Você já sabe o que é TDD? Muitos DEVs adotam essa prática para desenvolver softwares e aplicações web. Entre as suas vantagens estão o ganho de produtividade e códigos mais seguros.
Por essa razão, o termo foi incluído no Dicionário Tech da Coodesh. Semanalmente, trazemos conteúdos que explicam termos usados no meio DEV. Leia o artigo até o final para saber o que é TDD.
Definição
Na sopa de letrinhas do universo da programação, TDD é mais uma delas. A sigla significa Test Driven Development (ou Desenvolvimento Orientado a Testes).
Em síntese, ele consiste em escrever testes automatizados antes de escrever o próprio código. Mas como testar algo que ainda não existe? A metodologia pode despertar críticas, mas na verdade, traz resultados muito eficientes. Com ele, o código escrito já “nasce” testado e com menos chances de erros.
Com suas vantagens, o TDD é frequentemente utilizado em projetos ágeis e é uma das práticas do Extreme Programming (XP), uma das metodologias ágeis mais conhecidas.
Aliás, o criador do XP é o mesmo que desenvolveu o TDD. O software engineer Kent Beck liderou o desenvolvimento do XP em 1996 e do TDD em 2003.
Para aprender a prática diretamente com o “mestre”, leia o livro “TDD – Desenvolvimento Guiado por Testes”. O livro contém exemplos práticos e é uma introdução do método para o developer que deseja saber mais sobre ele.
Etapas
Como toda metodologia ágil aplicada no desenvolvimento de software, o TDD tem ciclos a saber:
- RED: escrever um teste automatizado que define o comportamento esperado do código que ainda não existe.
- GREEN: executar o teste e verificar se ele falha, o que significa que o código que ainda não existe não atende às expectativas.
- REFACTOR: escrever o código necessário para que o teste automatizado passe e verificar se ele atende às expectativas. Nesta etapa, retira-se duplicidade, renomeia-se variáveis, usa-se padrões conhecidos, entre outros elementos.
Esse ciclo se repete constantemente. O objetivo é garantir que todo o código seja testado e que as alterações feitas não afetem o comportamento esperado do software. Além disso, o TDD pode ajudar a identificar e corrigir problemas logo no início do processo de desenvolvimento. Assim, o DEV ganha tempo e esforço no longo prazo.
Aplicações
O método pode ser usado em qualquer projeto de software, independentemente do tamanho ou complexidade. Ele é especialmente útil em projetos de software mais críticos ou em que é importante garantir a qualidade e a confiabilidade do código.
Ele também é importante em projetos de desenvolvimento de software open source, onde uma grande quantidade de desenvolvedores contribuem para o mesmo código. O TDD ajuda a garantir que o código produzido seja consistente e confiável, independentemente do desenvolvedor que o produziu.
Além da produção de software, o TDD também é frequentemente utilizado em projetos de desenvolvimento de software para aplicações web, incluindo desenvolvimento front-end e back-end. Nesses casos, o TDD é usado para garantir que o código produzido atenda aos requisitos de qualidade, desempenho e segurança.
Vantagens
E por que usar TDD nos times de desenvolvimento? Veja algumas vantagens:
- Código mais confiável: como o teste é feito antecipadamente, além de forma frequente, o risco de um código apresentar erros é bem menor;
- Código mais limpo: como o TDD incentiva o baby steps (passos de bebê), o monitoramento é mais constante e, assim, elimina-se trechos de códigos desnecessários.
- Facilita a documentação: o TDD ajuda a entender as funcionalidades do sistema, funcionando como documentação.
- Refatoração facilitada: como os testes são rodados a cada refatoração, quase nenhum erro passa despercebido.
Conclusão
O que é TDD deve estar no radar dos estudos dos desenvolvedores que desejam trabalhar em equipes ágeis.
Você pode conhecer também outras metodologias, como o que é BDD e o que é XP que estão no nosso blog. Confira!
E se você deseja testar seus conhecimentos, entre na plataforma e faça os desafios para DEVs disponíveis. É só fazer o cadastro aqui.