6 ideias de ações de endomarketing para o trabalho remoto

ações de endomarketing

Ações de endomarketing são bastante utilizadas pelas empresas com um único propósito: engajar colaboradores. Até 2020, a gestão de pessoas sabia como fazer isso com maestria. 

No entanto, com o advento da pandemia, o setor de Recursos Humanos precisou se reinventar e usar a criatividade para fazer o mesmo, porém de outra maneira. 

Não entendeu? Continue a leitura deste artigo e descubra como promover ações de endomarketing que realmente funcionem no trabalho remoto. 

Inspire-se com essas 6 ideias, use a criatividade e desenvolva suas próprias iniciativas, alinhadas ao perfil da empresa e dos colaboradores. 

O conceito de endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de gestão utilizada pelas empresas para engajar as equipes. O objetivo final das ações de endomarketing é aumentar a produtividade dos colaboradores

O papel dessa ferramenta é vender a imagem da empresa internamente, além de seus produtos e serviços. Como resultado, os funcionários atuam como divulgadores da marca, pois o endomarketing usa estratégias do marketing para esse fim.

A principal característica do endomarketing é ter um caráter comercial, pois trata seu público interno como cliente. Sendo assim, ao acreditarem na marca, no produto e na empresa, eles “vestem a camiseta” e defendem o que a organização realiza. 

Por que é importante manter a motivação dos colaboradores mesmo durante o home office?

Já sabemos que exemplos de endomarketing são fundamentais para manter o engajamento e aumentar a produtividade das equipes. E fazer isso é relativamente fácil quando estamos em nosso “habitat”: a empresa.

No entanto, no meio do caminho, as organizações se depararam com uma pandemia que afetou drasticamente nossa vida particular e profissional. 

A partir de 2020, o modo de trabalhar mudou, deixamos os escritórios e passamos a cumprir nossas demandas de casa, isolados socialmente, como prevenção à Covid-19. Ademais, o home office trouxe desafios. 

Como conciliar vida pessoal e profissional em casa, junto aos filhos, com interferências externas e acomodações precárias? Como lidar com a dificuldade de criar uma rotina que desse conta do estresse e da ansiedade diante do isolamento?

É nesse contexto que a gestão de pessoas entra em ação para manter os colaboradores motivados e engajados, mesmo a distância. Mas o endomarketing não é importante apenas para a motivação e o engajamento.

A saúde mental dos colaboradores também exigiu atenção das empresas. Um estudo americano sobre o assunto, realizado em 2020, apontou que a possibilidade de desenvolvermos doenças mentais graves aumentou 8 vezes, em relação a 2018. 

Sendo assim, manter o profissional motivado e engajado é também uma questão de saúde. A seguir, elencamos 6 ações de endomarketing para inspirar e executar. 

6 ideias de endomarketing para aplicação no trabalho remoto

A Sólides sempre defende a importância do RH humanizado, da conexão entre pessoas e nos preocupamos em promover o bem-estar entre os colaboradores. Mas o grande desafio é manter o engajamento durante o trabalho remoto. 

Para isso, temos o endomarketing, a estratégia mais adequada para motivar os profissionais da sua empresa. Especialmente quando o home office e o sistema híbrido de trabalho se tornaram regra nas empresas. 

Agora, confira 6 ações de endomarketing para aplicar durante o trabalho remoto e manter seus colaboradores motivados, engajados e informados, mesmo longe do escritório. 

1. Não perca o contato com seus colaboradores

Trabalhar remotamente não significa estar sozinho. É muito importante que a empresa mantenha o contato com os colaboradores. Nesse sentido, uma ação simples, mas muito eficaz, foi a iniciativa da Marilan

O CEO da empresa de alimentos fez videochamadas com membros da equipe. Além de motivar os funcionários, a atitude do presidente demonstrou preocupação e empatia no período mais difícil da pandemia. Ao contatar seu time, a Marilan demonstrou acolhimento e criou proximidade com seus colaboradores. 

2. Não deixe as comemorações caírem no esquecimento

O trabalho remoto não pode ser pretexto para deixar de comemorar ocasiões importantes para a empresa. Aniversário de colaborador, tempo de casa, datas especiais, aposentadorias, novas contratações, não importa. 

As celebrações devem continuar, basta adaptá-las. Para tanto, a gestão de pessoas pode fazer chamadas em vídeo, enviar cartões de aniversário ou presentear seu time

3. Faça um mural de elogios

O objetivo desta ação é incentivar os feedbacks. Simples de realizar, o mural de elogios virtual torna-se um espaço para reconhecimento público entre colegas. Esse ambiente online pode agregar fotos e vídeos também. 

A participação de líderes, gestores e CEOs serve como exemplo e aumenta a conexão, criando um cenário de autoestima e confiança na equipe. 

4. Incluir os filhos do colaborador

Além de enfrentar o home office, muitos pais precisam lidar com os filhos em casa, pois algumas escolas optaram pelo estudo remoto. Nesse sentido, equilibrar a dupla jornada entre trabalho e atenção às crianças pode ser um desafio a mais. 

Uma ação interessante é incluir os pequenos nas tarefas cotidianas dos colaboradores. A Rede D’Or São Luiz, por exemplo, teve a iniciativa de promover as crianças a parceiros de home office

Para tanto, o centro de saúde providenciou crachás com fotos e um convite para fazerem parte da equipe. Uma ótima alternativa para fazer os filhos compreenderem a necessidade dos pais trabalharem em casa. 

5. Criar um espaço coletivo de descontração

As empresas já estavam incentivando ambientes de lazer no trabalho, isso não é novidade. Esses espaços compartilhados promoviam o relaxamento e a interação entre as equipes, para aliviar o estresse cotidiano.

Entre as ações de endomarketing para realizar durante o home office estão os espaços coletivos de descontração. Mesmo virtualmente, é possível:

  • realizar campeonatos de xadrez, videogame ou outros jogos;
  • fazer um clube de leitura e discutir as obras entre os colegas;
  • indicar filmes e séries;
  • criar um grupo off para compartilhar memes, músicas e coisas interessantes;
  • fazer um happy hour (virtual) semanal para jogar conversa fora.  

6. Cuide da saúde mental dos colaboradores

O trabalho remoto tem suas vantagens, mas também apresenta desafios. E a qualquer momento essa conta será cobrada. Nesse sentido, preservar o bem-estar e a saúde física e mental dos profissionais que trabalham para a sua empresa é fundamental. 

Ações de endomarketing eficientes para esses casos são palestras com especialistas, dicas de autocuidado, meditação, yoga ou apenas um canal para estabelecer um diálogo empático com algum setor do RH fará a diferença. 

Gostou desse conteúdo? Acesse o RH Portal, inscreva-se e tenha acesso gratuito a conteúdos exclusivos. Somos especialistas em falar sobre Gestão de Pessoas. 

Seja membro da maior comunidade de RH do Brasil. 

o que é svelte.js

O que é Svelte.js?

quanto ganha desenvolvedor front-end

Quanto ganha um desenvolvedor Front-end?