O que é SharePoint?

o que é sharepoint

Enfim, o que é SharePoint? Se você já viu essa palavra antes nas vagas de emprego para desenvolvedores, leia este conteúdo para saber mais sobre essa tecnologia criada pela Microsoft. 

Mas, antes, é bom lembrar que os desenvolvedores e as empresas estão sempre procurando novidades para deixar seu dia a dia mais produtivo, com ferramentas com baixa curva de aprendizado, robustas e baratas. 

Nesse sentido, o SharePoint é uma solução interessante para empresas e profissionais. Ela encontra concorrentes no mercado, inclusive gratuitos. É o caso das ferramentas ONLYOFFICE Workspace, Liferay, Nuxeo, Alfresco, Confluence, entre outros. Mas saiba a seguir porque a maioria das empresas que precisa de uma solução como o SharePoint ainda continuam utilizando-o. 

Definição 

SharePoint (ponto de compartilhamento, em português) é uma plataforma personalizável de gerenciamento e compartilhamento de informações. Ela foi desenvolvida pela Microsoft e lançada no mercado em 2013. Atualmente, ela é utilizada por cerca de 200 mil empresas

A ferramenta pode ser utilizada em três cenários: a criação de sites públicos na web; o desenvolvimento de intranets com várias funcionalidades; e, por último, a construção de sistemas de gestão para as empresas. 

Portanto, não é de se estranhar que este recurso seja desejado pelas empresas que anunciam suas vagas para desenvolvedores. Afinal, embora o SharePoint não utilize códigos, é interessante ter conhecimento em TI para operacionalizar a ferramenta. 

Produtos 

A expressão SharePoint também pode se referir a outros produtos da Microsoft que incluem: 

  • SharePoint Server: é um servidor local ou uma assinatura Office 365 Enterprise para aproveitar todos os recursos dessa ferramenta; 
  • SharePoint Designer 2013: é um software usado para criar soluções para fluxos de trabalho; 
  • OneDrive Sincronização: é um programa para sincronizar documentos de um site ou um OneDrive corporativo ou acadêmico; 
  • Microsoft Office SharePoint Online em Microsoft 365: é um serviço em nuvem voltado para empresas que dispensam um servidor local. 

Principais usos 

Como falamos acima, o SharePoint é uma plataforma que permite a criação de intranets, que são circuitos internos de internet, geralmente utilizado por empresas que podem criar agendas de eventos, treinamentos, listas de ramais telefônicos, políticas da empresa (como missão, visão e valores) e notícias ligadas às ações de endomarketing. 

Além disso, ele também possibilita a criação de sites públicos mais simples, porém com interfaces inteligentes, intuitivas e com conceitos modernos de usabilidade. 

O SharePoint também é empregado como um sistema de gestão de processos, com a criação de listas e bibliotecas para a automatização de processos antes analógicos. Portanto, ele otimiza o tempo, evita excesso de papéis e concentra as informações numa única ferramenta. 

Para utilizar o recurso basta apenas um navegador da web, como o Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Microsoft Edge. Além disso, no período da instalação e primeiros passos é importante contar com uma assessoria técnica. 

O emprego do SharePoint cresceu sobretudo na pandemia, com a maioria das equipes das empresas trabalhando em regime remoto. Isso porque as ferramentas permitem o compartilhamento de informações em equipes distribuídas fora do escritório físico. Como as páginas podem ser compartilhadas entre as pessoas do time, é possível trabalhar em conjunto, mesmo que seja a distância. 

Mas o SharePoint não agrada a todos. Alguns profissionais de tecnologia acham a plataforma difícil e onerosa. Os planos são a partir de R$ 32 mensais por funcionário. 

Conclusão 

De qualquer modo, o SharePoint é uma das plataformas de intranet, sites e gestão mais usadas pelas equipes remotas. Para saber mais, acesse o site oficial
Agora que você chegou até o fim, aproveite para conferir outros termos publicados no nosso Dicionário Tech. E não deixe de se inscrever gratuitamente na Coodesh para ter acesso a vagas para desenvolvedores e testes grátis com certificados.

teste para desenvolvedor sênior

Testes para desenvolvedor sênior: saiba quais usar e como aplicar

DEVs no anywhere office

Quais ferramentas são ideais para DEVs no anywhere office?