O que é SSR?

o que é SSR

Afinal, o que é SSR? É a sigla para Server Side Rendering, ou seja, Renderização do Lado do Servidor. A técnica melhora o desempenho do website e reduz problemas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca). Saiba mais neste post do Dicionário Tech. 

Só para complementar, renderização é o processo usado para se obter o produto final de um processamento digital, no caso, uma página de um website. Portanto, o SSR é usado pelo desenvolvedor web para deixar o carregamento das páginas mais ágil. 

O que é SSR e como ele funciona? 

O SSR é um formato de renderização de páginas web. Portanto, parte da renderização é feita diretamente no servidor. 

Mas para entender melhor esse conceito, é preciso entender os primórdios da World Wide Web. Uma página era totalmente estática, feita em arquivo HTML e alguns links para outras páginas. 

A vantagem era a rapidez, pois o tempo de processamento do HTML era pequeno. Isso foi muito útil, ainda mais em um contexto de internet discada e com velocidade limitada

Mas hoje em dia os websites são mais dinâmicos, contêm formulários, infográficos interativos, vídeos, fotos etc. Foi assim que surgiu a renderização do lado do servidor com a ajuda do SSR, ou seja, para atender a esse novo cenário. 

Por essa razão, este formato utiliza linguagens do back-end para gerar o HTML das páginas. Desse modo, quando o usuário digita o endereço de um site na barra de pesquisa do navegador, é feita uma requisição ao servidor. Este, por sua vez, gera o HTML da página e o entrega ao browser. 

O resultado são navegações mais ágeis e com uma boa performance para o usuário final. 

Vantagens e desvantagens do SSR 

Utilizar o recurso do SSR nos sites pode ser vantajoso, devido à agilidade no carregamento, mas também há desvantagens dependendo do uso. Confira abaixo. 

Pontos positivos 

  • Exige menos da máquina do cliente, pois parte da renderização é feita no servidor; 
  • Redução do risco da página em branco (flicker) quando ela ainda está carregando; 
  • Melhor indexação, já que o servidor renderiza parte da página. Assim, esse mecanismo colabora com os motores de busca e pode melhorar o posicionamento no Google, por exemplo. 

Pontos negativos 

  • O usuário vê a página sendo carregada, pois o TTFB (time to first byte) é maior, já que o servidor deve pré-carregar uma parcela do conteúdo para mostrar a página ao cliente. 
  • Quando essa resposta inicial é mais lenta, pode gerar uma experiência negativa no usuário final, mesmo que o carregamento seja mais rápido que o normal;
  • É desaconselhável usar o SSR em sites que têm muitas atualizações diárias. Já para blogs e sites institucionais, ele pode ser mais interessante.  

Quais outros formatos de renderização? 

Você viu acima as principais informações do que é SSR. Entenda agora outros tipos de renderização que podem ser usadas no desenvolvimento web. 

  • CSR (Client-Side Rendering): formato de renderização no qual o cliente, ou seja, o browser assume parte da renderização do conteúdo; 
  • SSG (Static Site Generation): formato de renderização no qual as páginas são renderizadas na fase de build. Assim, pode-se usar qualquer servidor de páginas estáticas para mostrar o conteúdo.

Conclusão 

Você viu o que é SSR e as suas vantagens e desvantagens. Portanto, aprofunde seus conhecimentos sobre essa técnica e otimize seus websites. 

Se você é tech recruiter, saiba esse e outros termos no nosso Dicionário Tech para montar suas entrevistas. 

Aproveite para ler também sobre o que é usabilidade.

Depois, não deixe de conhecer melhor a Coodesh para empresas e para desenvolvedores. Somos uma plataforma de validação de profissionais de tecnologia para processos seletivos de organizações que estão ampliando seus times tech.

tendências da tecnologia em 2022

Confira as top 10 tendências em tecnologia para 2022

como fazer portfólio para desenvolvedor

Portfólio para desenvolvedor: dicas incríveis de como fazer o seu