Setup para DEVs: dicas para montar o seu

setup para DEVs

O setup para DEVs é um elemento crucial na vida do desenvolvedor que deseja ter mais conforto e, automaticamente, mais produtividade nas tarefas do dia a dia. Afinal de contas, o profissional passa longas horas trabalhando na sua estação e, por isso, necessita de hardwares e softwares compatíveis com as exigências da sua rotina. 

Vamos falar, neste conteúdo, sobre dicas de setup para DEVs que trabalham home office. Isso porque os desenvolvedores que trabalham em formato presencial têm mesas, cadeiras e dispositivos cedidos pela empresa e, portanto, têm um poder de escolha limitado. 

Mas para quem trabalha remotamente, seja para uma só empresa ou como freelancer, pode montar seu setup à sua maneira. Afinal, qual mobiliário escolher, que tipo de monitor usar, quais programas instalar, entre outros detalhes. 

Leia até o final e planeje-se para montar o setup com o melhor custo-benefício para você. 

Em busca do setup perfeito 

Mas qual é o setup perfeito? Será que é preciso ter um MacBook ou um desktop das Casas Bahia já resolve? É claro que quanto maior for o investimento financeiro, melhor será o setup. Entretanto, é possível chegar a um meio-termo que atenda às suas necessidades. 

Muitas empresas fornecem os devices para os funcionários registrados que trabalham em home office. Neste caso, é possível complementar o equipamento cedido à sua maneira, com uma cadeira mais confortável e um headset, por exemplo. 

De qualquer modo, o primeiro passo para ter um setup perfeito é fazer um planejamento financeiro. Coloque no papel qual é o seu orçamento. Faça uma breve pesquisa de preço e defina as prioridades. 

Nada impede que você comece com uma estação de trabalho mais modesta e vá aprimorando aos poucos. E não se esqueça de conversar com outros desenvolvedores para trocar uma ideia sobre os monitores ideais, as cadeiras, os teclados e mouses, além dos headsets. 

Dicas para montar setup para DEVs 

Sem mais delongas, vamos às dicas de como montar setup para DEVs que trabalham em casa. Só para complementar, o setor de tecnologia é o que mais possui profissionais que trabalham de forma remota. A pesquisa Stack Overflow de 2022 mostrou que 42,98% dos developers entrevistados em todo o mundo trabalham 100% remotos e 42,44% no regime híbrido. Somente 14,58% trabalhavam em formato presencial. 

Escolhendo o computador

Sem dúvidas, o computador é o elemento central. Entre notebook e desktop, muitos developers preferem o desktop pelo seu desempenho. Além disso, é preciso ficar atento ao processador, memória RAM, armazenamento e placa de vídeo. Alguns podem achar que MacBook é status, mas é preciso investir naquilo que é mais importante, ou seja, que vá garantir um bom desempenho nas tarefas. 

Comprando os periféricos

Ainda sobre o hardware, é preciso escolher os periféricos (teclados e mouses) mais confortáveis e ergonômicos. Certamente, há muitas opções no mercado gamer, mas é possível encontrar materiais bons fora desta linha. Para mais dicas, veja este vídeo

Headset para as rotinas

É muito difícil encontrar um desenvolvedor sem um bom headset. O fone de ouvido é um aliado na hora de uma call, de reduzir os ruídos externos e até mesmo de ouvir uma boa música. Aliás, uma pesquisa na Universidade de Miami, feita pela equipe da pesquisadora Teresa Lesiuk, identificou que profissionais de tecnologia que ouvem música no trabalho concluem suas tarefas mais rapidamente. Além disso, a música ajuda a liberar dopamina, que aumenta a sensação de prazer no cérebro. Veja dicas de como escolher seu headset

Decorando o ambiente 

Se o orçamento permitir, decore o ambiente à sua maneira, com um estilo industrial, minimalista ou até mesmo com personagens geek, que tal? Invista na cor ideal das paredes. Uma dica: o verde e o azul aumentam a criatividade, enquanto que o vermelho te deixa em alerta, e o amarelo lhe dá mais alegria. 

SAIBA TAMBÉM 

Confira dicas de IDEs para desenvolvedores C# .NET

Escolhendo os monitores 

É consenso entre os desenvolvedores que trabalhar com dois monitores é mais produtivo. Isso porque é preciso comparar códigos, testar o CSS, inspecionar elementos do front-end, fazer o debug, usar mais de uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), entre outras demandas. Com duas telas, tudo fica mais fácil.  

Lembrando que há basicamente dois tipos de telas mais usadas: as telas widescreen, que são as mais comuns, e as ultrawide, que têm maior proporção em largura e altura. Além disso, embora a maioria das pessoas use a tela na horizontal, há quem prefira a posição vertical para facilitar a navegação. Veja dicas de como escolher o monitor

Comprando a mesa 

A mesa do setup para DEVs também merece atenção. Dependendo do número de itens, é importante ter uma mesa mais espaçosa. Um detalhe importante é a altura. A maioria das mesas tem altura padrão de 75 centímetros. No entanto, há no mercado mesas com altura regulável para pessoas mais altas ou mais baixas. Como o DEV vai passar muitas horas sentado, é importante escolher uma mesa mais confortável. 

Escolhendo a cadeira 

Quando se fala em setup para DEVs a primeira coisa que vem à cabeça é a cadeira gamer. De fato, ela é mais confortável e tem um bom design, agradando em cheio a quem vai passar o dia sentado em frente às telas. Mas também é possível encontrar opções mais baratas em cadeiras tradicionais de escritório. Saiba mais dicas aqui

Caprichando no software 

Como bom desenvolvedor, a escolha dos softwares é um caminho importante. Nesta escolha estão em jogo a decisão pelo sistema operacional (Windows, Linux ou macOS), além do melhor IDE ou editores de código, como o Visual Studio Code, XCode, Eclipse, Atom, entre outros. Essa decisão, no entanto, depende do perfil profissional. Se você é um developer mobile iOS precisará de uma máquina que rode o macOS, se você é um desenvolvedor PHP, por exemplo, deverá escolher uma IDE compatível, como o Sublime Text ou o NetBeans, entre outros. 

Conclusão 

Em resumo, o setup para DEVs no home office pode garantir mais agilidade e comodidade, mas é fundamental planejar a compra de cada item, verificar a participação da empresa e priorizar os itens mais importantes. 

Você chegou ao fim do artigo, então, que tal ver mais dicas para developers, como as ferramentas mais usadas por developers no anywhere?

Aproveite agora para fazer seu cadastro gratuito na Coodesh, ver vagas, realizar testes e participar do banco de talentos para as empresas interessadas em perfis como o seu.

frameworks javascript para backend

Veja os 9 principais frameworks JavaScript para back-end

o que é LLM

O que é LLM?