;
- Spotify;
- Square.
Conclusão
Quer saber mais sobre o que é Svelte.js e como tirar suas principais dúvidas? Aproveite para ler a documentação e participar da comunidade brasileira.
Agora, aproveite para tirar suas dúvidas sobre os conceitos por trás dos principais termos usados no mundo DEV acessando o Dicionário Tech da Coodesh.
Somos uma plataforma de code assessment e validamos o perfil de desenvolvedores para as oportunidades de emprego nas melhores empresas do Brasil e de outros países.
Confira aqui como fazer o seu cadastro free e começar sua jornada.