O que é Jira?

o que é Jira

O que é Jira? Muitos desenvolvedores e tech recruiters já ouviram falar, mas nunca utilizaram essa ferramenta. Porém, ela está presente em muitos processos de recrutamento e seleção para vagas de tecnologia. 

Afinal de contas, dentre as várias ferramentas de gerenciamento de projetos, o Jira Software é o preferido das equipes de TI (Tecnologia da Informação) devido à sua precisão e facilidade. 

Saiba neste conteúdo mais informações sobre o que é Jira e como ela pode contribuir para a sua gestão do tempo e entrega de tarefas. 

De rastreador de bugs à plataforma de metodologia ágil 

Inicialmente, Jira foi desenvolvido pela Atlassian (empresa de software australiana) para ser um rastreador de bugs. 

Mas hoje ele é um poderoso recurso de desenvolvimento ágil, além de gerenciamento de casos de testes e requisitos. 

Cerca de 100 mil organizações utilizam o Jira Software. Não são apenas equipes de TI que podem utilizar o recurso, mas todos os departamentos, como marketing, financeiro, RH, entre outros. 

Afinal, ele facilita a visualização das tarefas, que também podem ser chamadas de backlog ou checklist. 

Assim, a ferramenta permite que você trabalhe em entregas ágeis, fazendo com que a equipe acompanhe as etapas de entrega de um projeto, desde a abertura, ao desenvolvimento e à conclusão da tarefa. 

As sprints, portanto, podem ser melhor gerenciadas, seja em equipes presenciais ou remotas. 

Diferenciais do Jira 

Como você viu, o Jira é um software pensado em metodologias ágeis, como o Kanban e o Scrum, que são adotados na maioria das startups. 

Sua interface é fácil de visualizar e interagir, mas é interessante conhecer melhor as suas funcionalidades para explorar todos os recursos da plataforma.

Basicamente, o Jira tem Issue Types, que é a lista de itens. Os issues têm campos e status que são preenchidos pelos membros da equipe conforme a demanda da sprint. 

A visualização dos cards é feita conforme as classificações do status da tarefa, ou seja, a fazer, em andamento ou concluído. 

Assim, dependendo das necessidades da equipe, o Jira Software ajuda a organizar melhor o fluxo dentro da sprint, facilitando até mesmo o gerenciamento de equipes remotas. 

Assim, a equipe ficará mais organizada e motivada, pois saberá acompanhar todos os procedimentos e gerenciar melhor o seu tempo durante a jornada de trabalho. 

Como o software é integrado a outros aplicativos, como o Slack, a comunicação fica ainda mais facilitada. 

Conclusão 

O que é Jira foi mais um termo explicado no Dicionário Tech da Coodesh, uma sessão do nosso blog voltada a desvendar termos técnicos usados no dia a dia das equipes de desenvolvimento. 

Agora que você chegou ao final do artigo, veja como se cadastrar na Coodesh, seja como developer ou como tech recruiter.

Coodesh Talk: bem-estar e saúde mental no trabalho

pretensão salarial

Como colocar a pretensão salarial para desenvolvedor no currículo?