Como avaliar software engineer

software engineer

Você recebeu a missão de contratar um software engineer para a sua empresa, mas está inseguro sobre como começar, o que avaliar e como conduzir o processo seletivo? Veja as dicas deste conteúdo. 

Muitos recrutadores não têm clareza sobre as funções de um engenheiro de software. Afinal de contas, são tantos perfis no meio tech que nem sempre sabemos distingui-las rapidamente. 

O software engineer ou engenheiro de software é o profissional que analisa as necessidades do usuário, projeta, constrói e testa aplicações que atendam a essas demandas levantadas no início do processo. 

Mas para encontrar o profissional ideal para a sua vaga, é importante saber mais sobre a profissão. Por isso, acompanhe a seguir o que faz um software engineer. 

O que faz um software engineer 

Segundo a definição da Techopedia (site educativo de conteúdo tech), engenharia de software é o processo de analisar as demandas do usuário para, só então, iniciar o projeto de um software que será construído e testado objetivando atender a essas necessidades. 

Aqui podemos pensar nos princípios da engenharia em geral, que se sustentam nas soluções para as “dores” da sociedade. 

Como você já sabe, existem vários tipos de engenharia (civil, elétrica, mecatrônica, de produção, mecânica etc), mas o termo engenharia de software começou a ser usado apenas no final dos anos 60 durante a “Crise do Software”. Nesse período, a demanda cresceu assustadoramente e não havia recursos nem mão de obra suficiente para atender o mercado. 

LEIA TAMBÉM 

Como construir uma carreira internacional como software engineer?

Assim começou a surgir o profissional engenheiro de software. No Brasil, a primeira faculdade de Engenharia de Software foi fundada na Universidade Federal de Goiás, em 2008. De lá pra cá, a demanda por este profissional aumentou. Afinal, ele assume uma série de responsabilidades. Entre elas estão: 

  • Desenvolvimento de aplicações;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Realização de testes dos sistemas; 
  • Acompanhamento e execução do ciclo de vida do software; 
  • Escrita de códigos eficientes. 

Importância deste profissional 

O engenheiro de software transita entre as várias áreas de conhecimento do desenvolvimento, como front e back-end, negócios e experiência do usuário. Assim, ele possui condições de contribuir com o projeto numa visão global e crítica dos processos. 

O profissional percorre todas as etapas do processo de desenvolvimento do software, de forma engajada e preocupada com a satisfação do cliente e do usuário. Além disso, ainda pode ir diretamente ao código, verificando formas de melhorá-lo com a linguagem e framework certos. 

A transformação digital já vinha numa crescente, e com a pandemia as empresas aceleraram os processos, criando softwares e aplicativos para quase todas as necessidades do seu público. 

Com isso, a profissão de software engineer cresceu ainda mais. O site especializado CareerCast, voltado a carreiras tech, considerou a profissão de software engineer como uma das melhores da área de TI em relação a crescimento profissional e remuneração. 

SAIBA MAIS 

Conheça a jornada de um software engineer

Por falar em salários, a faixa salarial paga ao engenheiro de software é de R$ 6,3 mil no Brasil. Mas, obviamente, um profissional avançado ganha mais. Um Júnior, por exemplo, inicia ganhando cerca de R$ 4,3 mil e vai subindo os degraus da profissão. 

Devido à sua importância e o seu papel numa startup, o tech recruiter precisa tomar cuidado no recrutamento destes profissionais para que escolha os mais talentosos para as expectativas da sua empresa. Mesmo sendo não-técnico, é possível conduzir avaliações que selecionem os melhores talentos. 

Formação do software engineer 

Para as empresas que exigem diploma no processo seletivo para software enginner, é interessante saber por quais faculdades esse profissional pode ter passado. 

A formação mais comum é de graduação em Engenharia de Software, mas também há profissionais formados em Ciência da Computação. A graduação dura quatro anos e envolve disciplinas como matemática, engenharia, arquitetura, gerenciamento de softwares e gestão de projetos, entre outras temáticas. 

Skills 

O profissional dessa área tem uma extensa lista de skills (habilidades técnicas e comportamentais) que é exigida nas vagas de emprego. Mas, basicamente, é importante que ele conheça bem a linguagem e as possibilidades oferecidas em frameworks. 

É claro que tudo vai depender da demanda da empresa. Se ela for pequena, trabalha-se com os mesmos recursos em toda a equipe de desenvolvimento, mas se for uma big tech pode-se ter várias frentes com diferentes ferramentas. Saiba as mais comuns: 

Hard skills: 

  • Java;
  • JavaScript;
  • Linux/Unix;
  • Microsoft ASP.NET MVC;
  • Node.js;
  • Perl;
  • PHP;
  • Python;
  • Ruby;
  • Shell;
  • SQL;
  • Web API.

Soft skills: 

  • Adaptabilidade; 
  • Empatia;
  • Espírito colaborativo;
  • Inteligência emocional; 
  • Pensamento crítico; 
  • Resolução de problemas;
  • Responsabilidade; 
  • Trabalho em equipe.

Testes para software engineer  

Para avaliar software engineer no seu processo seletivo, é importante definir modelos de avaliação rápidos e com feedbacks em cada etapa. 

Primeiramente, você deve prever a realização da triagem de currículos baseados em palavras-chaves que tenham a ver com as expectativas da vaga, como profissionais sêniores. 

Logo após, convide os candidatos mais alinhados a fazerem testes técnicos. Entre os mais recomendados, estão: 

Teste teórico: trata-se de uma avaliação teórica com perguntas de múltipla escolha sobre a área de atuação. Lembre-se de fazer um desafio com 10 a 20 perguntas que sejam voltadas à área de software engineer, pois do contrário o candidato pode não engajar-se com o processo. Se você não tem formação técnica, peça ao gestor de TI uma seleção de perguntas e respostas. Outra alternativa é contratar uma plataforma de assessment (clique aqui e saiba mais). 

Teste prático: o desafio para engenheiros de software pode envolver testes de código que sejam capazes de extrair as fundamentações das decisões do candidato para determinada ação. Por isso, é interessante que seja aplicado um teste, que o interessado resolva o desafio e depois grave um vídeo autoexplicativo. Por aí, será possível perceber o nível de conhecimento do candidato, o tempo de resposta, o comprometimento com prazos, entre outros detalhes. 

Além disso, o software engineer pode ser avaliado através da entrevista técnica que também é aplicada com desenvolvedores de todos os níveis. O CTO da empresa pode acompanhar a conversa, procurando conhecer melhor o candidato, o nível de domínio das ferramentas e até mesmo as soft skills com perguntas mais voltadas ao gerenciamento do tempo, personalidade, controle emocional, trabalho em equipe e comunicação, por exemplo. 

Conclusão 

Para ganhar tempo no seu RH, existem plataformas de assessments que avaliam software engineer e outros perfis profissionais. Os testes são aplicados on-line e garantem precisão de resultados. 

Além disso, engajam os profissionais, pois são específicos e rápidos, evitando que os candidatos declinem ao longo do processo e ocasionam a perda de talentos. 

A Coodesh é uma plataforma de validação técnica que tem contribuído com a rapidez e a qualidade dos testes de profissionais tech em processos de recrutamento e de avaliação de colaboradores. 


Visite a página do Coodesh Assessment e saiba como avaliar software engineer.

inteligência artificial

O que é inteligência artificial?

o que é python

O que é Python?