O que é RH Ágil e como implantar na sua startup?

RH Ágil

O RH Ágil é fruto da evolução da Metodologia Ágil. Ela, por sua vez, se estruturou em 2001 na tecnologia para atender à necessidade de inovação diante do cenário de transformação digital que começava a surgir. Mas, com o tempo, essa filosofia extrapolou o campo da tecnologia e ganhou outros setores, como o de recursos humanos. Por essa razão, o RH Ágil tornou-se uma demanda emergente nas organizações. 

Porém, como entender o RH Ágil, quais as ferramentas de apoio, como mudar as rotinas e como as lideranças podem ajudar nessa evolução? Vejas essas informações neste conteúdo e leve essa discussão para a sua equipe para a futura implantação. 

O que é RH Ágil? 

A Metodologia Ágil aplicada no RH resulta no RH Ágil nas empresas e startups. Portanto, esse novo RH, mais moderno e estratégico, se baseia em pilares como transparência, redes colaborativas, autonomia, valorização das pessoas, flexibilidade às inovações e comprometimento. 

Basicamente, ele preserva os fundamentos da filosofia ágil que foram aplicados na tecnologia, só que dentro do contexto de recursos humanos. 

Portanto, esse novo olhar valoriza o engajamento do trabalhador, estimulando o seu desenvolvimento. Além disso, foca na autonomia como um fator de empoderamento do colaborador. 

Desse modo, o RH promove a formação de lideranças que deixam de apenas delegar e supervisionar. Elas saem desse ciclo com atitudes que estimulam os funcionários a tomarem decisões assertivas, serem mais proativos e protagonistas dentro de suas carreiras e funções. 

Qual é a diferença entre o RH Ágil e o RH Tradicional? 

No novo contexto das empresas, o RH também precisa mudar. Por isso, a filosofia ágil vem para inserir mudanças de atitude e processos nos departamentos, que hoje são focados na gestão de pessoas. Sendo assim, saiba algumas diferenças entre os dois tipos: 

  • RH Tradicional: é mais reativo, supervisiona as atividades, não foca no desenvolvimento do trabalhador, restringe ou filtra as informações da corporação e, por último, não desenvolve o protagonismo. 
  • RH Ágil: é proativo, pois trabalha valorizando funcionários com iniciativas próprias para resolver problemas. Além disso, coloca as pessoas em primeiro lugar, estimula uma liderança mais transparente, foca na adaptabilidade, desenvolve ações para inspirar seus colaboradores, entre outros itens. 

Dentro desse contexto, o pensamento ágil tende a crescer nas startups, pois elas estão em constante inovação. Para isso, como o foco está nas pessoas (internas e externas), é interessante adotar a metodologia para obter, no futuro, melhores resultados. Entre eles estão a retenção de talentos e o crescimento dos resultados da empresa a partir de funcionários mais engajados. 

O que são metodologias ágeis? 

Como apresentado anteriormente, a Metodologia Ágil se baseou em práticas que já estavam sendo desenvolvidas no século 20 e ganharam corpo no século 21, especialmente na tecnologia.

Portanto, um grupo de pessoas se reuniu e escreveu o Manifesto Ágil que, mais tarde, abrangeu várias metodologias. 

Em seu DNA, a Metodologia Ágil traz fundamentos como a cultura de feedback, a adaptabilidade às mudanças, a autonomia das pessoas e dos times, a redução da carga manual de trabalhos e a valorização da digitalização. 

Uma das principais características, no entanto, é o ciclo de tarefas curtas através de sprints. Sendo assim, o trabalho não precisa estar completo para ser considerado concluído. 

As tarefas são divididas, feitas e entregues, recebendo os devidos feedbacks e ajustes necessários, otimizando assim o tempo de execução. 

E isso funciona bem graças à formatação do trabalho em squads, que são pequenas equipes formadas por pessoas de diferentes áreas que atuam em conjunto para promover a troca de experiências e opiniões.

E qual é o papel do RH dentro dessa filosofia? Como o Agile é focado em pessoas, e o RH lida com pessoas, ele tem a missão de transportar essa visão para dentro da organização começando pelo recrutamento, passando para o onboarding e acompanhando todo o ciclo de vida do colaborador dentro da startup. 

Quais as principais metodologias que podem ser aplicadas no RH? 

Para formatar melhor esses conceitos, diferentes metodologias foram abraçadas por essa filosofia. Acompanhe algumas delas abaixo. 

Kanban 

No final dos anos 40, a Toyota estabeleceu o modelo “Just in time” em suas fábricas para reduzir despesas e otimizar a produção. 

O método consistia originalmente em produzir sob demanda, evitando assim produtos parados no estoque. 

Seu principal objetivo é criar mais valor para o cliente, agindo conforme as necessidades do mercado. 

Scrum 

O Scrum estimula o trabalho em equipe. Com times multidisciplinares, as pessoas aprendem com a troca de experiências, além de refletirem sobre os erros e acertos da empresa. 

Portanto, um conjunto de ações, ferramentas e práticas são adotadas para promover a integração entre os setores da empresa. 

Agile 

O método ágil ou Agile foca no planejamento, com entregas curtas, auto-organização, flexibilidade e rapidez, visando sempre as melhorias contínuas. 

Portanto, ele é diferente do antigo modelo “Cascata”, que executava o projeto do começo ao fim para depois apresentá-lo ao cliente ou gestor. 

Design Sprint 

O Design Sprint também é baseado em projetos com a colaboração do time envolvido, entregas curtas, feedback, análise, ajustes e reapresentação ao mercado. 

Assim, não é preciso esperar todas as etapas do desenvolvimento de uma atualização ou de um novo produto para verificar a reação das pessoas. 

Com o devido planejamento, prototipação e validação, o produto é criado em menos tempo e com a possibilidade de ser melhor aceito. 

Como implementar o RH Ágil? 

Com o resumo dessas metodologias acima, fica mais fácil identificar quais conceitos adotar no RH Ágil da sua empresa ou startup. 

Mas trazemos aqui uma relação dos principais pilares e etapas para começar a implantar a filosofia de RH Ágil na sua startup. Confira! 

Forme equipes multidisciplinares 

O RH Ágil e os líderes devem estimular a formação de equipes multidisciplinares em squads. Com a diversidade e a pluralidade, os processos só têm a ganhar, pois reúnem a contribuição de pessoas com diferentes visões.  

Fomente a cultura de feedback 

O RH Ágil foca em pessoas, por isso, o desenvolvimento delas também está neste campo de atuação. O feedback é inserido nas tarefas do dia a dia, nas avaliações internas e na sustentação dos planos de desenvolvimento individual. Cabe ao RH trabalhar para que lideranças e colaboradores aprendam a dar e a receber feedbacks estruturados. 

Tenha líderes mentores 

O líder também exerce o papel de mentor, auxiliando os membros do seu time a desenvolverem-se a partir do seu desempenho, do seu histórico e das suas habilidades. Portanto, com o olhar treinado, o líder pode verificar como mentorear cada pessoa da equipe para dar o seu melhor. 

Mindset de desenvolvimento 

A equipe do RH Ágil deve trabalhar com o olhar voltado para o crescimento de cada funcionário na startup. Por isso, reuniões one-a-one, treinamentos, palestras e projetos de talentos na equipe devem ser incentivados. 

Abraçar a estratégia 

Para que essas ações tenham resultados positivos é necessário que o RH abrace essa estratégia, migrando de verdade do RH Tradicional para o Ágil. Portanto, mais do que nunca, é importante apostar nessa mentalidade e compreendê-la em todas as suas particularidades. 

Mapear processos 

Além de abraçar a estratégia, é essencial entender que a mudança não ocorre da noite para o dia. Mas com um monitoramento constante, é mais fácil identificar os reflexos da filosofia ágil dentro da startup. Desse modo, não pule etapas, acompanhe os colaboradores, estude sobre o tema e esclareça dúvidas dos envolvidos. 

Como usar a Coodesh na estratégia de RH Ágil? 

Agora que você já viu o que é e qual é a importância do RH Ágil, vamos falar sobre como a Coodesh pode contribuir com o sucesso da sua estratégia. 

Mas o que é a Coodesh? Ela é uma plataforma de recrutamento tech. A empresa se inscreve gratuitamente no site e começa a utilizar os serviços gratuitos do site. Entre eles está a criação do perfil, a divulgação de vagas remotas para desenvolvedores e outros profissionais de tecnologia e, finalmente, a gestão de candidaturas recebidas. 

Tudo isso sem precisar sair da plataforma. A partir da demanda da empresa, pode-se avançar para os planos pagos que contam com o suporte dos recrutadores especialistas da Coodesh, teste comportamental e testes técnicos. 

Como você viu neste conteúdo, o RH Ágil é focado em pessoas. Por isso, o recrutamento é uma etapa decisiva das estratégias futuras de People Growth. À medida que o tech recruiter faz um processo seletivo estruturado, conhecendo as hard e soft skills das pessoas candidatas, a chance de encontrar pessoas mais alinhadas à cultura da empresa, que preza pela Metodologia Ágil, é muito maior. 

Para você ter uma ideia, a Coodesh realiza testes comportamental e técnicos na sua plataforma para entregar às empresas, candidatos que já estão validados, ou seja, que já passaram por um filtro inicial. 

Além disso, o produto da Coodesh é pensado do ponto de vista das necessidades das startups, que buscam formar times mais robustos para enfrentar a competitividade no mercado atual.  

Fluxos automatizados 

E como o RH Ágil e a transformação digital formam uma bela dupla, a Coodesh também pode contribuir para que você, como tech recruiter, possa automatizar processos que antes eram manuais e gastavam muito tempo da equipe. 

Com a plataforma de recrutamento técnico on-line, todos os processos são concentrados em um único canal, agilizando o recrutamento e fazendo com que você encontre o talento desejado em menos tempo. 

Conclusão

Como você pode perceber, o RH Ágil é a tendência para os próximos anos nas empresas e startups que têm a inovação como diretriz. 

Mas antes de implantá-lo é preciso compreender o conceito, o seu contexto e o seu papel na startup. Além disso, é muito importante adotar a filosofia ágil em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, começando por um recrutamento bem feito. Nesse sentido, a Coodesh pode lhe ajudar.

Cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

testes para desenvolvedores júnior

Veja como sua empresa pode aplicar testes para desenvolvedores Júnior

como organizar a rotina na área tech

Como organizar a rotina na área tech?