O que é Puppet?

o que é puppet

Afinal, o que é Puppet? É uma ferramenta de automação open source que utiliza a linguagem de programação Ruby para agilizar as tarefas do dia a dia do desenvolvedor e do DevOps. Por isso, devido à sua importância, o termo está no nosso Dicionário Tech. 

O Dicionário Tech é uma seção do blog da Coodesh que explica, resumidamente, os termos técnicos mais usados na área da programação. Portanto, se você deseja aprender mais sobre Puppet, comece lendo este conteúdo e parta para mais assuntos relacionados. Você pode começar vendo a página oficial do Puppet

Definição de Puppet

Ele foi criado pela Puppet Labs, fundada por Luke Kanies, em 2005. Ele é uma das ferramentas de automação de TI open source mais usadas, juntamente com Ansible, Salt e Chef. Atualmente, o Puppet é mantido pela empresa Perforce. 

Em suma, Puppet é uma ferramenta declarativa, onde o usuário define o estado desejado das máquinas a serem gerenciadas. Assim, esta tecnologia se encarrega de garantir que o sistema alcance esse estado, lidando com as tarefas de configuração e gerenciamento.

Este recurso usado na automação de TI trabalha nas distribuições Linux, roda em sistemas Unix que são compatíveis e tem suporte em Microsoft Windows. 

Esta tecnologia é escrita em Ruby e, por essa razão, é importante ter algum conhecimento nessa linguagem para poder usar Puppet nos projetos. Apesar de não ser tão popular quanto Ansible, ainda tem uma comunidade open source ativa com colaboradores que a utilizam nos seus projetos. 

Embora Puppet e Ansible sejam similares, possuem suas diferenças. Por exemplo, o Puppet é executado como uma solução baseada em agente, exigindo um software extra nos dispositivos que gerencia. 

Vantagens do Puppet 

Agora que você já viu o que é Puppet, conheça as suas principais vantagens: 

  • Simplifica as operações de TI e o trabalho do DevOps;
  • Automatiza tarefas rotineiras que exigem tempo do DEV; 
  • Configura e provisiona sistemas, bem como a implantação de softwares e o gerenciamento de atualizações;  
  • Tem alta escalabilidade, pois possui uma abordagem baseada em modelos com execução imperativa de tarefas;
  • Desenvolvido para automatizar infraestruturas híbridas em larga escala.  

Portanto, com tantas vantagens, o seu uso é indicado por tech leads que precisam de soluções ágeis para manter em alta a performance do seu time. 

Principais conceitos do Puppet

Para entender melhor essa ferramenta, verifique seus principais conceitos nas explicações a seguir: 

  • Manifests: são os arquivos em que você descreve o estado desejado do sistema. Eles contêm declarações que especificam quais pacotes devem ser instalados, quais configurações devem ser aplicadas e assim por diante.
  • Módulos: são unidades de reutilização que ajudam a organizar e compartilhar código neste recurso. Eles permitem dividir as configurações em componentes mais gerenciáveis.
  • Agentes e servidores: o recurso opera em um modelo cliente-servidor, onde os agentes Puppet (nos sistemas gerenciados) consultam um servidor Puppet para obter suas instruções de configuração.
  • Recursos: são unidades individuais de configuração, como um arquivo, um serviço ou um pacote.

Conclusão 

Como você viu neste conteúdo, o Puppet é uma ferramenta poderosa para automatizar a configuração e o gerenciamento de sistemas, tornando a administração de infraestrutura de TI mais eficiente e consistente. 

Quer continuar aprendendo mais temas relacionados à programação e DevOps? Veja o feed do nosso Dicionário Tech. Logo após, aproveite para criar seu cadastro gratuito na plataforma Coodesh. Você tem acesso a vagas, validações técnicas e comportamentais.

Escrito por Especialista Coodesh

Ajudamos a sua empresa a economizar tempo e dinheiro rastreando os melhores candidatos em processos de recrutamento TECH

Como receber dinheiro do exterior trabalhando como desenvolvedor

plano de carreira em TI

Plano de carreira em TI: confira 7 passos indispensáveis