Confira as top 10 tendências em tecnologia para 2022

tendências da tecnologia em 2022

Ano após ano, novas tendências de tecnologia surgem e mostram como empresas e profissionais precisam se atentar a essas questões para aproveitarem oportunidades e se manterem relevantes. Em 2022 não será diferente. Muitas dessas tendências têm sido tópicos de discussões e muitos comentários, o que mostra que é importante absorver entendimento para estudar possibilidades.

Muitas dessas novas ondas das tendências em tecnologia já vêm sendo debatidas há alguns meses, outras há alguns anos, mas a grande questão é que 2022 deve marcar a ascensão dessas tecnologias e recursos. Diante disso, startups e profissionais como gestores de produto, desenvolvedores, entre outros, precisam se manter atualizados e compreender o impacto dessas tendências em suas realidades.

Por isso, separamos as 10 tendências em tecnologia mais relevantes e que têm gerado maior debate. Confira cada uma, o que trazem e como podem ser exploradas no contexto de tecnologia.

1. Metaverso

Começamos nossa lista de tendências em tecnologia pelo metaverso, uma das novidades que mais têm gerado debates e curiosidade em 2022. Sem dúvidas, o tema foi impulsionado depois de o Facebook ter anunciado sua mudança para o nome Meta, referência às ações de exploração de um universo totalmente virtual.

Na prática, o metaverso nada mais é do que um ambiente digital e virtual em que você pode ter seu avatar e explorar esse universo de diversas formas. É quase como um game, mas o metaverso já é enxergado como uma oportunidade para marcas se posicionarem e, a partir disso, criarem maior conexão com seus públicos-alvo.

No metaverso, você pode explorar ambientes variados, até mesmo escritórios virtuais em que pode fazer reuniões e interagir com outras pessoas e seus avatares. Futuramente, considerando a realidade do trabalho remoto, espaços de trabalho estruturados nesse universo virtual se tornarão algo concreto.

2. Energia renovável

Energia renovável é um tópico que tem notoriedade já há algum tempo, e o motivo para isso é a urgência do aumento da responsabilidade no consumo de recursos naturais. Com essa preocupação por práticas sustentáveis em processos comuns à sociedade, cresce a busca por mecanismos de geração de energia que dispensem a exploração da natureza.

Para 2022, essa tendência é algo que vai seguir um movimento já existente, ou seja, estamos falando de crescimento e estabilização. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) a capacidade global de gerar energia renovável aumentou 45% em 2020, último período avaliado. O dado mostra que grandes companhias podem impulsionar essas práticas continuamente.

Diante dessa tendência, startups podem trabalhar explorando este mercado e se estabilizando como pioneiras em soluções de energia renovável. Ao observar esse movimento crescente de busca por esse recurso, não é difícil perceber que o setor deve crescer ainda mais, o que indica que a hora de investir no segmento é agora!

3. Conexão 5G

O ano de 2022 deve marcar também o início da implementação da rede 5G no Brasil, o que representa um grande avanço tecnológico para o país. Em termos de conexão, o 5G tem grande velocidade, bastante superior ao 4G, se aproximando à capacidade e experiência de uso de uma banda larga, ainda que seja uma potência menor.

A novidade do 5G encontra duas questões muito importantes que marcam a sociedade e os modelos de trabalho atualmente: as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e, enquanto profissionais, esses indivíduos não estão mais totalmente presos a locais fixos. Ou seja, uma internet de qualidade fomenta avanços importantes para o país.

Um dos principais ganhos dessa tendência de tecnologia que podem ser observados com o 5G é seu papel como mais um fator que ajuda a solidificar o trabalho remoto como algo real. Da parte das empresas, é ótimo poder contar com um nível de conexão de internet que permite a segurança de contar com profissionais, sejam fixos, sejam sob demanda, trabalhando em alto nível.

4. NFT

Sem dúvidas, o NFT é um dos assuntos mais falados na internet recentemente. Isso tudo porque as pessoas estão surpresas ao ver que “imagens” simples custam milhares de dólares. No entanto, há uma ideia mais sólida e um conceito importante por trás dessa tendência.

NFT é, na verdade, um certificado de autenticidade digital que registra um item para uma pessoa. Por isso, NFTs podem ser imagens, vídeos, músicas e outras mídias digitais. A grande questão aqui é oferecer algo que só terá um dono, ou seja, a exclusividade traz valor. O que permite esse registro é a base de dados blockchain.

A grande questão é que NFTs já têm se tornado uma ferramenta de criação de conteúdo e engajamento entre empresas e consumidores. Essas companhias têm gerado experiências em NFT para se aproximar de pessoas e oferecerem essa ideia de algo exclusivo e colecionável.

5. Blockchain

Falar de NFT é também falar de blockchain, que se trata de uma espécie de base de dados em que transações e registros de informações podem ser computadas de maneira segura. Essas informações são transmitidas em espécies de blocos de dados altamente seguros, e é por isso que blockchain é a base de transações em criptomoedas e NFTs.

Uma das maneiras como blockchain impacta as tendências em tecnologia é na adoção dessa estrutura para utilizar em diversos serviços e produtos digitais. Ou seja, há também a necessidade de contar com profissionais do setor, como desenvolvedores. De maneira geral, é uma tendência que traz possibilidades e também aquece o mercado.

À medida que empresas passem a buscar especialistas em blockchain, crescerá também a oferta de profissionais qualificados no setor. Para evitar qualquer dificuldade na hora de encontrar as pessoas certas e com domínio no assunto, contar com uma plataforma como a Growyx para encontrar o freelancer certo faz toda diferença.

6. LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor, mas 2022 ainda é um ano em que a atenção estará muito voltada a esta tecnologia. Isso porque vivemos em um período nos quais os dados são fundamentais às estratégias digitais.

Portanto, desenvolvedores, startups e profissionais do setor precisam estar cada vez mais imersos à legislação e aos recursos de captação de dados de maneira correta. É fundamental, cada vez mais, dar a autonomia necessária ao usuário para decidir como compartilhar suas informações.

Uma gigante que demonstrou adequação aos termos da LGPD foi a Apple com o iOS 14, lançado em 2021. O sistema operacional tem recursos que permitem transparência ao informar aos usuários com exatidão quais dados estão sendo coletados por apps utilizados no iPhone. Fica aqui um bom exemplo de como encarar a aplicação da lei!

7. Anywhere Office

O futuro do trabalho é remoto. Anywhere Office é uma tendência forte para 2022, ano em que deve haver a concretização do modelo de trabalho remoto. Ou seja, as pessoas terão a liberdade de trabalhar para startups e companhias de qualquer lugar do mundo.

Para essas empresas, o conceito de escritório em qualquer lugar do mundo facilita também a contratação de pessoas freelancers para escalar times de produto. Mais do que isso, é possível contratar squads inteiros remotos – o Squad as a Service – com um custo justo e em tempo baixo, sobretudo com ajuda de plataformas especializadas, como é o caso da Growyx.

Startups devem ajudar a fomentar essa ideia de fazer de qualquer lugar um escritório funcional. Contratar freelancers remotos não é algo de outro mundo e é por isso que esta tendência está na nossa lista!

8. Inteligência Artificial (IA)

Diferentemente do que se via em filmes, a IA não se trata de robôs que falam e podem viver em sociedade, ou até mesmo se rebelar contra humanos. A verdade é que essa tecnologia já está entre nós há muito tempo e se tornou essencial no nosso dia a dia.

Cada vez mais baseada em dados e automação, a IA é peça-chave em softwares e produtos digitais, o que aquece bastante o setor. Muitas soluções atualmente são baseadas em IA e, cada vez mais, startups buscam desenvolvedores e outros profissionais com experiência neste campo.

9. Hiperautomação

A hiperautomação é uma tendência resultante da automação, no entanto, com foco na aceleração do desenvolvimento desses recursos. Portanto, a proposta é que mais tarefas possam ser automatizadas e de maneira simultânea, trazendo agilidade, precisão e economia de custos.

Quando falamos em hiperautomação, tratamos de maior capacidade de tomada de decisão. Essa é uma das bases essenciais dessa ideia, já que garante aos gestores a capacidade de conduzir estrategicamente empresas a alcançar objetivos.

Portanto, de maneira geral, a hiperautomação vai permitir tarefas automatizadas em níveis mais complexos, dando maior liberdade para gestores. Essas pessoas terão ainda mais dados à disposição e, dessa maneira, conseguirão tomar decisões com embasamento mais sólido do que antes.

10. Total Experience (TX)

Nossa lista se encerra com uma tendência importante para 2022: a Total Experience. A proposta aqui é que as companhias possam integrar mais fatores na hora de considerar a UX, ampliando as interações e pontos de contato sem que isso afete a experiência.

O foco é, por meio da TX, garantir uma relação mais baseada em satisfação e fidelização. Para isso, as empresas precisarão continuar investindo em profissionais de UX para seus times de produto. Isso significa aumento de oportunidades, seja para profissionais em times in-house, seja para freelancers que entrarão em Squads as a Service.

Acompanhar tendências em tecnologia é sempre importante para que startups se mantenham firmes em seus propósitos, mas também capazes de explorar novas possibilidades. Isso gera maior proximidade com consumidores, eficiência na rotina de trabalho e desenvolvimento.
Curtiu este conteúdo? Já que estamos falando de tendências, aproveite e saiba mais sobre as perspectivas para o futuro do trabalho!

Escrito por Growyx

Conectamos times de tecnologia freelancers a empresas que precisam contratar profissionais sob demanda, com flexibilidade e agilidade.

quanto ganha desenvolvedor front-end

Quanto ganha um desenvolvedor Front-end?

o que é SSR

O que é SSR?