Você já se perguntou o que é JSON? Afinal, este termo aparece volta e meia para o desenvolvedor, seja do back-end ou do front-end.
Na prática, JSON é uma forma de notação, em formato de texto, de transmissão de dados e informações entre sistemas. Portanto, ele é largamente utilizado pelos desenvolvedores que encontram muitas vantagens nesta tecnologia. Para resumir, ela é menos verbosa e mais simples, caindo facilmente no gosto do desenvolvedor.
Saiba mais sobre o que é JSON no artigo de hoje do Dicionário Tech da Coodesh.
Como JSON funciona?
Como você viu, JSON é uma formatação para estruturar dados em formato de texto. A sigla significa JavaScript Object Notation.
Mas isso não quer dizer que ela seja uma linguagem ou um recurso exclusivo de JavaScript. Isso porque a notação suporta qualquer linguagem de programação e pode ser usada por desenvolvedores de vários perfis, do front ao back-end.
Basicamente, o recurso em questão não pode ter funções nem comentários, além de possuir aspas duplas em todo o texto e nas propriedades.
O recurso foi criado no ano 2000 e passou a integrar JavaScript com o lançamento da versão 5 do ECMAScript. Para saber mais sobre o que é JSON, confira o site oficial da tecnologia.
JSON ou XML: quais as diferenças?
Outro recurso de transmissão de dados por meio de texto é o XML, que significa eXtensible Markup Language. No entanto, ele é mais verboso que JSON e, também, menos utilizado. Mas é sempre bom conferir as características para entender como se adaptar a ele, caso você o utilize na programação. Veja algumas diferenças:
String: JSON pode suportar vários tipos de dados, como strings, números inteiros e decimais, arrays e booleanos, enquanto que XML suporta apenas string;
Objetos: em JSON, o suporte a objetos é nativo, ao passo que em XML o processo é feito por meio de convenções;
Notação: o modelo de notação de JSON é suportado pela maioria dos browsers e sistemas web, mas com XML podem haver problemas entre diferentes navegadores;
Tipagem: objetos JSON têm tipagem específica, porém em XML os dados são em typeless, sem tipagem.
Vantagens de usar JSON
Alguns recursos tornam o uso desta tecnologia mais vantajosa para as pessoas desenvolvedoras. Confira agora quais são eles:
- Fácil leitura aos olhos humanos;
- Analisador fácil;
- Recurso tipado, suportando objetos;
- Boa velocidade na execução e transporte de dados;
- Tamanho reduzido do arquivo.
Por essas razões apontadas, esse formato de notação é utilizado por grandes empresas, como Facebook, Twitter, Google e Yahoo.
Conclusão
Aprender o que é JSON é importante para ter mais uma skill em seu currículo e, assim, participar de processos seletivos de empresas que utilizam essa tecnologia.
Do lado recruiter, entender a essência desse recurso também é importante para saber como recrutar melhor o candidato ideal para a vaga da empresa.
Quer conhecer outros termos importantes? Acesse o Dicionário Tech da Coodesh. Aproveite para conhecer melhor a plataforma de marketplace de recrutamento de talentos tech visitando nosso site.