O que é Elasticsearch?

o que é elasticsearch

Como facilitar a busca de um elemento em um banco de dados? Saiba o que é Elasticsearch e como ele funciona para entender melhor a sua importância no dia a dia de uma equipe de desenvolvimento. 

O termo está no Dicionário Tech da Coodesh porque o conhecimento dessa ferramenta é muito requisitado nas vagas de emprego para desenvolvedores de todos os perfis. Por essa razão, também é essencial que o recrutador especializado entenda o conceito. 

Definição de Elasticsearch

Elasticsearch é uma ferramenta de busca e análise de dados. Pode ser um dado textual, numérico, geoespacial, estruturado e não estruturado. 

Desenvolvido pela Apache Lucene e lançado em 2010, ele é o componente central do Elastic Stack que, por sua vez, é um conjunto de ferramentas usadas na gestão e análise de dados. 

O recurso é conhecido por REST APIs simples, com velocidade e escalabilidade que permitem mais agilidade ao desenvolvedor. Dessa forma, é possível indexar vários conteúdos em muitos casos, como: 

  • busca em website; 
  • busca em aplicação;
  • métricas de infraestrutura;
  • monitoramento de container; 
  • visualização e análise de dados geoespaciais; 
  • análise de dados empresariais. 

Mas você deve estar se perguntando onde usar Elasticsearch. Na verdade, ele pode ser usado com várias linguagens, como: 

Mas por que usar Elasticsearch? Saiba mais a seguir. 

Quais as vantagens de usar Elasticsearch?

O banco de dados não é uma atribuição apenas dos profissionais ligados à Data Science, mas de todos os developers que precisam usar os subsídios para as suas aplicações. Portanto, é interessante contar com ferramentas em mãos que possam agilizar a busca de certos dados. 

Por essa razão, o Elasticsearch tem sido usado pelas empresas para otimizar a busca de informações. Nesse contexto, confira algumas vantagens de usar Elasticsearch: 

  • Rapidez: ele realiza buscas praticamente em tempo real, reduzindo a latência e adaptando-se muito bem em análise de dados de segurança e monitoramento de infraestrutura;  
  • Distribuído de fábrica: documentos que estão no Elasticsearch podem ser distribuídos em vários containers. Eles são chamados de shards e podem ser duplicados para oferecer mais segurança nos casos de falhas de hardware. 
  • Conjunto de recursos: o Elasticsearch contém uma série de recursos que oferecem mais velocidade, escalabilidade, resiliência, ampla capacidade de armazenamento e uma busca de dados mais eficiente. 
  • Gratuidade: os recursos são gratuitos e abertos sob a licença da Elastic. 

Por essa razão, aprender mais sobre essa poderosa ferramenta pode lhe ajudar na carreira tech e no recrutamento. 

Conclusão

Como você viu, Elasticsearch é uma ferramenta de busca em banco de dados criada em 2010 e com código aberto para agilizar o trabalho do desenvolvedor. Ela permite indexar documentos e localizar dados quase que instantaneamente. 

Para saber mais sobre o recurso, acesse a documentação. E aproveite para conferir outros artigos explicativos sobre os principais termos usados pelos desenvolvedores acessando o nosso Dicionário Tech

Já conhece a Coodesh? Acesse aqui e confira!

linguagens em alta 2023

9 linguagens em alta em 2023 e seus salários

como avaliar front-end

Como avaliar desenvolvedor Front-end?