O que é backbone.js?

o que é backbone

O que é backbone.js? Você já deve conhecer uma série de bibliotecas e frameworks da família JavaScript. Esse é mais um recurso que, por sua vez, tem inúmeras vantagens, como facilidade, escalabilidade e simplicidade na aplicação. 

O interessante é que ele pode ser integrado a outros recursos, sem comprometer a qualidade da aplicação. Assim, o backbone garante melhor desempenho. Para saber mais, acompanhe este conteúdo do Dicionário Tech da Coodesh, que traz diversos termos usados por desenvolvedores. Acesse ainda a página oficial do backbone

Definição 

Backbone.js é uma biblioteca JavaScript, de código aberto, em padrão MVC (Model-View-Controller). Nos projetos de desenvolvimento web é preciso lidar com a manipulação DOM. Para isso acontecer, a maioria dos desenvolvedores utiliza jQuery. Contudo, quando a aplicação fica maior, é preciso contar com uma estrutura a mais, sendo que essa demanda é perfeitamente suprida pelo backbone.js. 

Mas isso não quer dizer que o backbone substitui o jQuery ou o Zepto, e sim que pode ser integrado e garantir bom desempenho. 

Portanto, devido a essas características e por ser uma boa opção em aplicações do lado do cliente (front-end), o backbone se tornou popular. Muitas empresas já têm colocado a stack nos requisitos das vagas abertas para desenvolvedores. 

Além disso, essa tecnologia oferece uma boa estrutura para organização de código e dados, ajudando a manter a lógica de negócios independente da interface do usuário. 

Vantagens 

Veja agora algumas vantagens da aplicação do backbone.js:

  • É uma biblioteca flexível, podendo ser integrada a outros sistemas, como jQuery e Angular.js
  • Comunica-se facilmente com o servidor através da API RESTful; 
  • É fácil de aprender, pois há muitos tutoriais gratuitos na internet; 
  • Possibilita a criação de aplicativos escaláveis e bem organizados. 

Conclusão 

De modo geral, backbone.js é indicado por ter uma estrutura leve, flexível e ser totalmente adaptável à aplicação web, no lado front-end, seguindo um padrão de arquitetura claro e escalável. Além disso, ele é integrado a outras bibliotecas e frameworks. 

O que é backbone.js foi, portanto, mais um termo do nosso Dicionário Tech. Confira os demais conteúdos no blog. 

Aproveite para se cadastrar gratuitamente na nossa plataforma e testar seus conhecimentos para se candidatar às vagas para DEVs ou ser diretamente encontrado pelas empresas.

vagas internacionais para DEVs

Vagas internacionais para DEVs: 8 dicas para criar seu currículo

IDE para JavaScript

Conheça os melhores IDEs para JavaScript Developers