BDD na prática: entenda o que é e como funciona

Um software tem uma vida útil. Portanto, as atualizações visando deixá-lo mais assertivo podem levar ao sucesso ou ao fracasso. Por isso o uso de metodologias ágeis é tão importante para deixar o sistema sempre em dia. O BDD, na prática, é baseado em testes que vão nortear o comportamento do software ao longo da sua vida útil e, ao mesmo tempo, integrar as equipes.

Sendo assim, para melhorar as funcionalidades e prevenir bugs, existem muitas metodologias aliadas. O BDD (Behavior Driven Development ou Desenvolvimento Orientado ao Comportamento) é uma metodologia baseada em comportamento muito utilizada pelas empresas.

Saiba neste artigo como funciona o BDD, na prática, e se é interessante estudar esta área.

Basicamente, o BDD utiliza um conceito de metodologia que prioriza o compartilhamento pela equipe de desenvolvimento, pelo time da qualidade e pelo pessoal da área de negócios. Como resultado, tem-se um produto que responde à expectativa do cliente, com a otimização do tempo de todos os envolvidos no processo.

Mas o que o BDD tem a ver com o TDD? Como foi sua criação? Veja na sequência mais informações sobre essa metodologia.

Como foi a criação do BDD?

O BDD, na prática, é um complemento ou uma evolução do TDD, que é o Test Driven Development. Embora muitas pessoas acreditem que ele veio para substituir o TDD, criado por Kent Beck.

Isso porque, basicamente, o TDD propõe a elaboração de testes simples antes da definição do código. Mas como testar e o que avaliar?

Foi assim que, em meados do ano 2000, Dan North apresentou a metodologia do BDD pela primeira vez. A sua intenção era trazer pessoas não técnicas para o entendimento da testagem das funcionalidades dos programas, mantendo os testes.

Vem daí outro cunho comportamental da metodologia, pois quando se desenvolve um software corre-se o risco de deixar de lado algum conceito usado pela equipe de negócios ou ainda manter-se estritamente técnico.

Por consequência, não é apenas a equipe de desenvolvedores que escreve os cenários de testes. Sendo assim, três agentes interagem para criar o produto: o Product Owner (PO), o Quality Analyst (QA) e o developer. É o que Georgie Dinwiddie chamou de “regra dos três amigos”. Assim, se obtém melhores resultados na descrição dos testes.

Enfim, busca-se respostas para algumas questões, como:

  • o que testar;
  • como denominar os testes;
  • como entender porque um teste falha;
  • onde iniciar.

Nesse contexto, confira no próximo tópico porque é vantajoso aderir ao BDD.

Quais são as vantagens ao escolher o BDD?

Em síntese, a escolha da metodologia baseada no comportamento do software ao longo da sua utilização, com a integração da equipe, traz vantagens como:

  • melhoria da comunicação: geralmente, cada pessoa da equipe trabalha em uma etapa quando se refere a um software. Contudo, com o BDD, developers e testadores (as) trabalham integrados. Assim, a metodologia gera mais compartilhamento de conhecimento.
  • visão do todo: com o trabalho realizado de forma integrada, tem-se uma visão de todas as etapas do processo de desenvolvimento e testagem do software.
  • documentação dinâmica: as equipes podem documentar mais facilmente o sistema, sem gastar um esforço adicional para isso.

Cenários

Reforçando, portanto, a facilidade trazida pelo BDD na comunicação entre a equipe, veja um modelo de testes do BDD em que cada cenário é dividido em 3 blocos: 

  • Given: dado um determinado contexto (tem-se determinada reação);
  • When: quando ocorrer algo;
  • Then: então se espera algo.

Exemplo: dada (given) uma nova promoção, quando (then) ela for lançada oficialmente, então (then) será enviada uma notificação a um determinado grupo.

Paralelamente, uma série de frameworks é utilizada, como: Jbehave, EasyB e Spock.

Vale a pena investir nessa metodologia?

O BDD é uma metodologia que está sendo bastante utilizada pelas áreas de desenvolvimento em geral, inclusive de games. Por essa razão, é interessante entender melhor como ela funciona e se dedicar aos estudos.

Afinal de contas, um (a) profissional do nível Júnior deve apresentar hard skills desejadas no mercado. Nesse sentido, quando mais rico estiver o seu currículo, melhor.

Para concluir, o BDD na prática funciona como uma importante ferramenta de testagem e de início de atualização para softwares. O objetivo é melhorar as funcionalidades, escrevendo códigos que vão ao encontro das necessidades dos clientes.

Continue acompanhando no blog da Coodesh uma série sobre as principais metodologias usadas no mercado de desenvolvimento. Aliás, a Coodesh é uma startup de recrutamento de devs para trabalhos remoto e presencial em todo o país. Ela utiliza processos assertivos para encontrar os melhores talentos tech para as empresas.

Independentemente do seu perfil na área de desenvolvimento, aproveite para consultar as oportunidades de emprego fixo, remoto, temporário ou freelancer que são atualizadas constantemente na nossa plataforma. Basta clicar na nossa página de vagas.

Soft e hard skills de um desenvolvedor Front-end: conheça as mais valorizadas

Conheça a metodologia ágil Scrum e as suas vantagens