O que é usabilidade?

o que é usabilidade

Afinal de contas, o que é usabilidade? Por que este termo é tão empregado em desenvolvimento de softwares, websites, aplicativos e outros produtos? 

Basicamente, a usabilidade é a implementação de recursos focando no usuário final. Sendo assim, é o termo usado para se referir à facilidade de utilização de uma interface. 

Por isso, ela está aqui no Dicionário Tech da Coodesh. Confira este conteúdo resumido sobre o que é usabilidade. 

Por que a usabilidade é importante? 

Você já desistiu de uma compra em um website de e-commerce porque o ambiente era lento demais? Ou então desinstalou um aplicativo porque ele era confuso? 

Na guerra pela audiência, que se transforma em lucro para a indústria de software e outras aplicações, ter um produto robusto, com bom desempenho e que realmente atenda às necessidades do usuário, é um fator decisivo para garantir a sobrevivência do negócio. 

E quando pensamos em empatia, ou seja, se colocar no lugar do usuário, a usabilidade é um ponto-chave para garantir a satisfação de quem vai interagir com o seu produto

Em suma, a usabilidade é mais facilmente percebida quando ela é ruim do que quando ela é boa. Isso porque quando você está navegando na web e está tudo dando certo você nem se dá conta que houve designers e desenvolvedores empenhados nos bastidores para gerar essa percepção positiva. 

Estudando o conceito 

Mas o que é usabilidade é um tema de estudo não apenas para designers e pessoas desenvolvedoras e sim para todos aqueles profissionais que querem alcançar resultados melhores na interação com usuários. 

Por isso, um dos gurus do conceito é o cientista da computação Jakob Nielsen. Para se aprofundar no tema, que tal ler alguns livros da sua autoria? Confira abaixo algumas referências importantes: 

  • Designing Web Usability: a web é o ambiente definitivo para o empoderamento, e aquele que clica no mouse decide tudo. O livro, com edição em inglês, é um resumo do conceito de usabilidade e um bom ponto de partida para iniciantes e entusiastas. 
  • Usabilidade na Web – Projetando Websites Com Qualidade: o livro é um resumo de 20 anos de estudo sobre usabilidade, escrito por Jakob Nielsen e Hoa Loranger. 
  • Homepage Usability: 50 Websites: como o nome diz, o livro traz a análise de 50 websites em termos de usabilidade, possibilitando aprender com exemplos reais os erros e acertos na experiência do usuário. 

5 componentes de usabilidade

Para Nielsen Jakob, a usabilidade pode ser identificada por meio de 5 componentes. Confira a seguir quais são eles. 

  1. Facilidade de aprendizado: é possível realizar tarefas básicas a partir do primeiro uso da aplicação? 
  2. Eficiência de uso: após aprender as funcionalidades básicas, é rápido para utilizá-las? 
  3. Facilidade de memorização: depois de ficar algum tempo sem usar a plataforma, é fácil lembrar-se das principais funções e como utilizá-las? 
  4. Erros: uma das prerrogativas da usabilidade é que o erro nunca é do usuário. Contudo, quando há erros, quão graves eles são? Além disso, é difícil corrigi-los? 
  5. Satisfação subjetiva: a interface do programa, site ou aplicativo é agradável?

10 diretrizes de usabilidade

Mas afinal como saber se uma aplicação está dentro dos parâmetros? Jakob Nielsen e Rolf Molich desenvolveram diretrizes para verificar a usabilidade de uma plataforma ou produto em 1990. Anote aí: 

  1. Visibilidade do status do sistema;
  2. Correspondência entre o sistema e o mundo real;
  3. Controle do usuário e liberdade;
  4. Consistência e padrões;
  5. Prevenção de erros;
  6. Reconhecimento em vez de lembrança;
  7. Flexibilidade e eficiência de uso;
  8. Design estético e minimalista;
  9. Auxílio ao reconhecimento, diagnóstico e recuperação de erros;
  10. Documentação.

Além disso, é bom lembrar que a usabilidade é dinâmica e vive em constante atualização. Não é porque você e sua equipe encerraram um projeto de usabilidade que não precisarão mais fazer nada.

Conclusão 

Você acabou de ler sobre o que é usabilidade e referências de como aprofundar seus estudos neste tema. Lembrando que a usabilidade não é um termo restrito a designers, mas sim a todos os profissionais que desejam oferecer boas entregas, afinal, ela se trata de um tema multidisciplinar. 

Que tal conferir agora mais termos relacionados no Dicionário Tech da Coodesh? Saiba mais aqui. Na plataforma da Coodesh você pode criar seu perfil gratuito como desenvolvedor e profissional de tecnologia e deixar que as empresas conheçam seu potencial. Confira.

onde aprender Swift

Confira dicas de lugares para estudar swift para iOS

O que é Manifesto Tech?