in

O que é iteração?

Você sabe o que é iteração? Ela é o ato de iterar (repetir) uma função por um determinado período de tempo até que uma condição seja alcançada

Desse modo, confira neste post do Dicionário Tech o que é iteração e porque a pessoa desenvolvedora deve ter esse significado na ponta da língua. 

Imagine que em outras profissões também há iterações, que são os atos repetitivos praticados para melhorar uma fração do trabalho. É como o aluno de uma escola de idioma que repete a pronúncia de uma sílaba, o compositor que repete uma nota até ela ficar harmonizada na canção ou ainda como um chef de cozinha que repete um novo prato até ele ficar do sabor desejado. 

Portanto, na área de desenvolvimento usa-se a iteração para alcançar um código mais limpo e um melhor desempenho na aplicação. Sendo assim, não podemos encarar a iteração como um retrabalho ou algo que roube a produtividade do nosso dia, mas sim como um passo importante para buscar a melhoria de um projeto, de um website ou de um programa. 

O uso da iteração na programação

É bom lembrar que a iteração está relacionada a uma fração de algo maior e mais completo, na maioria das vezes. Contudo, não podemos nos esquecer que estamos trabalhando em cima de detalhes que farão toda a diferença no todo. 

Enfim, quando nos referimos à programação, a iteração está presente na estrutura de dados, como listas, filas ou ainda em qualquer coisa que se repita muitas vezes. 

A sua utilização está frequentemente associada aos scripts da web e programas de software. Logo, elas podem ser funções simples ou loops complexos. 

Uma página da web PHP, por exemplo, lista dados de uma tabela em um banco de dados. Para exibir a tabela na web, a função pode escrever cada linha em HTML até que a última delas seja escrita. Assim, teremos uma tabela criada por uma iteração da função PHP. 

Portanto, essas tarefas são feitas usando-se o mecanismo de loop while (repetições seguidas até a condição prevista ser atingida) ou for (repetições através de uma sequência conhecida). O interessante a observar é que, por mais que esse loop seja complexo, o procedimento será feito em curto espaço de tempo. 

Comando “for”

Em suma, para entender o que é interação é necessário conhecer alguns dos seus elementos. Nesse sentido, já falamos acima o que é “for” e “while”, mas é importante observar mais alguns detalhes sobre estes elementos. Portanto, o comando “for” processa cada item em uma lista, sempre por comandos já conhecidos. Ele é mais usado quando já se conhece de antemão o número de iterações necessárias. 

Comando “while” 

Enquanto isso, o while fornece um comando muito mais geral, utilizando uma expressão booleana para controlar o fluxo de execução. Nesse sentido, podemos criar qualquer tipo de iteração em while, sendo que esse método exige mais atenção por parte do developer, que tem que fornecer um valor inicial, criar uma condição de saída e acompanhar a execução. 

Dessa forma, é preciso analisar qual dos dois utilizar no seu fluxo de trabalho que exija iteração.

Conclusão 

O que é iteração está presente em algumas linguagens de programação e facilita a organização do trabalho do DEV. Por isso, vale a pena estudá-lo mais a fundo porque este é um dos conhecimentos que você deverá ter no dia a dia da programação. Agora que você chegou até o fim do artigo sobre o termo iteração, que tal ficar mais um pouquinho no website da Coodesh e conhecer nossa lista de vagas abertas para DEVs? Aproveite e se candidate na oportunidade que lhe for mais atraente.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

Como está o mercado para Front-end Vue.js?

Motivos para utilizar a Coodesh no recrutamento tech