Portfólio para desenvolvedor: dicas incríveis de como fazer o seu

como fazer portfólio para desenvolvedor

O portfólio para desenvolvedor é o passo mais importante para conquistar o primeiro emprego ou a recolocação profissional na área de tecnologia. Basicamente, o portfólio complementa as informações do currículo e demonstra como você trabalha na prática. Portanto, é uma vitrine indispensável. Logo, saiba neste conteúdo como criar um portfólio matador para a sua área de atuação. 

Você deve montar um currículo de desenvolvedor completo, simples e objetivo, com os cursos essenciais e experiências profissionais resumidas. Mas sem se esquecer da importância do portfólio. Normalmente, os candidatos mandam o currículo às empresas e, na sequência, enviam o portfólio quando avança nas etapas do processo seletivo. 

Por essa razão, é importante estar com o material disponível previamente para evitar dizer ao recrutador que você não tem um portfólio ou, pior ainda, fazer tudo correndo só para ter o que apresentar. 

Então, acompanhe esse artigo até o final e veja dicas de como fazer portfólio para desenvolvedor e ter sucesso. 

O que é portfólio? 

O portfólio é uma lista dos melhores trabalhos do profissional. Ele pode ser impresso ou digital, sendo o digital o mais comum na área de desenvolvimento. Assim, ele traz uma seleção dos melhores projetos realizados pelo developer. 

Dessa forma, para causar uma boa impressão na pessoa recrutadora, o portfólio para desenvolvedor precisa apresentar clareza, fluidez, uma boa arquitetura e proporcionar uma boa experiência ao usuário, ou seja, qualquer pessoa que receberá a apresentação. 

Além disso, ele deve estar hospedado em uma plataforma, como o GitHub, o LinkedIn e até mesmo a Coodesh. Desenvolvedores web, por exemplo, devem possibilitar que o portfólio esteja no ar para não aparecer o famoso erro 404 quando o recruiter quiser conhecer melhor seu jeito de trabalhar. 

Qual a importância de criar portfólio para desenvolvedor? 

A atividade de desenvolvimento é bastante prática. Por isso, apenas um currículo não é capaz de expressar todas as habilidades do developer. Neste caso, um portfólio para desenvolvedor é um ponto-chave para passar nas entrevistas. 

Portfólio para desenvolvedor Júnior 

Nesse sentido, o portfólio tem ainda mais valor quando é feito por um desenvolvedor iniciante, no nível Júnior. Isso porque, na maioria das vezes, ele não tem experiência. Mas possui conhecimento das stacks solicitadas na vaga. 

Por essa razão, é importante criar um portfólio do zero. Assim, o DEV pode aproveitar um projeto que fez na faculdade ou no bootcamp de programação. Ademais, pode criar um projeto pessoal. 

A dica é criar um projeto a partir de algo que gosta. Portanto, se tem familiaridade com o Instagram, por exemplo, crie um clone dessa rede social, mas adicionando algum detalhe pessoal. 

Nesse contexto, a pessoa recrutadora vai poder analisar a sua capacidade de codar, mas também a sua abordagem perante os projetos que já existem. 

E o melhor de tudo é que o portfólio não precisa ser algo estanque, pelo contrário, você pode criá-lo simples e ir melhorando com o tempo. 

Portfólio para desenvolvedor Pleno 

Quando o desenvolvedor já tem passagens por startups e já participa mais ativamente das comunidades, fica mais fácil criar um portfólio. Mas será? Nem sempre! Afinal de contas, se o projeto não for de código aberto, o desenvolvedor terá que usar outros projetos para mostrar seu código-fonte no portfólio. 

Além disso, é preciso saber apresentar as soluções de uma maneira mais clara e completa. Isso porque quanto maior o nível de experiência maior é a exigência da vaga de emprego, não é mesmo? 

Por essa razão, a dica de portfólio para desenvolvedor Pleno também é investir em projetos pessoais. Assim, procure deixar brechas para explicar ao recrutador porque você tomou certas decisões no projeto, que maneiras você encontrou de resolver os impasses, entre outros aspectos. 

Portfólio para desenvolvedor Sênior 

O portfólio para desenvolvedor Sênior precisa sintetizar a carreira do profissional. Sendo um profissional avançado, é interessante demonstrar no portfólio as principais soluções que você já levou aos empregos anteriores. 

Dessa forma, use e abuse de plataformas como o GitHub, colaborando com projetos de código-aberto e interagindo com os demais desenvolvedores. Uma outra dica para aumentar sua autoridade e usá-la a seu favor é criando lives onde compartilha seu conhecimento com a comunidade. 

É possível criar portfólio para desenvolvedor mesmo sem experiência? 

É possível (e necessário) criar portfólio para desenvolvedor sem experiência. Esse é o principal caminho para mostrar às empresas que você tem conhecimento e habilidades para preencher a vaga de emprego. 

Desenvolver um projeto experimental é importante para o desenvolvedor e para a empresa. Para o desenvolvedor porque ele aprende fazendo. Afinal, ao praticar ele aprende a como fazer. 

Já para a empresa, é válido porque o recrutador sabe as habilidades que serão seus pontos fortes e também os pontos de melhoria. 

O mais importante para o desenvolvedor iniciante é não ter medo de se expor e receber feedbacks. Afinal, eles contribuem com o seu crescimento profissional. 

Nesse sentido, a dica é fazer projetos, colocar em plataformas de validação e construir um bom portfólio para que ele expresse um pouco da sua essência como desenvolvedor. 

Quais os tipos de portfólio? 

Se você já pesquisou sobre portfólio para desenvolvedor já deve saber que existem vários tipos no mercado. Por isso, separamos alguns deles aqui. Confira! 

  • Estudo: o portfólio para desenvolvedor se baseia em algum projeto feito na graduação, nos bootcamps ou nos cursos livres que o profissional participou.  
  • Profissional: o conteúdo é voltado a aplicações reais desenvolvidas, seja nos processos seletivos ou nos próprios times de desenvolvimento. 
  • Recriação de projetos: aqui o desenvolvedor pode recriar uma aplicação, como o aplicativo do Uber, por exemplo, adicionando alguns detalhes pessoais. 
  • Projetos pessoais: neste tipo de portfólio, a pessoa desenvolvedora investe em um projeto pessoal, como um website ou programa. 
  • Open-source: aqui o portfólio direciona para projetos de colaboração do código-fonte normalmente hospedados em plataformas de repositórios, como o GitHub. 

Um ótimo meio para isso são as comunidades de desenvolvedores. Lembrando que você não precisa ser um expert em determinada tecnologia para contribuir. Além disso, nunca se esqueça de compartilhar conhecimento, mesmo sendo iniciante. Aprendeu algo novo? Coloque em prática, insira no seu portfólio ou ainda publique nas suas redes sociais. 

Onde criar e publicar portfólio para desenvolvedor? 

Selecionamos aqui algumas dicas de plataforma para você criar seu portfólio. Analise cada uma delas e comece a montar o seu. 

Coodesh 

Começando pela gente! A Coodesh é uma plataforma de code assessment que disponibiliza projects e tech challenges para você. Basta apenas criar uma conta gratuitamente na plataforma para começar. 

Primeiramente, você preenche um Scorecard, onde dá a sua própria nota ao nível de conhecimento nas principais stacks cobradas na sua área de atuação. 

Depois você passa por um teste comportamental que avalia mais de 50 características do seu perfil comportamental e social. 

Além disso, que é o mais importante instrumento para a construção do seu portfólio, você é convidado a participar dos testes técnicos voltados para a sua carreira. 

Entre os testes técnicos, você pode se submeter a um projeto na sua tecnologia preferida ou ainda um Fast Challenge, que é um recurso exclusivo da Coodesh e consiste numa prova teórica sobre os conhecimentos exigidos no seu perfil. 

Se você conseguir 75% de índice de acerto no Fast Challenge, você gera um link de compartilhamento direto no LinkedIn, a exemplo de alguns desenvolvedores que já fizeram uso dessa ferramenta. 

Outra vantagem também é que você pode gravar seu desafio tech escolhido em vídeo, pela plataforma Loom, e subir na plataforma Coodesh. Assim, fica mais fácil visualizar seu projeto e anexá-lo ao seu portfólio.

Dessa maneira, ao terminar os desafios e o seu portfólio, você pode aproveitar o mesmo conteúdo para buscar emprego em outros sites, como páginas de vagas de startups. Acesse esse link e cadastre seu perfil.  

GitHub 

O GitHub é uma plataforma de compartilhamento de código-fonte muito usada por desenvolvedores. Afinal, nele é possível hospedar seu projeto da faculdade, aquele projeto pessoal e até um desafio técnico com a sua comunidade. 

A plataforma é sondada pelos tech recruiters, que podem avaliar todas as etapas do seu projeto e utilizá-lo como embasamento para as perguntas da entrevista. Por isso, é muito importante deixar seu GitHub atualizado e com os projetos mais recentes e alinhados com a sua área de atuação. 

LinkedIn 

O seu perfil profissional no LinkedIn também pode ser de extrema importância para divulgar os seus atributos, criar novas conexões, colaborar com a sua comunidade e manter seu currículo atualizado.

Como o LinkedIn é considerada a principal rede social profissional, você pode aproveitar as funcionalidades desse canal para conseguir um emprego. Enfim, é possível postar vídeos de você codando, integrar seus principais certificados, receber recomendações da sua rede de contatos e ainda interagir nas comunidades voltadas ao seu perfil profissional.  

Medium 

O Medium também é uma opção interessante para você criar e publicar portfólio como desenvolvedor. A plataforma suporta texto, imagem, vídeo, links e outros formatos de conteúdo. 

Você precisa apenas fazer seu cadastro, preencher seu perfil e começar os trabalhos. Há planos pagos (para que você tenha acesso a algumas funcionalidades), mas a maioria dos recursos pode ser acessada no modo gratuito. 

Dev.to

O Dev.to é uma plataforma 100% voltada para desenvolvedores. Ele funciona como uma plataforma de blog, onde você pode contribuir com a sua comunidade escrevendo textos sobre soluções em desenvolvimento. 

Além disso, com a tag #brazillianDevs você poderá ser encontrado mais facilmente nas buscas da plataforma, que é em inglês. 

Assim como o Medium, a plataforma é excelente para desenvolvedores que querem divulgar seu portfólio, aumentar sua rede de contatos e expôr suas ideias e projetos. 

Acompanhe também algumas dicas de ambientes de desenvolvimento para manter o seu portfólio pronto para ser acessado: 

7 dicas para criar o seu portfólio para desenvolvedor 

Para finalizar, vamos deixar 7 dicas para criar o seu portfólio como desenvolvedor e usá-lo nos processos seletivos ou mesmo ser encontrado nos processos de headhunting das startups. Anote aí! 

  1. Mantenha seu LinkedIn atualizado, com as palavras-chaves da sua área de atuação; 
  2. Mantenha seu GitHub público para garantir o acesso de outros developers e recrutadores aos seus projetos;
  3. Faça um perfil no Medium e/ou no Dev.to para a publicação do seu portfólio, pois ambas as plataformas têm muita adesão dos developers; 
  4. Ao resolver criar seu blog ou site próprio, otimize-o para ele posicionar bem no SEO (Search Engine Optimization); 
  5. Ao recriar projetos, procure dar o seu toque pessoal, bem como saiba justificar suas decisões numa eventual entrevista de emprego; 
  6. Pesquise sobre as empresas que você quer mostrar seus projetos, verificando qual delas tem a cultura e a organização que mais lhe atraem; 
  7. Por último, faça o seu perfil na Coodesh e utilize os relatórios dos desempenhos dos testes técnicos para construir o seu portfólio. 

Conclusão 

O portfólio para desenvolvedor pode ser criado em qualquer carreira tech. Por isso, não crie barreiras e comece a produzir o seu portfólio com as dicas repassadas neste conteúdo. Afinal de contas, o material de apresentação é válido para developers iniciantes e avançados, pois comprova suas habilidades e torna mais fácil e ágil o processo seletivo. 

Nesse sentido, invista um pouco do seu tempo na construção de um bom portfólio. Ele poderá te colocar na frente para conquistar uma vaga desejada em uma big tech, por exemplo. 

Aproveite também para montar seu feedback e mostrar na sua comunidade para ouvir os feedbacks. Além disso, ofereça ajuda também para analisar o portfólio dos colegas. 

Aqui na Coodesh você pode acelerar a sua contratação, pois somos uma plataforma de validação que conecta você e a empresa desejada. Veja mais informações aqui. E aproveite para compartilhar esse conteúdo com a sua sua rede de amigos.

o que é SSR

O que é SSR?

gestão humanizada

Gestão humanizada: qual a sua importância para engajar e reter seus talentos?