in

O que é refatoração?

Você já deve ter se perguntado o que é refatoração. O termo é muito comum entre as pessoas desenvolvedoras, embora nem todas a utilizem. Então, saiba no artigo de dicionário tech de hoje o que isso significa e porque ele aumenta tanto a sua produtividade.

O código de um software quase sempre passa por muitas mãos. Por isso, alguns deslizes podem acontecer. Entre eles estão códigos duplicados, métodos localizados em classes indevidas, entre outras incorreções.

O resultado disso tudo é, portanto, um código desorganizado, com maior probabilidade de gerar bugs. E tudo o que o(a) desenvolvedor(a) não quer são problemas com queda de desempenho do software.

Portanto, acompanhe neste artigo rápido algumas considerações sobre o que é refatoração e porque ela não é um simples retrabalho, mas sim a chance de tornar o seu fluxo de trabalho mais produtivo.

Definição de refatoração

Basicamente, refatoração é o processo de alterar um software, ajustando o seu código inicial, sem que isso interfira no seu comportamento externo, mas impactando essencialmente na sua estrutura interna.

Sendo assim, você pode refatorar o código de um programa sem que os usuários percebam e, além disso, continuem a usá-lo.

Nem todos os developers fazem a refatoração, pois acreditam que é um retrabalho que não vai contribuir com o seu dia a dia, ou ainda, porque não aprenderam a importância desse hábito.

Mas ao implantar uma nova funcionalidade no software, acabam perdendo ainda mais tempo no ajuste do código, debruçando-se sobre ele até fazer todas as alterações necessárias e, enfim, colocar a funcionalidade nova em prática.

Quando fazer refatoração

Sendo assim, ao entender a importância do que é refatoração, ficamos refletindo sobre qual é o melhor momento de fazê-la.

Nesse sentido, pode-se agir preventivamente, realizando os ajustes necessários de tempos em tempos, ou ainda, quando a estrutura interna do software começa a perder um pouco da sua integridade.  

Outra dica é realizar a refatoração sempre que houver uma atualização, pois em razão das atividades de manutenção e inclusão de novas funcionalidades, com o passar do tempo, o código pode ir ficando desajustado.

É bom se dar conta de que a refatoração é uma técnica disciplinada. Você deve repetí-la para organizar o código, minimizando, assim, as chances de bugs. E ainda melhorando a sua conformidade com os padrões da tecnologia empregada.

Assim, sempre que puder, crie um cronograma de revisão do código. Ao se deparar com trechos desorganizados ou ilegíveis, faça as melhorias necessárias.

Motivos para refatorar

Portanto, não encare a refatoração como um desperdício de tempo, mas sim como uma aliada da produtividade, pois é um ajuste que irá repercutir no fluxo de trabalho diário. Veja, portanto, algumas razões para colocar o que é refatoração em prática.

  • Melhora a qualidade do código, pois ele torna-se mais legível e fácil de entender por parte de outras pessoas desenvolvedoras;
  • Previne bugs, já que ao refatorar, você encontrará falhas em desenvolvimento nos pequenos trechos do código;
  • Otimiza o trabalho, pois essa “limpeza” fará você programar mais rapidamente, já que fica mais fácil incluir uma nova funcionalidade;
  • Aumento da produtividade, sendo que com o código limpo você poderá investir o seu tempo em outras tarefas igualmente importantes.

Conclusão

O artigo do dicionário tech de hoje falou sobre o que é refatoração, que é a alteração do código para deixá-lo mais limpo e organizado com o passar do tempo, sem interferir no seu desempenho de uso externo.

Agora que você chegou até o fim deste post, que tal acompanhar os demais termos usados por DEVs organizados no nosso dicionário tech? Clique aqui.

E já que está com a gente aproveite para ver vagas de emprego para DEVs na plataforma da Coodesh.

O acesso é totalmente gratuito, e você pode se candidatar às vagas abertas para fazer parte da nossa base de developers e acelerar a sua recolocação profissional.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

Confira melhorias no dashboard de recruiters na Coodesh

Quais linguagens de programação aprender ainda em 2021?