O que é ChatGPT?

o que é ChatGPT

Você já deve ter ouvido falar no que é ChatGPT. A ferramenta de Inteligência Artificial simula diálogos virtuais de maneira natural. Mas além de bate-papos on-line, o recurso pode ser usado para inúmeras outras funções, como a criação de códigos em diferentes linguagens.  

Devido à sua notoriedade, o termo ChatGPT está no Dicionário Tech da Coodesh, uma seleção de palavras mais usadas no universo da programação. Acompanhe a seguir o que é ChatGPT e as polêmicas que envolvem essa novidade. 

Definição 

ChatGPT ou Chat Generative Pre-Trained Transformer é uma ferramenta criada para simular diálogos virtuais. Ela usa conceitos da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning para criar resultados a partir de comandos simples e on-line, ou seja, não é preciso instalar programas em sua máquina para utilizá-lo. 

Em termos de diálogo virtual, a ferramenta pode ser usada em: 

  • Serviços de suporte; 
  • Bots de atendimento;
  • Assistentes virtuais. 

Porém, o recurso também pode ser empregado em inúmeras funções, que abrangem:

  • Marketing digital (produção de textos, posts, e-mails etc); 
  • Pesquisas escolares (sendo inclusive uma “ameaça” à supremacia do Google como fonte nos estudos);
  • Desenvolvimento de códigos em diversas linguagens. 

Assim, o algoritmo usado se baseia nas interações anteriores graças à tecnologia do Machine Learning. Todo o acesso ocorre no idioma padrão, que é o inglês, embora a IA da ferramenta já tenha sido programada para entradas em outros idiomas, como o português. 

Enfim, é a sonhada automação de tarefas repetitivas, muito similar ao olhar humano, reduzindo tempo e energia para o desenvolvimento criativo de muitas ações.

Criação

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022, quando o mundo estava mais preocupado com a Copa do Qatar e as festas de final de ano. Mas algumas semanas depois, ele se tornou alvo de polêmicas. Hoje (início de 2023) ele já tem 75 milhões de usuários no mundo.

Inicialmente lançado em sua versão beta pela OpenAI, sediada em San Francisco, Estados Unidos, ele pode ser usado por qualquer pessoa, bastando apenas criar o login na plataforma, que tem uma interface simples e intuitiva. Conheça o ChatGPT aqui

Aliás, a OpenAI tem entre os seus fundadores nomes como Elon Musk (co-founder) e Sam Altman (CEO), que são velhos conhecidos entre os gigantes da tecnologia. 

Polêmicas 

Mas a ferramenta também gerou polêmicas. Apenas um mês após o seu lançamento, o ChatGPT foi proibido nas escolas de Nova York porque era um convite aos resumos fáceis de extensos livros. 

Além disso, especialistas em segurança da informação do laboratório Check Point Research apontaram indícios de que cibercriminosos estão usando o ChatGPT para aprimorar os scripts de malwares ou criar perfis falsos em redes sociais para ações de phishing.  

Fim dos empregos?

Será que é cedo demais para prever o fim dos empregos dos redatores, desenvolvedores e pesquisadores de um modo geral com o ChatGPT? Talvez, mas o fato é que até mesmo um código simples pode ser ditado pela plataforma. 

Para criar um Hello World, por exemplo, basta acessar este endereço, digitar “//” e escrever “create a code in …” e o nome da linguagem, como C++, por exemplo. Parece fácil, não? Mas é importante lembrar que nada substitui o olhar humano, analítico e criterioso. 

Mesmo assim, a ameaça de disrupção paira no ar. Lembrando que a ferramenta não está monetizada. Porém, a OpenAI já deixou claro que o acesso será gratuito e aberto “nessa etapa de teste e pesquisa”. 

Conclusão 

E então, agora que você já sabe o que é ChatGPT, que tal conhecer um pouco mais do conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh? Aproveite para “maratonar” os termos neste link. E por falar em escrita de códigos, não deixe de fazer o seu cadastro gratuito como desenvolvedor na nossa plataforma para validar suas habilidades e ser encontrado pelas empresas no nosso feed de talentos. Confira!

Como planejar a contratação de DEVs para 2023?