Interview as a Service (IaaS) é uma maneira que as empresas encontraram para garantir agilidade e precisão na contratação e avaliação de funcionários. É uma inovação no RH que se mostra como uma forte tendência nas startups e scale-ups que enfrentam desafios na formação e ampliação de times tech. Como usar, quais os benefícios e em qual momento adotar em sua empresa? Saiba neste conteúdo.
O ambiente de startups e scale-ups tem crescimento rápido. Uma empresa com um time enxuto precisa ampliar a equipe em um curto espaço de tempo com mão de obra qualificada. Pinçar esses profissionais no mercado não é tão fácil. Muitos deles já estão empregados e nem sempre os que estão “open to work” têm as habilidades desejadas.
Paralelamente, a equipe de recrutamento não tem o conhecimento técnico necessário para fazer a triagem e a seleção dos candidatos ideais. As lideranças técnicas, por sua vez, não têm tempo disponível para conduzir as entrevistas.
Esse impasse, porém, é resolvido com plataformas de Interview as a Service que se aprimoram em suas soluções tecnológicas para atender essa dor das empresas de tecnologia. Elas seguem as tendências mundiais para ser o braço direito das empresas que precisam contratar rápido e contratar bem.
O que é o conceito de Interview as a service (IaaS)?
Interview as a Service significa Entrevista como Serviço. Ele é um conceito ou modelo de negócio que fornece às empresas uma plataforma ou serviço para terceirizar processos ligados às entrevistas de candidatos a vagas de emprego na área de tecnologia. Por exemplo, se a sua empresa vai contratar um desenvolvedor de software, a plataforma de IaaS realiza todo o processo, com as devidas etapas, desde a avaliação técnica à análise comportamental dos candidatos.
Os resultados são entregues à liderança técnica ou gestor de pessoas, que decide qual talento contratar. Tudo isso é acompanhado, monitorado e customizado para que a empresa tenha subsídios para escolher os profissionais mais alinhados às vagas. Como a empresa terceirizada se dedica apenas a isso e é especializada, ela consegue pensar em todos os gargalos do processo, implantando e ajustando soluções para encontrar talentos que realmente correspondam às expectativas do cliente.
Contudo, no processo tradicional, uma startup que precisa escalar aumentando a sua equipe, vai realizar o recrutamento convencional, sozinha. Ela vai anunciar a vaga em canais não aderentes, como redes sociais, pedir indicações a funcionários e pessoas próximas, analisar apenas o currículo, fazer uma entrevista genérica e superficial, encerrando o processo com contratações de qualidade duvidosa. Nesse cenário, há um clima de incertezas e insegurança, pois não se sabe a capacidade de entrega do profissional. É por isso que a taxa de retenção é baixa e a de turnover é alta nessas empresas baseadas em modelos tradicionais de recrutamento.
Como funciona o modelo de Interview as a Service?
O modelo de IaaS permite a aplicação presencial e online. Nos dois casos, o primeiro passo é entender as necessidades da empresa. Quais profissionais ela precisa contratar? Quais habilidades eles devem apresentar? Qual é o nível de senioridade desejado nos candidatos?
Depois disso, parte-se para a estrutura das entrevistas e testes. Quais são mais indicados? O que a empresa pretende avaliar? Quais habilidades são indispensáveis para as posições em aberto?
Com o mapeamento em mãos, parte-se para a execução. A partir daí, podem ser feitos testes, entrevistas, projetos técnicos, produção textual ou produção em vídeo. Depois disso, é feita a análise dos resultados. Os mais bem colocados são apresentados à empresa, que decide quais deles contratar.
LEIA TAMBÉM
Conheça testes online para recrutamento e mapeamento de habilidades
Ainda estão integrados neste processo a entrevista de fit cultural e os testes psicológicos que identificam as soft skills desses candidatos. Afinal, isso representa uma fatia de peso na construção do perfil ideal do futuro colaborador da empresa. Valores pessoais incompatíveis com os da empresa, por exemplo, podem descartar um candidato que possui as qualificações técnicas desejadas.
Um fato importante para acrescentar é que todo esse processo pode ser feito de forma remota, em plataformas online e customizadas. Basta que o responsável pela abertura da vaga crie seu cadastro de usuário no sistema, selecione a forma de avaliação, configure os testes mais necessários, convide o candidato a responder, analise os resultados e tome uma decisão fundamentada no desempenho de cada um.
A Coodesh, por exemplo, permite criar testes customizados e usar ferramentas antifraude nas respostas, revelando se o candidato “colou” a resposta de algum site ou se saiu da tela de respostas para consultar outras fontes. Além disso, possibilita comparar os desempenhos dos candidatos de forma automatizada.
Benefícios do Interview as a Service
Será que vale a pena investir nesse serviço? Veja os benefícios que ele pode trazer às empresas.
Precisão técnica
Os candidatos são avaliados por especialistas em sua área. Além disso, os testes são direcionados. Por exemplo, se você quer contratar um desenvolvedor Java, as perguntas serão cirúrgicas, desenvolvidas para extrair o real conhecimento dos candidatos.
Economia de tempo
O tempo dispensado no recrutamento é utilizado da melhor maneira, pois o processo é projetado para avaliar o maior número de pessoas em menos tempo. Não se perde tempo com entrevistas demoradas e presenciais que terão pouca influência no resultado do recrutamento.
Imparcialidade
Os vieses são eliminados, pois o processo é objetivo. O método não inclui informações pessoais, ou seja, não importa se a pessoa é homem ou mulher, se estudou em determinada faculdade ou se é determinada etnia. Assim, abre-se a oportunidade de um recrutamento inclusivo. Se a vaga é afirmativa, o IaaS também pode ser aplicado da mesma forma.
Escalabilidade
O Interview as a Service permite a escalabilidade, ou seja, avaliar muitos candidatos ao mesmo tempo, otimizando o tempo do recrutamento. Se a startup está virando scale-up, ela precisa de processos ágeis e assertivos como são as entrevistas com essas ferramentas. Os recursos são dimensionados, permitindo assim resultados eficazes.
Flexibilidade geográfica
Uma plataforma online de IaaS possibilita avaliar candidatos de qualquer estado brasileiro e de fora do país para vagas remotas. Mas se a vaga é híbrida ou presencial, o serviço continua sendo útil, pois permite que o candidato seja avaliado do conforto de sua casa ou de um espaço de coworking.
Proteção de dados
A proteção de dados sensíveis é uma preocupação no RH. Plataformas de Interview as a Service seguem as normas de proteção de dados dos seus países de origem. No Brasil, por exemplo, há a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que define como as informações podem ser utilizadas.
Integrações automatizadas
As plataformas permitem integrações de API para automação, facilitando o manuseio da empresa, que não precisa abrir várias telas no computador, entrando e saindo de várias plataformas. Portanto, os fluxos são simplificados.
Essas são apenas algumas das vantagens de poder contar com um serviço de IaaS, mas também é preciso lembrar que, com o recrutamento otimizado, aumentam as chances de ter uma equipe de alta performance. Assim, os resultados são mais previsíveis, dando mais segurança para investir.
Quando usar o modelo Interview as a Service?
Será que esse conceito funciona bem para qualquer empresa e em qualquer momento dela? A resposta é sim, mas há ocasiões em que ele é mais indicado. Veja quais são essas situações.
Processo de contratação em massa
Suponha que sua startup recebeu um grande investimento externo ou lançou um novo produto promissor no mercado. A necessidade de ampliar a equipe em pouco tempo é muito clara. Nesse sentido, para não errar na contratação em massa, a Interview as a Service é um facilitador. Isso porque o processo é automatizado, os métodos servem à análise coletiva de candidatos e permitem a avaliação em larga escala, mas sem deixar de lado a avaliação humana, especialmente nas etapas mais decisivas antes das contratações.
Necessidade de avaliações técnicas especializadas
Pensando na fase de pós-contratação, quando o time já está formado, o gestor se vê necessitado em avaliar o nível da equipe. Como saber o grau de conhecimento em determinada habilidade, que é estratégica para o setor? Certamente, é com a aplicação de avaliações estruturadas e específicas. Nesse sentido, uma plataforma de Interview as a Service também é muito útil. Isso porque é possível avaliar cada funcionário individualmente e ainda ter um mapa do nível de competência da equipe.
Ganhos de eficiência em empresas pequenas
Mas será que o modelo de IaaS funciona para pequenas empresas e startups que estão se lançando no mercado agora? Certamente, ele é recomendado para esse momento, pois aumenta a eficiência do negócio com profissionais contratados com as habilidades específicas para o cargo que se almeja preencher. Além disso, empresas como a Coodesh têm soluções voltadas para um quadro mais enxuto de funcionários. Sendo assim, não existe um porte mínimo de empresa para receber essa estratégia.
Portanto, tanto scale-ups em fase de consolidação quanto empresas globais podem usar essa solução no dia a dia do RH.
Importância do olhar especializado nas entrevistas técnicas
Entrevistas técnicas conduzidas por especialistas da área ajudam a selecionar os profissionais mais qualificados. Imagine que sem um olhar técnico, o entrevistador com conhecimento genérico sobre o assunto não saberá como conduzir a entrevista.
Além disso, há candidatos que se deixam tomar pelo nervosismo da avaliação e não entregam todo seu potencial na entrevista. Sendo assim, acabam perdendo a vaga para profissionais menos capacitados, mas com melhor retórica.
A entrevista especializada também conta com recursos extras. Um RH tradicional não dispõe das mesmas ferramentas de uma plataforma de IaaS. A Coodesh, por exemplo, tem integração com outras soluções de assessments técnico, como de análise de perfil comportamental. Assim, o recrutador mantém sua autonomia sobre o processo de avaliação, porém, com as soluções de uma plataforma especializada.
Como implementar o Interview as a Service na sua empresa
Depois de ver o que é, como funciona e quais as vantagens desse sistema, você pode estar pensando em como implantar na sua empresa. É claro que pequenas mudanças, como essa, podem gerar receios iniciais. Mas, de modo geral, o time do RH acaba se adaptando e interagindo com plataformas de IaaS sem maiores barreiras.
O primeiro passo é escolher uma boa empresa parceira nessa implantação. Portanto, faça uma pesquisa prévia, participe de uma reunião, confira como o provedor do serviço atende às necessidades específicas da sua empresa e faça um teste com a sua equipe.
Verifique também como é feita a integração do IaaS com outros fluxos, como o de sistemas de ATS (Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos), que também auxilia as empresas no processo de recrutamento.
Além de tudo, você, como gestor da empresa não pode se esquecer que está terceirizando o serviço, mas que ainda tem responsabilidades sobre os resultados. Nesse sentido, é interessante que você cobre a plataforma de IaaS quanto aos ajustes necessários, com monitoramento de dados e resultados.
Conclusão
Como você percebeu, o modelo de Interview as a Service possibilita encontrar os melhores talentos para compor seus times a partir de uma validação externa, fundamentada em um olhar técnico e especializado sobre a área de atuação do seu futuro colaborador.
Dessa forma, sua empresa ganha uma equipe com alto desempenho, com a expectativa de engajar este funcionário e alcançar melhores resultados globais. Mas para isso é importante contar com um provedor de IaaS com uma solução robusta, que ofereça uma plataforma segura, eficiente e dentro do seu orçamento. Além de tudo, que garanta a sua autonomia e o acompanhamento dos resultados.
A partir disso, verifique se a contratação de uma plataforma de IaaS faz sentido para a sua empresa, considerando o cenário atual e onde você quer chegar no seu planejamento a médio e longo prazo. Que tal explorar as soluções oferecidas pela Coodesh como plataforma de IaaS? Teste grátis aqui.