Desvendando a importância das soft skills no mercado de trabalho

importância das soft skills

Como analista de RH, você deve conhecer a importância das soft skill no mercado de trabalho. Elas são essenciais para agregar resultados às empresas, tanto para diminuir a rotatividade quanto para aumentar a produtividade.

Para isso, a Gestão de Pessoas tem à disposição diversas ferramentas específicas para identificar e mensurar competências. No entanto, antes de aplicá-las, é fundamental saber o que são soft skills, como desenvolvê-las e quais são as habilidades mais valorizadas pelas empresas. Boa leitura!

O que são soft skills?

O termo em inglês significa “habilidades flexíveis” (em tradução livre). Trata-se de competências emocionais, sociais e comportamentais não necessariamente adquiridas com estudo ou formação, mas desenvolvidas ao longo do tempo, em diferentes tipos de profissões. 

Elas surgem nas vivências e experiências pessoais, tornando o indivíduo mais preparado para se relacionar e enfrentar obstáculos com praticidade, eficiência e resiliência.

As soft skills estão representadas em habilidades interpessoais que permitem o relacionamento com as outras pessoas sem causar conflitos desnecessários. Ainda, ao desenvolvê-las, conseguimos trabalhar sob pressão e nos adaptar a situações novas. 

Facilidade de interagir com pessoas, empatia, liderança, boa capacidade de comunicação, resolução de problemas, gestão de tempo e criatividade são exemplos de soft skills. 

Quais as soft skills mais valorizadas?

As empresas conseguem identificar quais habilidades emocionais, sociais e comportamentais são mais importantes para o tipo de negócio e para a cultura organizacional. A seguir, destacamos as soft skills mais procuradas e valorizadas pelos empregadores.

Liderança

Mesmo que a vaga não seja para cargo de liderança, o empregador deseja saber se o colaborador consegue gerenciar situações, resolver problemas, inspirar e engajar pessoas quando necessário. Por isso, a liderança é indispensável em funções passíveis de promoção

Trabalho em equipe

É uma habilidade que promove crescimento individual e coletivo, melhorando a produtividade e a eficiência. O trabalho em equipe gera sinergia, auxilia na divisão de tarefas e na resolução de problemas. Como resultado, a satisfação no ambiente corporativo aumenta, tornando-o positivo e saudável.

Proatividade

Profissionais que não dependem de terceiros para realizarem seu trabalho ou não precisam de estímulos externos para alcançar objetivos são bem-vistos pelas empresas. Essas pessoas são automotivadas a prosseguir, independente das condições adversas. 

Comunicação

A comunicação interpessoal, por telefone ou e-mail, é fundamental em todos os setores de uma organização. Ela serve para o relacionamento com clientes, colegas, chefes, subordinados, fornecedores e demais atores externos. 

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro gera oportunidade de crescimento na carreira, sendo muito valorizada pelas organizações. Afinal, profissionais empáticos elevam o clima organizacional e contribuem para o engajamento geral da equipe

Pensamento crítico

A habilidade de pensar e questionar é muito requisitada nas empresas. Não importa o segmento nem o porte, as companhias esperam contar com colaboradores capazes de analisar situações e encontrar soluções

Flexibilidade

As empresas passam por mudanças constantes e o empregador precisa de pessoas capazes de se adaptar facilmente. Sendo assim, a flexibilidade é uma soft skill vista como diferencial no momento da contratação.

Ética profissional

Pessoas com ética no trabalho costumam concluir prazos, manter o foco e se comunicar com responsabilidade. Colaboradores com essa soft skill conseguem trabalhar de forma independente ou seguindo instruções. Lembrando que ética não se ensina, a pessoa tem ou não tem.

Escuta ativa

Comunicar-se bem significa saber falar e ouvir. As empresas almejam por profissionais habilidosos em comunicar suas ideias e valores, além de saberem ouvir os outros com empatia. 

Positividade

Trabalhar com pessoas otimistas e positivas faz toda a diferença. Sendo assim, as empresas buscam colaboradores que sejam atenciosos e amigáveis com seus pares, contribuindo para a sinergia do grupo

Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

Para as empresas, as soft skills têm a mesma importância que as hard skills. A afirmação está em um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Vale destacar que as hard skills são competências técnicas encontradas com facilidade no currículo ou comprovadas por certificados. Exemplos são fluência em idiomas e pacote Office, entre outras. 

Na prática, a pesquisa consistia em submeter parte dos empregados de uma fábrica a diferentes ações de desenvolvimento de soft skills, enquanto outra parte não esteve envolvida. Os pesquisadores concluíram que o primeiro grupo se tornou 12% mais produtivo que o segundo. Além disso, o Return on Investiment (ROI) aumentou 256%, considerando fatores como produtividade e turnover. 

Por isso, com base no estudo, entende-se que as soft skills oferecem outras vantagens, entre elas, a qualidade de vida no trabalho, melhora do clima organizacional e qualificação dos processos seletivos. Além de aprimorar as avaliações de desempenho e tornar mais produtivas as ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E). 

Como desenvolver e validar as soft skills?

Por serem subjetivas e não técnicas, as soft skills não costumam ser aprendidas em sala de aula, por exemplo. Nesse sentido, observar pontos fortes e características que precisam melhorar é um bom caminho. Confira dicas para desenvolver competências comportamentais. 

Ofereça treinamentos

No RH Estratégico, a Gestão de Pessoas pode oferecer capacitação contendo, por exemplo, jogos e dinâmicas de grupo para desenvolver competências. Instigue sua equipe a sair da zona de conforto

Proporcione o autoconhecimento

Implementar formas de autoconhecimento é essencial para identificar quais soft skills o colaborador tem e quais precisa desenvolver. Para isso, vale também contar com a opinião de pessoas que trabalham na mesma equipe. 

Dê feedbacks

Ajude os colaboradores na identificação de seus pontos fortes e fracos. Acompanhe a evolução de cada um e mostre resultados por meio de feedbacks pontuais para incentivar o crescimento. 

Identifique referências

É essencial reconhecer profissionais que sejam inspiradores para outros profissionais. Por isso, apresente referências mostrando trajetórias de sucesso para cada colaborador encontrar seu caminho. 

Agora que você já sabe quais são as soft skills mais buscadas pelas empresas e qual a importância delas para o mercado de trabalho, aproveite para aprofundar seus conhecimentos em Recursos Humanos. O RH Portal é focado em RH, DP e Gestão de Pessoas. 

Inscreva-se no RH Portal e faça parte da maior comunidade de conteúdo colaborativo sobre Recursos Humanos da América Latina. 

Aproveite para conhecer as funcionalidades do Coodesh Skills clicando aqui.

O que é LMS e quais as suas vantagens?

o que é ansible

O que é Ansible?