Como receber dinheiro do exterior trabalhando como desenvolvedor

Saber como receber dinheiro do exterior trabalhando como desenvolvedor, seja com um contrato fixo ou como freelancer, é uma preocupação de todo profissional após conseguir uma oportunidade numa empresa internacional. Por isso, este conteúdo vai mostrar as principais opções para você trabalhar e receber seu pagamento de forma segura.

O mercado de trabalho em desenvolvimento de software está muito aquecido no Brasil. Mas como a profissão quebra barreiras geográficas e de idioma, muitos desenvolvedores preferem trabalhar para empresas gringas. Isso porque uma vaga internacional tem dois atrativos: trabalho remoto e pagamento em uma moeda forte, como dólar ou euro. 

Além disso, os profissionais brasileiros estão muito bem preparados para disputar vagas com developers de outros países. Eles são impulsionados pelo fácil acesso ao estudo das tecnologias, com conteúdos gratuitos na internet. 

Diante deste contexto, saiba como receber dinheiro do exterior, já que o desafio maior, que é encontrar um emprego em uma empresa estrangeira, já foi superado. 

É melhor receber como pessoa física ou PJ?

Supondo que você esteja quase assinando contrato com uma empresa internacional, é importante observar alguns detalhes da negociação. É preciso saber se você será contratado como pessoa física ou pessoa jurídica (PJ), que é quando você tem um CNPJ, ou seja, está formalizado. A dica é abrir uma empresa, pois como pessoa física você poderá pagar mais impostos. 

SAIBA MAIS 

Veja como abrir uma empresa como DEV 

Caso opte por ser contratado como PJ, vá até um contador de confiança e veja como abrir a sua empresa. Só um lembrete: o desenvolvedor não pode ser MEI (Microempreendedor Individual) porque exerce uma atividade intelectual. Então, você precisa escolher o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) que mais se aproxima da sua função e escolher o regime jurídico. 

Os regimes mais comuns são EI (Empresário Individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade Empresária Limitada), Sociedade Simples e ainda SA (Sociedade Anônima).  

Você pode abrir uma conta PJ no banco para fazer a gestão dos recebimentos. Todo dinheiro que entra na sua conta jurídica deve ser declarado na Receita Federal. Por isso, um dos procedimentos é realizar o Invoice, que é uma nota fiscal internacional. Veja como criar aqui informando serviço e valor.  

Porém, se achar que o processo é muito burocrático, o único jeito é ser contratado como pessoa física. Neste caso, você vai receber o pagamento e declará-lo ao Fisco todos os meses pelo Carnê Leão. Prepare-se, pois a tributação é alta! 

Todavia, antes de fazer qualquer coisa, confirme com a empresa como será a forma de contratação, pois isso varia muito de acordo com o contratante. No Brasil, por exemplo, você pode ser contratado como freelancer, como um prestador de serviços PJ ou como CLT, que segue as normas da Confederação das Leis do Trabalho. 

Escolhendo a forma de recebimento

Agora que você viu como abrir sua empresa ou fazer contrato como pessoa física, saiba como receber dinheiro do exterior através das principais opções existentes. Para receber seu salário, a empresa contratante deve realizar um envio internacional. Esse envio pode ser feito por meio de três maneiras: banco, Correios ou plataforma digital. Vamos explicar cada um deles a seguir. 

Mas antes você precisa saber que entre os dados a serem fornecidos à empresa contratante estão os seus dados pessoais, dados bancários e códigos SWIFT e IBAN. 

O código SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) é um número de identificação internacional que reconhece o seu banco, já o IBAN (International Bank Account Number) é um código que identifica uma conta bancária individual, garantindo a segurança da transação. 

Banco

Você pode entrar em contato com o seu atual banco aqui no Brasil para receber seu pagamento utilizando uma transferência bancária internacional. Caso não tenha uma conta aberta, você pode verificar a possibilidade de abri-la. 

Se optar pelo banco, confirme previamente qual é o pacote de taxas cobradas nas transações internacionais. Assim, você saberá quanto será o seu rendimento líquido após os abatimentos. Vale lembrar que há a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

Correios 

Embora o serviço não seja muito conhecido, os Correios também têm uma opção segura para transferências de dinheiro. São duas modalidades: Vale Postal Eletrônico Nacional e Vale Postal Eletrônico Internacional. Não é preciso ter conta em banco para utilizar o serviço. 

Você recebe uma notificação em seu endereço físico de que o dinheiro já está disponível numa agência dos Correios, entretanto o saque pode ser agendado se não houver dinheiro disponível na agência. Consulte os detalhes do serviço aqui

Plataformas digitais 

Plataformas digitais possibilitam que empresas de qualquer lugar do mundo realizem pagamentos para profissionais de qualquer área, inclusive desenvolvedores. As plataformas se adaptam às legislações dos países e podem realizar as transferências de forma legal e segura. Além disso, têm melhor custo-benefício, pois suas taxas são mais atrativas.

Veja algumas opções e clique nos links para conhecer melhor cada serviço: 

Parceiro Coodesh 

A Coodesh firmou parceria com a Payoneer para trazer benefícios ao talento tech que presta serviços para empresas estrangeiras e recebe em dólar. A Payoneer é uma plataforma para recebimento e pagamentos internacionais, mantendo integração com grandes empresas, como Airbnb, Upwork, Fivver, Workana, entre muitas outras.

Para selar essa parceria, você que está lendo esse artigo poderá ter um cashback de US$ 250 a cada volume acumulado de US$ 10k recebidos. Basta fazer parte do programa clicando aqui. Além disso,  acesse o link e tire suas dúvidas com a comunidade no Slack.

Conclusão 

Você viu como receber dinheiro do exterior trabalhando como desenvolvedor. Mas se a sua oportunidade ainda não surgiu, aproveite para ler também nosso conteúdo sobre como criar um currículo para vagas internacionais. Além disso, aproveite para se cadastrar na plataforma Coodesh e ter acesso a testes de validação de skills, certificações, mentorias e vagas de emprego, seja no Brasil ou fora do país. Acesse.

serverless computing

O que é Serverless Computing?

o que é puppet

O que é Puppet?