Teste de PHP on-line: dicas para avaliar desenvolvedores na sua startup

teste de PHP on-line

O teste de PHP on-line é usado por times de RH para avaliar desenvolvedores e programadores no recrutamento e nas ações de retenção de talentos no pós-contratação. Mas como aplicá-los quando você não é um técnico da área? Veja as dicas deste conteúdo que selecionamos para equipes de RH. 

Mas antes de conferir os tipos de testes, é importante ter uma noção do que é PHP, essa linguagem de programação tão popular entre profissionais de tecnologia. É interessante também conhecer as skills indispensáveis de um talento nesta área. Por último, você precisa saber quais testes práticos são mais eficientes. 

Sobre PHP 

PHP é a sigla de Hypertext Preprocessor ou Pré-Processador de Hipertexto. Trata-se de uma linguagem de programação utilizada para criar páginas web. Apesar disso, funciona em outros ambientes, como na criação de aplicativos para desktop, Internet of Things (Internet das Coisas) e na linha de comando. Saiba mais características:

Open-source (é totalmente gratuita); 

Pode ser embutido no HTML (HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de HiperTexto); 

Lado servidor: o código é executado no servidor web antes de enviar o conteúdo resultante para o navegador do usuário;

Suporte a múltiplas plataformas: compatibilidade com várias plataformas, incluindo Windows, Linux, macOS e outras;

Integração com bancos de dados: possui suporte nativo para uma ampla gama de bancos de dados, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos web que se conectem a sistemas de gerenciamento de banco de dados, como MySQL, PostgreSQL, SQLite, entre outros;

Sintaxe simples: sua sintaxe é semelhante à de outras linguagens de programação, tornando-a relativamente fácil de aprender, especialmente para aqueles que já têm experiência em programação;

Ampla documentação e comunidade ativa: o PHP possui uma extensa documentação oficial e uma comunidade ativa de desenvolvedores que oferecem suporte, tutoriais e recursos on-line.

Suporte a protocolos de rede: ele é capaz de lidar com diversos protocolos de rede, como HTTP, FTP, SMTP, IMAP e outros, o que permite a criação de aplicativos web interativos;

Geração dinâmica de conteúdo: uma das principais forças do PHP é sua capacidade de gerar conteúdo dinâmico, permitindo que os desenvolvedores criem páginas da web que se ajustam às informações específicas de cada usuário;

Bibliotecas e frameworks: existem várias bibliotecas e frameworks PHP disponíveis que ajudam os desenvolvedores a acelerar o desenvolvimento de aplicativos, como o Laravel, Symfony, CodeIgniter e mais;

Segurança: o PHP possui recursos de segurança incorporados, como filtragem de entrada e saída e outras práticas recomendadas para ajudar a proteger os aplicativos contra vulnerabilidades;

Modularidade: os desenvolvedores podem organizar seu código PHP em diferentes módulos ou arquivos, o que facilita a manutenção e o gerenciamento de projetos maiores;

Suporte a servidores web populares: ele é compatível com uma ampla variedade de servidores web, sendo frequentemente usado com o Apache, Nginx e outros;

Extensibilidade: é possível criar extensões personalizadas em C ou outras linguagens, ampliando as capacidades do PHP e permitindo a integração com sistemas externos.

Lembrando ainda que o PHP foi criado em 1994 por Rasmus Lerdorf e desde então passa por várias atualizações da comunidade. 

Popularidade de PHP

Se a sua empresa ou startup tem demandas de desenvolvedores PHP (ou equipes tech já constituídas), saiba que você não está sozinho, pois a linguagem ainda é muito usada, mesmo sendo antiga. 

Isso se deve à popularidade do idioma entre os desenvolvedores. Essa é a tecnologia escolhida para desenvolver a maioria dos sites. Para se ter uma ideia, o WordPress (sistema usado para administrar sites) é construído com PHP. Além disso, estima-se que 79% de todos os websites dependem de PHP. 

LEIA TAMBÉM 

Dicas de como criar teste de Python on-line

Aliás, a linguagem está no hall da fama do Índice Tiobe (que mede a popularidade das linguagens de programação). Em 2004, ela foi considerada a melhor linguagem do ano. Em 2023, ela deve terminar o ano na nona posição, segundo previsão da TecMundo. 

O que avaliar nos desenvolvedores PHP

Antes de aplicar o teste de PHP on-line, é interessante elencar as hard skills mais importantes nestes profissionais. Confira o que este profissional deve conhecer ou dominar! 

Estruturas PHP

O DEV precisa demonstrar conhecimento nas estruturas PHP. Para isso, é importante checar se ele estudou a documentação, se sabe os pormenores e a aplicação das funcionalidades. 

CSS, HTML e JavaScript

É muito importante que o desenvolvedor saiba como funcionam as estruturas de desenvolvimento web, como CSS, HTML e JavaScript. Assim, ele saberá como as linguagens web funcionam entre si. 

Servidores web

O conhecimento dos servidores web ajuda o desenvolvedor PHP a entender melhor o contexto da sua atuação no lado Back-end. Por isso, essa é uma questão a ser cobrada no teste de PHP on-line. 

Banco de dados 

Aprender ferramentas de banco de dados contribui para o desenvolvedor PHP atualizar e manter os bancos de dados, executando tarefas com maior compreensão. Entre as skills desta área estão a familiaridade com bancos de dados SQL/NoSQL. 

Design gráfico 

Em alguns momentos, o profissional também precisará criar gráficos para sites e aplicativos. Portanto, é necessário que ele conheça o básico de design gráfico, desde a codificação no Back-end até os gráficos do Front-end. 

Frameworks 

O uso de frameworks também agiliza os trabalhos porque não é preciso criar nada do zero. Por isso, é interessante que o DEV PHP conheça os frameworks usados na linguagem, como Codelgniter e Laravel. 

Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Como falamos, PHP é a base do WordPress, que é um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). A ferramenta é amplamente utilizada e permite criar, editar e organizar facilmente conteúdo em sites por meio de uma interface intuitiva. O desenvolvedor PHP também pode usar o seu conhecimento para criar plugins responsivos. 

Programação Orientada a Objetos (POO)

Outro conceito que o desenvolvedor PHP precisa conhecer é o POO (Programação Orientada a Objetos) para, assim, poder se sair bem no teste de PHP on-line. A Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação que organiza e estrutura o código em torno de objetos, que combinam dados e funções relacionadas para modelar entidades do mundo real de forma mais eficiente.

Exemplos de testes de PHP on-line 

É muito comum aplicar testes práticos no processo de recrutamento e seleção, principalmente em profissionais de TI. Mas tudo o que falaremos a seguir também se aplica a validações de habilidades após a contratação, como em ações para embasar o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). 

Entre os testes mais utilizados estão: 

Teste teórico: composto por uma seleção de perguntas referentes às funcionalidades do PHP. Na Coodesh, por exemplo, temos o Fast Challenge, que é uma prova de múltipla escolha. Ela contém 20 perguntas sobre a tecnologia, e a correção é on-line. Para acessá-la, basta criar a conta na plataforma, escolher o plano, convidar os candidatos ou colaboradores, via plataforma, e aguardar a resolução. 

Teste de código: o profissional pode escrever um código do zero, a partir das instruções, resolver um bug ou completar um código já escrito em PHP. Os critérios podem ser definidos junto à liderança técnica. A Coodesh também possui uma solução nesta área. É o Coding Challenge, um teste de código que é feito por meio da plataforma, com correção on-line. Da mesma forma que no modelo anterior (do Fast Challenge), o profissional é convidado a responder ao desafio. Após concluir a tarefa, ele pode gravar um vídeo pelo Loom (integrado à plataforma) explicando os passos da resolução do problema. 

Projeto de código: outra prática comum, porém que exige mais tempo, é o projeto de código. Nele, a empresa solicita que o candidato realize um projeto conforme os requisitos apresentados. Na Coodesh, esse desafio é chamado de Project Challenge e pode ser entregue em até 7 dias pelos candidatos. Neste caso, entretanto, a correção é manual e não on-line. 

LEIA TAMBÉM 

O que você precisa saber para agilizar a avaliação técnica de desenvolvedores

Conclusão

Realizar teste de PHP on-line nos candidatos à vaga de desenvolvimento é a aposta do RH focado em resultados, pois a simples análise do currículo e do portfólio não é suficiente para encontrar o profissional ideal. Além disso, o teste pode ser usado para a tomada de decisão na construção do plano de carreira. 

Conte com a Coodesh na hora de aplicar os desafios. Quer saber mais sobre a solução? Clique aqui.

o que é flutter

O que é Flutter?

teste de Java on-line

Como aplicar teste de Java on-line?