Dicas de como escrever artigos técnicos

artigos técnicos

Artigos técnicos ajudam (e muito) a comunidade de desenvolvedores. Mas também melhoram a sua imagem e enriquecem o seu portfólio. Muitos developers têm conhecimento acumulado e até poderiam escrever um livro sobre o que sabem. Mas não é preciso ir muito longe para realizar seu desejo de escrever sobre a sua área. Quer saber como começar? Confira as dicas deste conteúdo. 

Já notou a quantidade de conteúdos sobre desenvolvimento e tecnologia na internet? Aqui não estamos nem falando de redes sociais. Blogs especializados, de plataformas, de comunidades e blogs pessoais possuem um oceano de artigos técnicos. Mas sempre há espaço para mais um ano, não é mesmo? 

Veja neste artigo dicas de como escrever, as vantagens, os cuidados necessários e onde publicar seus textos. 

Vantagens de escrever artigos técnicos 

Antes de ler dicas de como escrever artigos técnicos para a comunidade DEV, veja porque é interessante adotar esse hábito. 

Direcionamento de tráfego

É uma maneira de você direcionar visitantes para o seu site ou landing page, caso você esteja vendendo um curso ou palestra. É só colocar o link sobreposto em algum termo ou banner do seu artigo para atrair pessoas que irão clicar na palavra-âncora e conhecer melhor seu produto/serviço. 

Marketing pessoal 

A escrita de artigos técnicos assinados por você vai, pouco a pouco, alimentando seu marketing pessoal. Você pode demonstrar seu nível de conhecimento nas tecnologias que são objetos das publicações. Além disso, mostra dedicação voluntária à sua comunidade. 

Comunidade 

Como foi dito, sua comunidade irá absorver e compartilhar seus conteúdos, principalmente se eles forem relevantes, enriquecidos com a publicação de vídeos-tutoriais e códigos. Outra vantagem é poder engajar sua audiência, fazendo com que todos participem da conversa com comentários, críticas e reviews. 

Portfólio 

Os artigos técnicos podem ser divulgados junto ao portfólio. Se o desenvolvedor está procurando emprego, os seus artigos podem dar um peso maior ao currículo ou portfólio. E se ele está prestando consultoria a alguma empresa, o acréscimo dos conteúdos ao seu portfólio demonstra sua autoridade no assunto do qual está tratando. 

Referência na área 

Dependendo do conteúdo e da regularidade das publicações, o profissional tech pode virar uma referência. Além disso, ele pode aproveitar seu conteúdo escrito para ser usado em newsletters ou podcasts, conforme for a aceitação do seu blog no mercado. 

Respeito dos colegas 

Ao escrever periodicamente para a sua comunidade, ajudando a solucionar dúvidas e anseios dos developers, o profissional dedicado à produção de conteúdo ganha em troca o reconhecimento dos colegas. Portanto, se o seu propósito é compartilhar conhecimento, siga em frente e comece a produzir o seu blog. 

Hobby 

Escrever artigos técnicos também é prazeroso. Por essa razão, ao começar a escrever para blog, você “corre o risco” de desenvolver um hábito saudável e que alimenta o seu próprio conhecimento, pois você começa a pesquisar mais sobre a sua área de interesse.

O que fazer para começar a escrever artigos técnicos? 

Antes de colocar a mão na massa para começar a escrever artigos técnicos, é fundamental se planejar. Isso porque esse novo hobby lhe exigirá tempo. Então, reserve um espaço na sua agenda para escrever. Pode ser uma manhã de segunda-feira ou alguns minutos a cada dia. 

Que tal recorrer a planejadores de tarefas, como o Trello, Notion ou Miro? Ou, então, ao bom e velho checklist na sua agenda física. O importante é não atrapalhar seu trabalho cotidiano e não se sentir pressionado para escrever sempre mais. 

Depois dessas dicas, saiba mais como começar a escrever artigos técnicos como desenvolvedor. Acompanhe a seguir. 

Escolha os temas 

Faça um brainstorming (tempestade de ideias) e defina os temas que poderão ser explorados nos artigos técnicos. Para te ajudar nesta tarefa, recorra a pesquisas no Google e nas plataformas de inteligência artificial, como o ChatGPT. Mas também pesquise as dúvidas mais recorrentes nas comunidades do LinkedIn, Telegram, Slack e GitHub para se inspirar sobre o que escrever. O que ajuda muito é criar textos de: “Como fazer (algo que é uma dúvida comum no seu perfil profissional)” ou “Como está o mercado de trabalho para (a sua área de atuação)”. Contudo, valorize o seu conhecimento adquirido ao longo de vários anos e faça textos explicando como chegou a determinadas soluções. 

Monte a estrutura 

O seu conteúdo precisará ter uma estrutura para ser melhor entendido (e também para o leitor não abandonar o texto logo nas primeiras linhas). Portanto, faça introdução, desenvolvimento e conclusão. Ah! E não se esqueça de colocar um título curto e atraente. Ao final, faça uma conclusão retomando o que foi tratado. 

Use frases curtas 

Como o seu artigo será publicado na internet, ele deverá seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Uma das recomendações é usar frases curtas, palavras simples e uma boa divisão dos tópicos. É interessante que cada bloco (entre um intertítulo e outro) tenha, no máximo, 300 palavras. Lembre-se de usar bullet points e hiperlinks para outros sites que façam relação direta com o seu conteúdo. 

Fique atento à gramática 

Evite erros de gramática. Para isso, use os corretores ortográficos dos softwares e dos sites especializados em revisão. Entre eles, temos: 4DEVs; Correcao.pt; Copy Writely e muitos outros. Mas você também pode baixar extensões no seu navegador, como Language Tool, Grammarly, entre outros. Lembre-se, no entanto, que o ideal é saber as regras do idioma, pois muitas vezes os corretores não têm 100% de precisão. 

Exponha os códigos 

Ao dar exemplos de como executar determinada aplicação, exponha os códigos no seu artigo técnico. Preferencialmente, escreva de forma que ele possa ser facilmente copiado e colado por quem está lendo o seu conteúdo. 

Use imagens e gifs 

Ao escrever um artigo técnico, é interessante usar imagens que ajudem a sua audiência a entender conceitos complexos. Você pode criar a imagem em editores, como o Canva, ou obtê-la de cursos já realizados na área. Se a intenção é deixar a leitura mais leve, use memes e gifs. 

Use tutoriais 

Deixe de lado a timidez e faça vídeos-tutoriais. Para isso, use o YouTube ou Vimeo e coloque o vídeo embedado no seu blog. O uso de vídeos contribui com o ranqueamento orgânico e ajuda a explicar melhor o conteúdo, como um passo a passo de uma instalação, por exemplo. 

Onde publicar artigos técnicos? 

Afinal de contas, onde publicar artigos técnicos para que eles tenham mais visibilidade? Siga aqui dicas de plataformas e sites para você usar. 

Coodesh 

Vamos começar com a gente! A Coodesh Community é um braço da Coodesh onde você pode demonstrar seu interesse em contribuir com artigos para o blog, testes técnicos, participações em lives e muito mais. Para saber como participar, clique aqui

LinkedIn 

Com uma conta comum no LinkedIn, você pode escrever artigos que também podem ser encontrados nas pesquisas do Google. Além disso, suas conexões têm acesso mais facilmente. 

Medium 

É uma plataforma de jornalismo social, onde as pessoas podem criar suas contas e escrever seus artigos para serem compartilhados com a comunidade. 

Blogger 

O Blogger é uma plataforma gratuita de blogs do Google, sendo uma ferramenta muito útil e simples de usar. 

WordPress

O WordPress é a plataforma mais popular de blog no mundo inteiro, permitindo escrever, editar, programar e publicar artigos com centenas de plugins que trazem novas funcionalidades ao seu conteúdo. 

Conclusão 

Então, como você pode ver, escrever e publicar artigos técnicos voltados à comunidade DEV exige um certo planejamento e as ferramentas certas. O mais importante é criar regularidade para você ter sempre um artigo novo para movimentar seu blog e suas redes sociais. 

Coloque as dicas em ação e participe da Coodesh Community.

como analisar designer

Saiba como avaliar designer para a sua startup

inteligência artificial

O que é inteligência artificial?