Estágio em TI: 7 dicas para o RH criar um programa de excelência

estágio em TI

Criar um programa de estágio em TI (Tecnologia da Informação) pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, é preciso focar na formação do estudante, mas também contribuir para o aumento da produtividade do time tech. Então, como conduzir um programa de excelência que seja duradouro e eficiente?

Com a bolha do mercado tech, que atraiu desenvolvedores e profissionais de tecnologia de todos os cantos, os cursos livres e as faculdades ligadas à TI também tiveram mais interessados. Apesar disso, a evasão ainda é grande, como você verá no próximo tópico. 

Já do lado das empresas, contratar estagiários na área tech é importante porque ajuda a formar um banco próprio de talentos, injetar “sangue novo” nas empresas e auxiliar os colaboradores do setor, que já estão bastante atarefados com as demandas do dia a dia. 

E para conduzir um bom programa de estágio em TI, selecionamos 7 dicas que vão te ajudar. Acompanhe! 

Cenário atual para o estagiário de desenvolvimento 

Desde a pandemia, o volume de empresas requisitando pessoal da área tech aumentou devido à transformação digital e ao aumento de serviços de presenciais para on-line. 

A maioria dos estudantes dos cursos de TI está em instituições privadas. Portanto, o estágio em TI é visto também como uma fonte de renda para esses estudantes pagarem os cursos. 

Das 2.574 faculdades brasileiras, apenas 922 oferecem cursos de TI. As instituições privadas representam 76,5% do total, segundo o Mapa do Ensino Superior

O ensino superior privado teve um aumento no volume de matrículas, atingindo 3,5% em 2021, logo após a pandemia, sendo os estudantes de cursos de tecnologia responsáveis em grande parte por esse aumento. 

Como grande parte dos cursos exige estágio para o estudante concluir os estudos, as empresas têm encontrado facilidades para contratar estagiários de TI. Contudo, para ter um programa de excelência, que possa ser mantido ao longo dos anos, com o melhor aproveitamento possível, é preciso tomar certos cuidados. 

Regras diferenciadas para o estágio

Antes de iniciar um programa de estágio em TI, o RH precisa estar alinhado com a legislação do setor. Qualquer empresa do setor privado pode oferecer estágio, mas é preciso estar de acordo com a lei 11.788/08.

Veja, em forma de tópicos, alguns detalhes sobre o estágio em TI: 

O que faz o estagiário: presta suporte em hardware e software (dependendo da atividade principal da empresa), auxilia os desenvolvedores mais experientes da equipe, prepara documentações e relatórios, acompanha o banco de dados, entre outras atividades. 

Estágio não é emprego: o estágio é um complemento do aprendizado, por isso, o estagiário não é contratado via CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Há a formalização da negociação com um contrato envolvendo as 3 partes envolvidas: o contratante, o contratado e a instituição de ensino.

Período de trabalho reduzido: em relação ao trabalho normal, o período do estágio é menor, ficando entre 4 e 6 horas diárias. Além disso, por período também se entende o tempo de vigência do contrato, que pode ser de 6 meses ou 1 ano. 

Estágio não é mão de obra barata: o salário do estagiário é menor. No caso de estágio em TI, a média salarial é de R$ 1.071,00 conforme levantamento do site Vagas.com. Mas é importante lembrar que o estagiário não é mão de obra barata e sim um auxiliar que precisa de monitoramento, cujo foco é o aprendizado. 

7 dicas para conduzir estágio em TI 

Agora que você conheceu melhor o cenário do estágio, acompanhe sete dicas que montamos para você ter sucesso no seu programa. 

1. Defina objetivos claros

Antes de iniciar o programa de estágio, estabeleça metas e objetivos específicos que estejam alinhados com as necessidades da empresa. Determine as habilidades técnicas e comportamentais desejadas para os estagiários ao longo do programa.

2. Crie um plano de desenvolvimento

Crie um plano estruturado que ofereça aos estagiários uma visão clara do que será aprendido e desenvolvido ao longo do programa. Isso pode incluir a rotação por diferentes equipes, participação em projetos específicos e oportunidades de treinamento.

3. Mentoria e acompanhamento

Atribua mentores aos estagiários, como desenvolvedores Pleno, para fornecer orientação e suporte ao longo do programa. Essa relação ajuda a integrar os estagiários na cultura da empresa e oferece um canal para esclarecimento de dúvidas e feedback constante.

LEIA TAMBÉM 

Veja como sua empresa pode aplicar testes para desenvolvedores Júnior

4. Estímulo à inovação e proatividade

Incentive a criatividade e a proatividade entre os estagiários. Proporcione espaços para que apresentem ideias inovadoras e soluções para desafios tecnológicos. Isso não apenas enriquece a equipe, mas também promove um ambiente de trabalho mais dinâmico.

5. Garanta treinamento contínuo

Ofereça oportunidades de aprendizado contínuo, como cursos on-line, workshops internos e participação em eventos da indústria. Isso permite que os estagiários se mantenham atualizados com as últimas tendências tecnológicas e aprimorem suas habilidades ao longo do estágio.

6. Tenha uma avaliação de desempenho transparente

Estabeleça critérios claros para avaliar o desempenho dos estagiários e forneça feedback regularmente. Isso ajuda no desenvolvimento individual e permite que a equipe de RH identifique talentos que podem ser considerados para posições permanentes na empresa.

7. Crie uma comunidade de estagiários

Facilite a interação entre os estagiários em TI, promovendo eventos sociais, fóruns on-line e outras atividades que fortaleçam o senso de comunidade. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais colaborativo e melhora a integração dos estagiários na cultura da empresa.

SAIBA MAIS 

Montando times em startups: saiba por onde começar

Conclusão 

Em síntese, o programa de estágio em TI pode ser eficiente e duradouro com algumas medidas simples, mas que podem se solidificar na empresa com o envolvimento dos setores de RH e técnico. 

Com o passar do tempo, se os estagiários forem efetivados, você pode adotar programas de assessments para se certificar de que o talento está evoluindo na empresa. Assim, você terá um ciclo completo deste talento, contribuindo com o seu crescimento profissional. 


Para conhecer uma plataforma de assessments completa e robusta para avaliar profissionais tech, visite o site do Coodesh Assessments agora mesmo.

natural language processing

O que é Natural Language Processing?

arquitetura da informação

O que é Arquitetura da Informação?