O que é Bash?

o que é bash

Afinal, o que é Bash? É o acrônimo de Bourne Again Schell e é um shell desenvolvido no Projeto GNU (General Public License). 

Mas para entender o que é esta tecnologia, é interessante saber primeiramente o que é shell e a sua importância. Shell é um programa que permite que o usuário se comunique diretamente com o sistema operacional. 

O Bash, portanto, é um dos shells, também chamados de interpretadores de linhas de comando. Utilizado como principal linguagem de comando no Linux, no Apple macOS e no Solaris 11. Mas ele também tem uma versão disponível para Windows 10.

Confira mais detalhes sobre o que é Bash na sequência. 

Quando Bash foi criado?

Uma das tecnologias mais antigas, o Schell foi idealizado por Steven Bourne em 1977. Anos depois, mais exatamente em 1984, quando o Projeto GNU precisava clonar o Unix, a equipe liderada por Brian Fox precisou de um shell. 

Assim, inspirado no Schell Bourne, foi criado o Bash, que buscou inspiração até no nome, sendo batizado de Bourne Again Schell ou simplesmente Bash. 

Hoje em dia, de todos os shells disponíveis, este é o mais utilizado, pois traz mais benefícios que os anteriores. Além de ser específico para o sistema Linux, também pode ser usado em Windows e macOS, facilitando assim o acesso dos profissionais. 

Quais as características de Bash? 

O recurso é uma versão mais interativa do Bourne Schell. Além disso, ele apresenta recursos compatíveis com uma linguagem de programação de alto nível. 

Um dos seus principais recursos, por exemplo, é o de autocompletar, ou seja, quando um usuário clica na tecla “tab”, o Bash automaticamente conclui a linha de comando, preenchendo linhas previamente utilizadas. 

Bash é um software livre, tendo sido liberado em 1989 como um shell padrão do Projeto GNU e com direito autoral pertencente à Free Software Foundation. 

Conclusão 

Você viu um resumo do que é Bash, um dos termos do nosso Dicionário Tech. Aproveite para conferir também outros temas ligados ao mundo do desenvolvimento clicando aqui. Aproveite e conheça a Coodesh, uma plataforma de recrutamento tech para empresas e de testes técnicos para desenvolvedores validarem suas skills.

diversidade no recrutamento tech

10 maneiras de ter diversidade no recrutamento tech

tipos de benchmarking

Entenda os tipos de benchmarking e a sua importância