O que é inteligência artificial?

inteligência artificial

O que é inteligência artificial é um dos termos mais pesquisados na internet. Afinal, ela é a base de muitas aplicações usadas hoje. 

Também chamada de IA ou AI (do inglês Artificial Intelligence), ela está presente em tudo, nas escolas, nas empresas, na medicina, nas redes sociais, nos smartphones, nos eletrodomésticos conectados por meio da Internet das Coisas e, inclusive, no recrutamento de profissionais de tecnologia. 

Pode-se imaginar que a IA é algo recente, mas na verdade ela vem sendo pesquisada desde os anos 50 no contexto dos reflexos da Segunda Guerra Mundial. Recentemente, o lançamento do ChatGPT (chatbot com IA) deu um novo impulso a essa tecnologia, instigando reflexões sobre o que a IA nos trará no futuro. 

Definição

Inteligência Artificial reúne sistemas que simulam uma inteligência semelhante à humana, baseados em padrões e dados para aprender, repetir e decidir caminhos a serem seguidos. 

A grosso modo, é a inteligência das máquinas, menos suscetível a erros e sempre pautada pela racionalidade. 

Ela é o guarda-chuva que cobre outras tecnologias muito conhecidas, como o Machine Learning, o Deep Learning e o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Portanto, entender o que é Inteligência Artificial faz qualquer profissional de tecnologia dar um passo à frente na sua carreira e, especialmente, nos processos seletivos. 

Surgimento

Esse campo de pesquisa começou a ser despertado na Segunda Guerra Mundial na tentativa de criar algo que simulasse o ser humano nas batalhas. Com o tempo, os estudos evoluíram com a contribuição de vários cientistas.

Mas os pesquisadores Herbert Simon, Allen Newell e John McCarthy foram os pioneiros chegando a criar um laboratório de Inteligência Artificial na Universidade de Carnegie Mellon, na Pensilvânia.

Sendo assim, nos anos 50 já se pensava em como atribuir às máquinas uma forma de inteligência humana, fazendo-as capazes de pensar e agir. Nesse mesmo período, o cientista Alan Turing desenvolveu testes onde a máquina podia se passar por um ser humano em conversas, inspirando assim os atuais chatbots. 

LEIA TAMBÉM 

O que é Machine Learning?

Considera-se, portanto, que a criação do campo da Inteligência Artificial se deu em 1956 durante o Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence, que foi um workshop de verão que reuniu matemáticos e cientistas em torno deste tema. 

Em 1964, foi criado o primeiro chatbot do mundo, chamado de ELIZA, dando assim um novo impulso a esse campo de estudos. A função desse chatbot era realizar conversas de forma automática através de comandos de dados e algoritmos fundamentados em palavras-chave.  

Aplicações 

Mas onde podemos aplicar os conceitos de Inteligência Artificial hoje em dia? Depois de tantos anos do desenvolvimento dessa área de pesquisa, podemos dizer que há várias aplicações. Entre elas, podemos citar: 

  • Chatbots: através do reconhecimento de padrões, imitam-se as conversas entre seres humanos;
  • Segurança: pode reforçar a segurança de sistemas, ajudando a evitar ataques cibernéticos; 
  • Gestão: softwares identificam a produtividade dos colaboradores e outros dados importantes que são usados estrategicamente pelos gestores; 
  • Marketing: com a análise dos dados é possível fazer previsões que ajudam a visualizar cenários do marketing e a aumentar os resultados, como as preferências do consumidor em determinados dias e horários; 
  • Assistente pessoal: as tarefas do cotidiano ficam facilitadas, tendo como representante a Siri, dos produtos Apple. 

Tecnologias

Como falamos inicialmente, a Inteligência Artificial abrange outras tecnologias que têm inúmeras aplicações nas empresas. Veja quais são elas: 

Machine Learning (Aprendizado de Máquina): com o uso de dados, os softwares podem aprender com o comportamento humano e repetir padrões sem necessariamente ser programado, portanto, sem intervenção humana. 

Deep Learning (Aprendizado Profundo): é um ramo da Machine Learning. São redes neurais que tentam simular o comportamento do cérebro humano com a ajuda de camadas ocultas adicionais que dão mais precisão aos resultados. Ela permite o reconhecimento de fala, visão computacional e linguagem natural. 

Processamento de Linguagem Natural (PLN): ela ajuda os computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Portanto, ela preenche a lacuna entre a comunicação humana e o entendimento do computador.

Conclusão 

Você viu o que é Inteligência Artificial, sua origem, aplicações e tecnologias que derivam desse campo de pesquisas. Veja também outros termos que estão esmiuçados no nosso Dicionário Tech

Veja também como acessar a nossa plataforma para testar suas habilidades técnicas e ser encontrado pelas empresas.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

artigos técnicos

Dicas de como escrever artigos técnicos

software engineer

Como avaliar software engineer