O que é Ansible?

o que é ansible

Afinal, o que é Ansible? A ferramenta open source desenvolvida em meados de 2015 é ideal para facilitar a vida do desenvolvedor. Confira mais detalhes neste conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh. 

Mas antes de tudo, saiba que tempo é tudo na rotina de um desenvolvedor ou DevOps. Por isso, qualquer ferramenta que seja usada para ganhar tempo é bem-vinda. Além disso, como você sabe, a automação caminha junto com as sprints das squads. Sendo assim, conhecer a aplicação de uma ferramenta de automação é um diferencial no currículo. 

Definição 

Ansible é uma ferramenta de automação open source escrita em Python. Ela foi criada para automatizar processos de provisionamento, implantação de aplicações, orquestração, gerenciamento de configurações, entre outros. 

De modo geral, ela pode ser usada em qualquer operação administrativa que antes era realizada manualmente. Imagine que você tem vários servidores, sejam eles locais, em nuvem ou híbridos. Então, você precisa remover um usuário, realizar um deploy ou configurar um novo pacote nas máquinas. 

LEIA TAMBÉM 

O que é Python?

Com o Ansible, você faz isso de uma maneira mais rápida e fácil, sem perder tempo com trabalhos manuais. 

O Ansible foi criado pelo desenvolvedor Michael DeHaan e adquirido pela Red Hat em 2015. Além disso, tem uma ampla comunidade de desenvolvedores que está disposta a ajudar para tirar dúvidas dos iniciantes. 

Funcionamento 

Para utilizar o Ansible, não é preciso ter alto conhecimento em TI. A única exigência é que a máquina tenha Python instalado, já que a ferramenta de automação foi criada nesta linguagem de programação. 

O recurso é conectado ao que você deseja automatizar. Além disso, implementa programas que já estavam sendo usados e que usam módulos já escritos com as configurações de conexão. Logo depois, o Ansible executa esses módulos utilizando o SSH padrão e, depois de terminar a automatização, remove esses módulos, caso seja aplicável. 

Além de tudo, a ferramenta em questão usa uma abordagem agentless para gerenciar as configurações mais importantes, portanto, o profissional tech não precisa instalar um agente de software em seus sistemas a fim de gerenciá-los. 

Playbooks do Ansible 

O Ansible trabalha com um sistema de playbooks. Eles são um conjunto de instruções que orientam sobre como um certo sistema deve ser gerenciado ou configurado. Os playbooks podem ser usados para automatizar tarefas, além de serem compartilhados com outros membros da equipe de operações. 

Os playbooks são escritos em YAML, que é um formato de texto que pode ser usado sem exigir muito conhecimento técnico. Para usá-lo, por exemplo, basta fazer uma alteração em vários servidores. Você precisa apenas escrever um playbook com a alteração desejada e executá-lo para que todos os servidores atualizem as configurações. 

Quer aprender mais sobre Ansible? Consulte a documentação.

Conclusão 

Você leu sobre o que é Ansible, uma ferramenta de automação em TI que é muito útil para agilizar tarefas. Aproveite agora para consultar outros termos do nosso Dicionário Tech. E para se destacar na carreira, participe da nossa comunidade. Crie seu perfil gratuito para ter acesso a vagas para DEVs e realizar testes de validação técnica. 

importância das soft skills

Desvendando a importância das soft skills no mercado de trabalho

desenvolvedor de software

Desenvolvedor de software: guia completo sobre a profissão