Com o avanço da tecnologia no RH, ficou mais fácil para o setor escolher o profissional certo para uma vaga na empresa. Por meio da IA (inteligência artificial) no recrutamento, é possível coletar e analisar dados estratégicos sobre os candidatos, além de saber quem está alinhado com a cultura da empresa. Desse modo, o RH consegue ser mais ágil no processo e, ainda, ter maior efetividade na escolha do candidato.
Assim como nos relacionamentos pessoais, as empresas também buscam cada vez mais o match perfeito com seus colaboradores. Isso porque, organizações que estão cientes das tendências, sabem que só podem crescer e se manter no mercado quando contam com profissionais que “vestem a camisa” do time, literalmente.
Então, se a sua empresa ainda utiliza métodos ultrapassados no momento do recrutamento, baseados em achismos, confira 5 benefícios de contar com o uso da inteligência artificial nessa tarefa!
O impacto da tecnologia no setor de RH
Não faz muito tempo, para recrutar profissionais, as empresas publicavam anúncios de vagas em jornais, o que resultava no recebimento de pilhas de currículos em papel, tornando o processo seletivo mais longo e menos eficiente. Isso porque, a análise era feita de forma manual, ocupando grande parte da rotina do setor de RH.
Com o passar dos anos, o RH tecnológico, também conhecido pela 4ª revolução industrial, pela semelhança com os impactos que as máquinas a vapor tiveram sobre o trabalho braçal, surgiu como um modelo de atuação do setor de Recursos Humanos fortemente impactado pela tecnologia.
Nesse sentido, ele possibilita a utilização de ferramentas tecnológicas, análise de dados e inteligência artificial para otimizar processos, como recrutamento e seleção, avaliação, treinamento e desenvolvimento de seus profissionais.
A inteligência artificial nada mais é do que a capacidade de uma máquina pensar como os seres humanos. E quando utilizada no recrutamento, ela auxilia o profissional do setor a pensar e analisar de forma mais estratégica, facilitando a tomada de decisões, por exemplo, de qual profissional escolher para determinada vaga.
Benefícios da inteligência artificial no recrutamento
Agora, você vai conhecer alguns exemplos de vários benefícios que a inteligência artificial proporciona ao RH na hora de recrutar os melhores talentos. Confira!
1. Redução de tempo de contratação
Com o algoritmo da inteligência artificial, o tempo para realizar um processo de recrutamento e seleção pode ser reduzido em até 70%, dependendo da plataforma utilizada.
Por meio de um software de RH, é possível analisar tanto as “hard skills” quanto as “soft skills”, de forma eficaz e rápida. Assim, a inteligência artificial possibilita identificar as características comportamentais, por exemplo, com o mapeamento em um relatório completo obtido em poucos instantes. Dessa forma, sobra mais tempo para o RH focar no que realmente importa dentro da empresa: as pessoas.
2. Seleção mais inclusiva
Por permitir analisar que competências técnicas e comportamentais o candidato tem, o recrutamento feito com o auxílio da inteligência artificial garante uma seleção mais abrangente, que não olha somente gênero e experiências anteriores escritas no currículo.
Mais que isso, a inteligência artificial consegue verificar a bagagem cultural e soft skills que não podem ser percebidas a olho nu, como inteligência emocional, vocação para liderança, entre outras. Logo, PCDs, mulheres e afrodescendentes conseguem ter chances iguais ao passar pelo recrutamento.
3. Aumento da assertividade
Eliminando de vez os currículos de papel, por meio de um software de RH com inteligência artificial, na função de recrutamento, os candidatos à vaga fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental.
Assim, os resultados são armazenados e analisados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato que realmente está alinhando com as competências que a vaga pede e com os valores da organização.
4. Retenção de talentos
Depois de realizar o recrutamento e encontrar aquele talento ideal para sua empresa, com certeza, você não vai querer perdê-lo para empresas concorrentes.
Então, quando você utiliza inteligência artificial para recrutar, há grandes chances de colocar o profissional no setor certo com as atividades que estão alinhadas com seu perfil. O resultado é uma alta performance e um ambiente organizacional saudável de se trabalhar. Quando isso ocorre, o colaborador não vai querer de forma alguma deixar o time.
5. Maior engajamento do candidato com a vaga
Hoje, as pessoas querem praticidade ao procurar emprego, assim como nas mais diversas atividades do dia a dia, que também foram impactadas pela tecnologia. Logo, ficou fora de moda, processos de recrutamento e seleção longos, onde o candidato tem que se deslocar várias vezes até a empresa para testes e entrevistas.
Com a IA, o RH já consegue com maior rapidez e assertividade fazer as primeiras triagens por meio de uma plataforma de RH, com envio de mapeamento de perfil comportamental e testes que avaliam soft e hard skills, trazendo para fases presenciais somente candidatos que estão envolvidos com a vaga e com a empresa.
Ainda, a IA permite feedbacks construtivos para aqueles candidatos que não foram aprovados, podendo direcioná-los nos pontos que precisam aprimorar, apontando como desenvolvê-los.
Viu só como a inteligência artificial no recrutamento reduz a chance de contratações equivocadas, além de tornar o processo seletivo mais ágil?
Nesse sentido, disponibilizando métricas, dados e indicadores confiáveis, um software de RH com IA que permite a você, profissional de RH, ser muito mais estratégico, ganhando um papel de protagonismo na gestão de pessoas da sua empresa. Então, não deixe de entender mais sobre a inteligência artificial no RH e os demais avanços do setor com os artigos do RH Portal para estar sempre atento às tendências.