O que é AJAX?

Já imaginou ter que recarregar a página do Google sempre que uma nova sugestão de pesquisa aparece na tela? Antes do conceito do AJAX entrar em prática, era assim que funcionava. Mas o que é AJAX e por que é importante que o DEV esteja atento à sua aplicação?

Este tema faz parte da seção do Dicionário Tech do blog da Coodesh. A intenção é trazer os jargões técnicos para o nosso dia a dia. E, assim, fazer com que você fique familiarizado com os assuntos, sendo um developer ou um tech recruiter.

Então, vamos lá? Entenda o que é AJAX.

Definição

O termo AJAX significa Asynchronous JavaScript and XML. Por isso que dissemos que, na prática, ele permite a atividade do JavaScript e do XML de maneira assíncrona.

O resultado são páginas mais interativas e com uma identidade visual mais atrativa para o usuário final.

Lembrando que o JavaScript é uma linguagem de programação que gerencia conteúdos dinâmicos e permite a interação com o usuário.

Enquanto que XML (eXtensible Markup Language) é uma variação de linguagem de marcação no mesmo estilo do HTML. Mas a diferença é que o HTML exibe dados, enquanto o XML armazena e transmite esses mesmos dados.

Para reforçar, JavaScript e XML trabalham de maneira assíncrona no AJAX. O resultado disso é que o recurso pode enviar e receber dados do servidor sem que seja preciso recarregar a página.

Histórico

O conceito de AJAX já existia nos anos 90. Mas o Google foi seu grande divulgador. Isso porque, em 2004, o AJAX foi incorporado no Google Mail e no Google Maps.

Por causa disso, ele começou a ser usado na maioria das aplicações para tornar a experiência do usuário ainda mais satisfatória.

Aliás, o termo foi usado pela primeira vez no artigo “AJAX: a new approach to web applications”, ou “AJAX: uma nova abordagem para aplicações web”.

O artigo foi escrito por Jesse James Garrett no ano de 2005. O trabalho visava comparar a interatividade entre as aplicações desktop e web.

Então, Garrett cita o uso conjunto de tecnologias, como JavaScript, XML, DOM, CSS e outros para explicar a criação de interfaces mais dinâmicas.

Exemplos do uso do AJAX

Avaliação de produtos: sabe quando você avalia um produto com estrelinhas em um e-commerce? Saiba que a pessoa desenvolvedora utilizou AJAX para garantir essa interação;

  • Trending do Twitter: sempre que você publica um novo tweet sobre um trending topic do Twitter, o AJAX permite a atualização da página principal sem afetar a navegação.
  • Canais de chat: é possível trocar mensagens com um chat bot e navegar nas páginas do site, graças ao AJAX;

Logo, esses processos tornam-se mais simples com o recurso estudado neste artigo. Em síntese, sempre que houver duas operações funcionando, sendo uma em atividade e a outra parada, pode-se dizer que o AJAX está em ação.

Funcionamento

E você sabe o que tem por trás da capacidade de atribuir o funcionamento assíncrono do AJAX?

É o objeto XMLHttpRequest. Ele pode ser usado pelo JavaScript quando se pretende transferir XML de um servidor web para uma página web. Assim, ele utiliza o protocolo HTTP.

Hoje em dia, o XMLHttpRequest é mais usado por ser suportado pelos browsers mais conhecidos, permitindo também um maior controle entre o cliente e o servidor.

Ainda sobre esse assunto, temos o ASP.NET AJAX 1.0. Ele é um framework gratuito, fornecido pela Microsoft, para permitir a criação de aplicações web mais eficientes.

Assim, as aplicações se tornam mais personalizadas e com capacidade de funcionamento em todos os browsers.

Conclusão

Você viu nesta atualização do Dicionário Tech o que é AJAX e como ele é importante para o desenvolvimento Front-end.

Agora, continue acompanhando os demais conteúdos do blog da Coodesh para pessoas desenvolvedoras que estão ingressando no mercado.

A Coodesh é uma startup de recrutamento de desenvolvedores(as) para o mercado.

Você pode se cadastrar na nossa plataforma e encontrar o emprego dos seus sonhos.

Primeiros passos com o React.js: guia para desenvolvedores

Carreiras: veja como se tornar Back-end Clojure